Roteiro três dias em Roma
Este Roteiro para ver as Principais Atrações de Roma em três dias ou quatro, é perfeito para você.
Três ou quatro dias em Roma, este Roteiro elaboramos para você que deseja visitar a cidade por conta própria! Um Roteiro feito por quem vive na cidade com detalhes e dicas de Roma.
Já fizemos juntos o primeiro dia do Roteiro e o segundo dia do Roteiro em Roma. Se perdeu, confira aí.
Claro que antes de organizar seus dias você precisa escolher onde se hospedar em Roma e isso pode contribuir para o sucesso de sua viagem. Veja aqui dicas de quem vive na cidade e escolha a melhor localização.
O nosso terceiro dia do Roteiro em Roma e vamos conhecer o Vaticano.
Roteiro com dicas, então vamos ver como chegar ao Vaticano:
Se você está hospedado perto de alguma estação de metrô, pegue a linha A e vá até a estação Ottaviano, descendo nesta estação você irá caminhar um pouquinho, uns 300 metros (na Via Ottaviano) e logo vai avistar o muro do Vaticano. Seguindo o muro a direita, contornando o Muro do Vaticano, você vai encontrar a entrada dos Museus do Vaticano, se você seguir reto vai encontrar a Piazza San Pietro e a maravilhosa Basílica de São Pedro. Se não está próximo ao metrô. pode pegar também o ônibus 64.
Vamos visitar os Museus do Vaticano a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro. Para organizar este dia do seu Roteiro,a primeira coisa a fazer é decidir se você prefere visitar o Vaticano com Guia oficial em português, por conta própria ou mesmo no Horário Vip quando ainda não é aberto ao público e você faz a visita com audio-guia em português com os Museus Vazios.
Para te ajudar a decidir sugerimos que veja aqui as diversas opções de Visita ao Vaticano.
Siga todas as dicas de como chegar até o Vaticano e Dicas da Basílica de São Pedro
Vamos visitar os Museus do Vaticano. Vem comigo!
Dica Importante: Não é permitida a entrada com pernas descobertas e nem os ombros, então já sabe, cubra-se, afinal é um local religioso.
Já fui muitas vezes e quase sempre a fila é bem grande, a menos que você tenha muita sorte ou venha em meses de baixa temporada (no inverno, janeiro / fevereiro), você perderia pelo menos uma hora na fila, então se quiser evitar a perda de tempo, se vai fazer a visita sem guia é melhor comprar o seu ingresso antecipado com nosso parceiro e os melhores horários são ou com o ingresso das 07:30h e os Museus ainda vazios ou na hora do almoço (tipo 13:30h/ 14h).
Se desejar, você pode comprar com a empresa parceira do blog, vendas em português ou através do site oficial dos Museus do Vaticano.
Se você decidiu visitar no horário da tarde, com o ingresso normal, neste caso sugerimos que comece pela Basílica de São Pedro logo quando abre (07:30h), para evitar as filas da Basílica, depois visite a Cúpula e deixe os Museus do Vaticano e Capela Sistina para a tarde. Acho que vale a pena pegar o Audio-guia nos Museus, tem em português e custa 8 euros.
Se você prefere conhecer mais a fundo e estiver em Roma numa segunda-feira, pode fazer um Tour em pequeno grupo, com Guia em Português, neste caso veja como.
Se não estiver em Roma numa segunda – feira, então pode fazer um Tour com Guia em português de nossa agência parceira privado. Solicite orçamento no nosso e-mail de contato: blogvoupraroma@gmail.com
Museus do Vaticano: Se fala assim no plural, pois na realidade você vai visitar vários Museus em um só. Além, é claro, da famosa Capela Sistina, eu pessoalmente acho que merecem destaque: As salas de Rafael, com seus afrescos maravilhosos, a galeria de arte Egípcia com múmias, a Pinacoteca com mais de 400 quadros dos maiores nomes, entre eles: Rafael, Leonardo da Vinci, Caravaggio.
Dicas: Quando estiver dentro da Capela Sistina.
Atenção: proibido fotografar. A Capela é cheia de seguranças que estão bem atentos, se verem vão até você e te fazem apagar a foto na hora, já vi várias vezes turista “pagando mico”, então evite constrangimentos.
É na Capela Sistina que se reúnem os bispos quando devem escolher um novo Papa. É um lugar sagrado!
Bom, entrando na Capela Sistina, claro que a primeira coisa que todos fazem é olhar para o teto, para ver os Afrescos pintados por Michelangelo entre 1508 e 1512 e a tão esperada imagem, que está bem ao centro representando a criação do homem, Adão com a mão estendida e o dedo indicador de Deus apontando para ele. Esta imagem é mágica! Realmente nem precisa de fotografia, vai ficar na sua memória!
Se você vier a Roma nos meses de alta temporada ou se você vai fazer a visita sem guia, o melhor é começar pela Basílica e ir logo cedo, as 07:30h para subir até a Cúpula também, assim não pega filas na entrada da Basílica e depois faz os Museus logo após o almoço, já com seus ingressos antecipados para evitar fila.
Se você fizer a visita aos Museus do Vaticano primeiro, existe uma passagem que vai direto dos Museus até a Basílica, porém não é muito sinalizada pois é especialmente para os guias de turismo.
Quando estiver dentro da Capela Sistina, no fundo do lado direito, é por ali que você tem que sair para ir direto à Basílica, na dúvida pergunte, geralmente somente passam por ali pessoas acompanhadas pelos guias, porém muitas vezes eles deixam os turistas passarem, vai depender do bom humor dos seguranças. Se você sair por ali não irá ver a famosa Escada Espiral, pois ela se encontra na saída dos Museus.
Clique aqui e veja algumas dicas para visitar a Basílica.
A Basílica foi Construída entre os anos de 1506 e 1626, sobre o local onde foi sepultado São Pedro, um dos 12 apóstolos e também o primeiro Papa da igreja católica. A sua construção contou com a participação de grandes mestres com Michelangelo e Bernini.
Entrando olhe logo à sua direita, e você vai se emocionar com a
Pietá de Michelangelo, a sua principal obra. É lindíssima!
Representa Jesus morto nos braços de Maria. Toda em Mármore e é protegida por um vidro blindado, pois sofreu um atentado e foi danificada.
Ainda do lado direito está o Túmulo do Santo Papa João Paulo II, está em uma capela onde você pode entrar e fazer suas orações. Sempre em silêncio absoluto.
Mais a frente, ao lado do altar principal está a Estátua de São Pedro em bronze. Muito famosa, seguindo a tradição todos os fiéis passam a mão nos pés da estátua pedindo proteção. Você vai reparar como um dos pés é mais gasto de tanto ser tocado, já não se pode ver a separação dos dedos. Muito interessante!
A Cúpula grandiosa, também de Michelangelo, é toda em mosaicos, você tem a impressão que é pintada, mas quando subir até a cúpula vai ver os mosaicos de pertinho, algo fantástico!
Sob a Cúpula, uma das grandes obras de Bernini, o Baldaquino de Bronze, que está sobre o Túmulo de São Pedro, tem 30 metros de altura, é realmente incrível.
Depois de ver tudo com muita Calma, você pode descer na Tumba dos Papas.(não é pago). Todos os Papas são sepultados ali. Nesta área, não são permitidas fotografias ou vídeos, respeite.
Quando sair da Basílica é hora de encarar a subida à Cúpula.
È imperdível! Só não suba se você sofre do coração, tem algum problema de respiração ou fobia. Caso contrário, suba!
São apenas 551 degraus da base até o topo, mas você tem a escolha de pagar um pouquinho a mais e pegar o elevador, dali serão apenas mais 320 degraus… Vale cada degrau!
Veja todos os detalhes de como visitar a cúpula, aqui.
Cansados de tanta beleza?
Bom, já é hora de sentar, relaxar e comer… saindo da Basílica, volte em direção ao metrô quando chegar na esquina do muro do Vaticano, tem tipo um largo, é a Piazza del Rissorgimento, ali está o melhor panino(sanduíche) de Roma – 200° Gradi, não deixe de provar, eu adoro!!!
Veja as dicas de onde comer perto do Vaticano aqui.
Depois de um merecido stop, vamos ver o Castel Sant’Angelo e a Ponte Sant’Angelo e os anjos de Bernini.
O Castel Sant’Angelo, é belíssimo e foi construído em 123 d.C. para ser o mausoléu do Imperador Adriano e sua família, os outros monumentos desta época foram reduzidos a ruínas mas o Castelo sobreviveu e passou por varias transformações.
O Castelo está bem em frente à Basílica di San Pietro… Siga aquela avenida que sai da frente da Piazza San Pietro e você logo o avistará.
E qual o motivo de estar bem ali?
Além de ser o Mausoléu de Adriano, é colegado ao Vaticano através de um corredor que passa sobre as muralhas do Vaticano. Esta passagem permitia que o Papa se refugiasse no castelo em caso de invasões em Roma. E ainda é utilizado. Para visitar esta parte do Castelo, somente agendando.
Bem em frente ao Castelo você vai ver a Ponte Sant’Angelo, Linda! Vale a pena passar por ali para admirar as estátuas, são os 10 anjos de Bernini! Fantásticos!
Acho que por hoje basta não é mesmo? Podemos pegar o metrô e voltar ao hotel para um relax e mais tarde se você ainda tem pique, pode aproveitar a noite noTrastevere ou Campo de Fiori.
E é claro que tem mapinha para vocês, mas vocês podem seguir pelo Google Maps.
Não deixe de ver o primeiro dia e o segundo dia do roteiro.
Se você tem quatro dias em Roma, reserve a sua visita à Galleria Borghese, é uma das visitas imperdíveis e esta somente com ingressos antecipados.
Você pode comprar aqui o seu ingresso para a Galleria Borghese, através da empresa parceira do Blog.
Visite também o Museu das Muralhas Aurelianas, é gratuito!
Você também vai gostar de ler:
Está vindo pra Roma? Já reservou seu hotel?
Separamos aqui algumas opções de hotéis bem localizados para você.
Antes de viajar:
Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.
Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.
Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótimas condições de pagamento e descontos.
Reserve o seu hotel aqui pelo Booking que é um dos melhores sites de reservas de hotéis e um parceiro do blog. Desta forma você dá uma forcinha para o blog e pra você não custa nada a mais. Ou seja, você não paga nada a mais por isso! 😆
Reserve por aqui:
Quer saber tudo sobre Roma?
Curta no facebook
Siga no Instagram
Aproveite este Roteiro de três dias em Roma, foi feito especialmente pra vocês!
Parabens pelo maravilhoso blog!!! Tem me ajudado muito a planejar minha ida a roma, vou sozinha e estou indo pela primeira vez!
Chegarei por volta de 15h e ficarei ali do ladinho do termini, tem alguma sugestão para aproveitar esse restinho de dia? Não gostaria de programa noturno pois ainda nao saberei andar por lá, queria uma sugestao de algo proximo, muito grata!
Chegarei 5/01/18.
Olá Mayra
obrigada
Veja https://www.voupraroma.com/mercato-centrale-roma-nova-opcao-para-comer-bem-e-barato/
Bjs
Ana
Muito boa suas dicas, estarei em Roma no dia 15/08/2017 e soube que é feriado, teria alguma dica do que seria legal fazer? Desde já agradeço obrigado.
Olá Jaques,
Pode aproveitar para visitar as praças e fontes, siga o dia 1 do nosso roteiro!
Pode almoçar na Osteria Circo que estará aberta no dia 15/08 e é bem em frente ao Circo Massimo! Veja o Artigo que vai sair ainda hoje. Lugar ótimo!
Ana
Olá Ana! Suas dicas são incríveis!
Estou querendo fazer a visita noturna ao vaticano, com a reserva para o primeiro horário (19h)
Você acha que seria interessante chegar algumas horas mais cedo para conhecer a Basilica? queria subir até a cúpula, e parece que isso não é possível a noite.
É interessante fazer isso ou vou ter que pegar uma fila enorme para a basilica e depois ter que “entrar” de novo para a visita noturna do vaticano? Estou indo para Roma no final de julho.
Olá Lígia
A Basílica nesta época abre até as 19h porém o último horário para subir até a Cúpula é as 17h.
Não acredito que esta hora terá fila.
bjs
Ana
Oi Ana,
Melhor Blog sobre a Italia de todos que achei!
Uma dúvida, chego em Roma em agosto quase meia noite! A melhor opção é ir de taxi? Irei me hospedar no hotel Alexndra, mais perto do centro histórico.
Outra dúvida, vale a pena mesmo comprar coliseu e vaticano e onibus hop on antecipado?
Muito obrigada
Obrigada Mariana,
Melhor pegar um Transfer ou Táxi.
Sim, comprando antecipado não pega Filas. https://voupraroma.rgi.ticketbar.eu/pt/ticketbar-rome/museu-do-vaticano/
A Basílica de San Pietro é grátis, se for cedo não tem fila e existe um ingresso mas serve para quem deseja saltar a fila apenas.
Abs
Ana
Oi Ana, tudo bem? Gostei muito do seu blog e vou seguir seu roteiro de viagem em Roma. Gostaria de saber como funciona o transporte de trens entre as cidades da Itália. Voce sugere que eu compre as passagens de forma antecipada, ou é possível comprar na hora da viagem sem correr o risco de ficar sem lugar? Vou chegar na Itália dia 20/06 e vou visitar Roma, Florença, Verona, Piza, Veneza e Como. Atualmente eu moro no Reino Unido e temos o costume de comprar as passagens na hora de embarcar, mas gostaria de saber se os trens da Itália ficam lotados.
Obrigada.
Talita
Olá Talita,
Para os trens Regionais pode comprar na hora, para os de alta velocidade ( le frecce) melhor comprar antes até mesmo pelo preço.
Bjs
Ana
Adorei as dicas, vou montar um roteiro, utilizando essas informações.
Olá Sandra
Obrigada!
bjs
Olá Ana! Parabéns pelo seu blog! Vou para Roma e estou utilizando ele como meu norte. Estamos pensando em ir ao Vaticano no domingo, tudo funciona normalmente aos domingos lá, estará tudo aberto? Abraços!
Olá Agda,
Museus do Vaticano(Capela Sistina) Não abrem aos domingos, somente no ultimo do mês, quando é grátis.
Veja mais sobre os Museus do Vaticano:https://www.voupraroma.com/museus-do-vaticano-e-capela-sistina/
Basílica de São Pedro sim, abre normal.
bacio
Ana
Olá, gostaria de saber se é possivel ver o papa e visitar os museos e a capela sistina no mesmo dia? Ou fica muito corrido? Obrigada
Olá Flávia,
Você pode ver o Papa pela manhã e visitar os Museus do Vaticano (a Capela Sistina está dentro dos Museus) a tarde. A Basílica San Pietro e a Cúpula da Basílica terá que deixar para outro dia neste caso, pois só nos Museus você vai levar umas 3 horas.
bjs
Ana
Boa tarde, Ana. Descobri o seu site hoje e estou amando… Aproveitando a dúvida da outra leitora sobre ver o Papa. Existe algum horário específico em que ele aparece? E são todos os dias? Qual o melhor ângulo para vê-lo. Obrigada
Olá Adriane,
Veja tudo aqui: https://www.voupraroma.com/como-ver-o-papa-em-roma/
bjs
Ana
Boa tarde!
Primeiramente quero lhe parabenizar pelo blog.
Irei visitar Roma em outubro e pretendo ir assistir uma Udienza Generale, depois visitar os museus e a basilica. Tudo isso seguindo seu roteiro para esse dia. Minha pergunta é? Da tempo fazer tudo? Incluindo Castel Sant’Angelo e a Ponte Sant’Angelo e os anjos de Bernini?
Olá Alexandra
se vai participar da Udienza, já se vai metade do dia, então divida suas visitas em 2 dias.
Abs
Ana
Oi Ana, vou para Roma em março e descobri seu blog ontem e adorei todas as dicas!!! Mas como vou chegar em um sabado e no domingo a noite já vou para Sicilia vai ser super corrido,qual passeio você indicaria?? Pretendo ficar perto da Piazza di Spagna. bj
Olá Reanata,
Compre as entradas antecipadas e lembre que domingo Museus do Vaticano não abrem.
Vai ser corrido demais, mas tente fazer.
Abs
Ana