Visitar Vinícolas na Itália, experiência única.
Vamos falar um pouco sobre como e quando visitar vinícolas na Itália. Um passeio incrível, escolha o melhor período e aproveite.
Você já deve ter ouvido falar sobre visitar vinícolas na Itália, e certamente na Região Toscana, uma das regiões mais famosas como produtora de vinhos.
Pois saiba que todas as regiões da Itália produzem excelentes vinhos, apenas são menos famosas e talvez menos divulgadas.
Na Região Lazio por exemplo temos alguns produtores muito bons e você pode visitar algumas Vinícolas perto de Roma, fazendo um bate e volta.
Vivo na Itália há 9 anos e já fui proprietária de um Bistrô em São Paulo. Nem preciso dizer que sou uma amante de vinhos, com um pequeno conhecimento que adquiri nesta trajetória e também pelo fato de ser de família italiana, meu pai sempre gostou de um bom vinho acompanhando as refeições.
Mas, vamos falar do que interessa. Vinhos, Vinícolas, Itália!
Como visitar vinícolas na Itália?
Antes de tudo é importante você saber que a maioria das vinícolas na Itália oferecem um programa próprio para visitação.
Vai depender de cada Vinícola, mas geralmente incluí um passeio por entre os vinhedos (plantação), uma visita na área de produção dos vinhos e depois uma degustação de vinhos com produtos típicos da região (salames, queijos, etc.).
Continue lendo, mais no final vamos dar algumas sugestões para você se organizar e visitar vinícolas na Itália.
Quando visitar vinícolas na Itália?
Qualquer época pode ser boa para um passeio e principalmente para uma boa degustação de vinhos, veja as dicas abaixo:
1) Se você deseja visitar vinícolas na Itália para participar da Vendemmia (colheita das uvas em italiano), caminhar por entre os vinhedos e presenciar a colheita das uvas, a época melhor é setembro!
2) março/abril começam a nascer as folhas novamente e maio e junho é um período bem bonito também.
3) Julho e agosto, você vai ver os vinhedos lindos já com as uvas nascendo.
4) Dezembro, janeiro e fevereiro é época de inverno por aqui e seria pós-colheita, ou seja, você pode visitar vinícolas para uma degustação de vinhos e talvez ver a área de produção, mas não vai visitar a plantação, que estará no período de repouso. Algumas vinícolas até fecham para a visitação.
Com estas dicas práticas, vamos então deixar algumas sugestões para você visitar vinícolas na Itália:
A primeira coisa a saber é que com os meios de transporte públicos dificilmente você vai chegar até as vinícolas, pois ficam em zonas rurais. Pode ir de carro (se estiver com alguém que não vai beber – aqui também temos a lei do bafômetro), com um Tour em grupo ou com um Tour privativo, um motorista especializado e veículo de luxo apenas para vocês.(neste caso solicite um orçamento com a gente).
Visitar vinícolas na Itália – Região Lazio:
Se estiver em Roma e quiser visitar uma vinícola fazendo um bate e volta.
Veja esta Vinícola de condução familiar que produz excelentes vinhos, onde participamos da Vendemmia (colheita das uvas) outro dia.
Mostramos para vocês nos nossos stories, lá no Instagram. Ainda não segue o Instagram? Vem com a gente! @voupraroma
Saiba que, eles oferecem tipos variados de visitas e experiências. Se desejar conhecer esta Vinícola pode nos enviar uma solicitação, para saber os tipos de experiência que eles oferecem e também ter um orçamento completo com motorista privativo credenciado para te levar até lá.
Um pouquinho mais longe de Roma, esta outra vinícola na região Lazio, você pode optar por um passeio com motorista privativo.
Podem fazer um passeio privativo, com motorista para poder aproveitar a visita e sua degustação de vinhos com tranquilidade sem se preocupar em dirigir depois.
Para isso pode nos solicitar informações deixando um comentário logo abaixo, no final deste Post ou enviar um e-mail para blogvoupraroma@gmail.com
Visitar vinícolas na Itália – Região Toscana:
Certamente você já ouviu falar no Brunello di Montalcino, um nos mais renomados vinhos italianos desta região da Itália, no Chianti, entre muitos outros. Veja algumas das mais conhecidas e tradicionais vinícolas da região Toscana:
Castello Banfi
Biondi Santi
Fattoria dei Barbi
Antinori
Tenuta Caparzo
Importante deixar claro que neste Post falamos apenas de Lazio (região onde está Roma) e Toscana (uma das regiões mais famosas como produtora de vinhos italianos). Porém, é claro que, as outras regiões, entre as 20 regiões que temos na Itália, também produzem muitos vinhos de excelência e bem conhecidos.
Um pouco mais sobre vinhos italianos:
Mas, veja este Post com dicas de vinhos em todas as regiões da Itália.
Isso sem falar no Prosecco produzido apenas na região Vandobbiadene – Veneto, nas Colinas do Prosecco que foram eleitas patrimônio Mundial pela Unesco.
E claro que você vai levar alguns vinhos da Itália na mala.
Veja como levar e quais são as regras para isso.
Quer conhecer uma curiosidade? Você sabe o que é o vinho novello? Veja aqui.
Se Precisar de dicas de alguma vinícola também em outra região da Itália, pode nos solicitar que respondemos com prazer. Afinal vivo na Itália há 9 anos e Fausto é romano, ou seja nasceu e sempre viveu aqui.
Na Itália, escolha um hotel com boa localização. Como moramos em Roma, deixamos aqui nossas dicas para vocês.
Ainda não sabe como ir do aeroporto até o hotel?
Veja aqui as opções escolha a que melhor se encaixa para o seu caso.
Você sabia que reservando o seu hotel entrando aqui através do Blog, você reserva direto no Booking, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Blog amigo se manter sempre atualizado.
Planejando a sua viagem?
Antes de viajar: Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te oferece as melhores seguradoras e ainda descontos especiais para nossos leitores. Todo atendimento e acompanhamento é em português, e ainda te ajudam na contratação por telefone. Peça um orçamento entrando abaixo:
Agora que já sabem como e quando é melhor visitar vinícolas na Itália, estamos esperando por vocês aqui na Itália.
Olá.
Estarei em
Florença de 13 a 17 de dezembro deste ano.
Gostaria de informações sobre bate e colta a Chianti partindo de Florença. Conhecendo ao menos uma
Vinícola.
Iremos em três/ eu, marido e filha de dez anos
Bom dia Morgana,
Lhe enviaremos no seu email