Algumas das principais atrações de Roma!
Roteiro três dias em Roma – primeiro dia.
Vamos fazer um passeio por Roma, afinal temos muito pra ver e viver… Praças, Monumentos, Basílicas, Sítios Arqueológicos, Natureza, em cada ângulo de Roma você vê história, é fascinante!
Bora turistar…E olhos abertos, tem arte espalhada por todo lado!
Vamos começar nosso passeio de hoje entrando em Roma pela Porta Flamínia, também conhecida como “Porta del Popolo”.
Pegamos o metrô linha A, descemos na estação Flaminio, e saindo do metrô, seguindo as indicações Piazza del Popolo, podemos ver a lindíssima “Porta”.
Piazza del Popolo, ou Praça do Povo.É sem dúvida uma das mais famosas praças do mundo, ali se encontram as igrejas gêmeas de Santa Maria Montesanto e Santa Maria dei Miracoli, o Obelisco Flaminio (o mais antigo e a segundo maior de Roma), e as duas fontes de Valadier uma de cada lado da praça.
PIAZZA DEL POPOLO igrejas gêmeas FOTO Ana Venticinque
Como o próprio nome diz a praça se tornou um símbolo cultural de “Roma. Hoje em dia a maioria dos eventos populares acontecem ali. Para conhecer mais da Piazza del Popolo clique aqui.
E vamos continuar…Pegamos a Via del Corso, rua que está entre as duas igrejas gêmeas, e vamos subindo, e aproveitando para olhar as vitrines, pois esta é uma das boas ruas para fazer compras em Roma.
Vamos caminhando até a Via Condotti, uma outra rua para as compras, porém para quem pode!!! Entramos na Via Condotti aproveitamos para apreciar as vitrines das Grandes Marcas, um detalhe legal são as escadarias da loja Louis Vuitton, tem uma projeção que muda constantemente, bonito de se ver…
Quando chegamos ao final da Via Condotti está a Piazza di Spagna, outra famosa praça Romana, que é ponto de encontro dos jovens romanos e também dos milhares de turistas que todos os dias aproveitam as escadarias de Trinità dei Monti, na Piazza para uma pausa merecida. Contemplando nada menos que a Fontana della Barcaccia de Bernini.
Para saber mais um pouquinho da Piazza di Spagna clique aqui.
Bateu fome? Bem ali ao lado está o Pastificio uma casa de masas tradicional que na hora do almoço vende pratos de pasta caseira por apenas 4 euros, dá uma olhada aqui. e depois bem na frente está a sua sobremesa, hora de saborear um Tiramisu, o melhor de Roma, Pompi…Bom, agora que já reabastecemos as energias, vamos continuar…voltamos pela Via Condotti (são só uns 200 metros) e continuamos subindo pela a via del Corso, até a Via delle Muratte, onde viramos à esquerda e caminhamos um pouquinho até encontrar a Bella…
Fontana di Trevi, de dia e lindíssima; mas de noite, toda iluminada é mais linda ainda! Vale a pena ir de dia e de noite. Está sempre lotada de turistas, então se você quer uma foto sua com a Fontana de Trevi mais exclusiva, acorde bem cedo.
Quer saber mais um pouquinho da história da Fontana di Trevi, clique aqui. Atualmente está em restauração, com término previsto para dezembro de 2015, mas tem uma passarela que nos faz ver de pertinho as esculturas da Fontana.
Voltamos pela mesma Via, atravessamos a Via del Corso e continuamos, sendo que do outro lado a via passa a se chamar Via di Pietra, vamos seguindo até encontrarmos as colunas do Templo de Adriano, lindo!!!!
Localizado na Piazza di Pietra o Templo de Adriano, foi construído em 145 a.C. pelo então Imperador Adriano (considerado por muitos também o grande arquiteto da época).
Quer lugar melhor para sentir Roma do que esta pitoresca Piazza com as Colunas do Templo de Adriano ao fundo? Fazemos uma pausa aqui, afinal merece umas belas fotos…e aproveitamos para encher a nossa garrafinha, bem ali tem um nasone.(fonte de água potável)
Depois podemos continuar pelo mesmo caminho, e de repente, nos deparamos com nada mais nada menos que o Pantheon.
Obra de arquitetura fantástica, impressionante!!!
É o monumento mais bem conservado da história.
Quando chegar a Piazza Della Rotonda, como e conhecida a Piazza onde fica o Pantheon, sente-se na escadaria da Fontana que esta bem de frente e fique a observar…não deixe de abraçar a coluna, para ter noção da grandiosidade do Pantheon…
Momento de prazer, aproveite para dar um stop enquanto observa aquela obra maravilhosa. E depois, claro que vamos entrar e ver o fantástico furo na cúpula e apreciar cada detalhe.
Saindo podemos aproveitar para tomar um café, um dos melhores está bem ali na frente do Pantheon, Tazza d’Oro.
Depois deste relax é hora de seguir para a Piazza Navona. Se já estamos do lado de fora e estamos olhando para o Pantheon e vamos pegar a via à nossa direita (Via dei Crescenzi) e seguir até a Piazza Navona, não tem erro.
Piazza Navona
Antigamente ali se encontrava o Estádio de Domiciano, onde eram realizadas varias competições atléticas e de outros tipos, foi construído em 85 d. C e tinha capacidade para até 30.000 pessoas.
Hoje a praça é a mais agitada das praças romanas; um ponto de encontro dos romanos e turistas, é repleta de artistas (estátuas vivas), pintores e retratistas.
É ali que está a Embaixada do Brasil que pode ser visitada e é grátis, tem afrescos maravilhosos; para visitar veja os detalhes.
Na Piazza Navona vale a pena passarmos algum tempo contemplando tudo.
Depois de ter caminhado o dia todo, é hora de sentarmos num lugarzinho pitoresco e nada turístico, Lo Zozzone, para comer a famosa Piazza com mortadela e tomar uma taça de vinho… relaxar e curtir o momento!
E vamos terminar nosso dia assim…deliciando esta Pizza bianca con Mortadella…e fazendo um brinde à Roma!
Fiz o mapinha de todo o roteiro pra vocês…
Olha ele aqui:
E fique de olho pois, continuamos … olha só o segundo dia do roteiro.
Já escolheu o seu hotel?
Reserve através do nosso link do Booking.com, um site confiável e muito bem avaliado pelos turistas. E reservando por aqui você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog.
Claro que você vai querer saber mais sobre as Atrações, então veja também:
Piazza del Popolo a praça do povo em Roma
Compras em Roma, Via del Corso.
Onde comer perto da Piazza di Spagna.
Fontana di Trevi em restauração
Visita à Embaixada do Brasil em Roma
Onde comer perto da Piazza Navona