Como são as tradições de final de ano em Roma e no Brasil?
Vamos falar um pouco das Tradições de Final de ano em Roma – Itália.
Sou de São Paulo – Brasil, onde está concentrada a maior colônia italiana fora da Itália, ou seja temos muitos italianos e descendentes de italianos em São Paulo e também na região Sul do Brasil. Isso certamente nos trouxe muitas influências das tradições e cultura italianas. Você também é descendente de italianos?
Veja as tradições de fim de ano Itália x Brasil:
Um exemplo simples como comer lentilha na noite de Réveillon quando o relógio marca meia noite, coisas da cultura italiana mas que nós de origem italiana também seguimos mesmo no Brasil.
Aqui eles comem as lentilhas à meia noite para ter riqueza por todo ano, dizem que quanto mais se come mais riqueza você deve atrair. Eu como também. Melhor seguir a tradição!
Uva e melograno (romã) aqui na Itália também devem estar presentes em sua mesa de Réveillon. Nós no Brasil também comemos uvas e romã para trazer prosperidade a diferença é que nós depois deixamos as 7 sementes na carteira, aqui somente comem.
Já aquela coisa de escolher a cor da “calcinha” para a noite de Réveillon é coisa de brasileiro, aqui na Itália a calcinha e a cueca também, acreditem… São sempre vermelhas e todos compram mesmo! Tem roupa íntima vermelha em todas as vitrines de Roma, dizem que traz sorte! E os homens também fazem questão de passar de cueca vermelha. Se estiver em Roma no Réveillon, já sabe, compre uma.
Nós brasileiros acho que somos mais criativos, escolhemos a cor branca para paz, amarela para dinheiro, vermelha para amor e assim vai…kkk
E mais uma coisa que é bem diferente, pode ser devido ao clima, afinal aqui na Itália passamos o fim de ano em pleno inverno. Os italianos depois do cenone di capodanno (ceia de réveillon) jogam Bingo, isso para quem passa em casa com a família ou com amigos, hábito muito comum. Mas tem também lugares que fazem festas com música e o pessoal pode dançar e se divertir. No Brasil como estamos em pleno verão, a grande maioria vai à praia ver os fogos de artifício e curtir aquela vibração ou vai participar de alguma festa bem animada e dança até o amanhecer. O clima ajuda.
Corsa di San Silvestro em Roma – Itália
Corrida de São Silvestre em São Paulo – Brasil
Um pouco da história da Corrida de San Silvestro (São Silvestre).
Eu como Paulistana sempre pude assistir a Corrida de São Silvestre que acontece todos os anos no dia 31 de dezembro em São Paulo, mas confesso que nunca pesquisei sobre a origem, quando cheguei a Roma vi que aqui acontecia também a Corrida San Silvestro e me interessei por mais detalhes, fui pesquisar e conhecer um pouquinho sobre esta tradição.
San Silvestro, um Santo que foi um Papa da igreja católica de 314 a 355 d.C, morreu próprio no dia 31 de dezembro e a igreja então escolheu esta data para a sua canonização.
A Corrida de São Silvestre é reconhecida como um dos principais eventos de atletismo de Rua da América sendo a mais antiga e tradicional corrida de rua no Brasil. É realizada anualmente em Sampa (São Paulo) no dia 31 de dezembro e levou este nome na realidade porque este era o Santo daquele dia.
Teve início em 1924 quando numa viagem à Paris, Casper Líbero teve a oportunidade de presenciar uma curiosa corrida de rua, com tochas de fogo. No mesmo ano resolveu então criar algo parecido em São Paulo e dia 31 de dezembro de 1924 teve início a Tradicional Corrida. A Corrida acontecia à meia noite de 31 de dezembro como uma forma de dar tchau ao ano que terminava.
Tornou-se conhecida internacionalmente quando em 1945 abriu a participação para atletas de todo o mundo. No seu início contava apenas com 60 atletas participantes, hoje já conta com mais de 10.000 inscritos.
Atualmente em São Paulo a prova é de 15 km e acontece na parte da tarde e não mais à meia noite.
Em Roma também a corrida de San Silvestro acontece todos os anos no dia 31 de dezembro e tem um percurso de 10 km.
Você pode participar de forma competitiva ou não competitiva.
Está em Roma? Se você é um atleta ou apenas gosta de esportes e quer se inscrever ainda dá tempo. Ou pode ir somente para assistir também. Entre no site e faça sua inscrição!
Afinal não é todo dia que se tem a oportunidade de correr pelas ruas de Roma no Réveillon!
E vamos seguir as tradições seja na Itália, seja no Brasil, afinal não custa nada entrar o ano com pé direito!
Mais um ano que passou voando… E você passou voando também? Viajou muito?
Já começou a planejar as suas viagens para o próximo ano?
Vem pra Roma! E antes de vir, veja nossas dicas abaixo:
Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.
Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.
Contrate o seu Seguro Viagem aqui através da Real Seguros com 10%de desconto!
Clique abaixo para ter 10% de desconto e ver as opções de seguros:
Reserve o seu hotel aqui pelo Booking que é um dos melhores sites de reservas de hotéis e um parceiro do blog. Desta forma você dá uma forcinha para o blog e pra você não custa nada a mais. Ou seja, você não paga nada a mais por isso! 😆 Vale para qualquer parte do Mundo!
Reserve por aqui:
Quer saber tudo sobre Roma?
Curta no facebook
Siga no Instagram
Espero vocês por lá!
Antes de viajar, tudo o que você precisa saber
Reservar hotel – onde é melhor ficar?
Como ir do aeroporto ao centro?
Tradições italianas na passagem do ano!
Se você vai passar o Réveillon em Roma é sempre bom saber das Tradições!
Oi Ana,
Esta corrida interfere muito no trânsito e deslocamentos em Roma?
Abraços,
Felipe
Olá Felipe,
Certamente durante a corrida uma parte de algumas vias de Roma permanecem bloqueados ao Tráfego.
Mas os transportes são desviados e funcionam normalmente.
Abs
Ana