Piazza Navona em Roma
A Piazza Navona é a mais interessante e divertida Praça de Roma. A minha praça preferida em Roma, sem dúvidas!
Antigamente no local se encontrava o Estádio de Domiciano, onde eram realizadas varias competições atléticas e de outros tipos, foi construído em 85 d. C e tinha capacidade para até 30.000 pessoas. Ainda hoje, nos subterrâneos da Praça você pode ver alguns pedaços que restaram deste Estádio.
Dica: Se você quer ver um pedacinho deste antigo estádio romano, nos subterrâneos da Piazza Navona, pode visitar o Museu Stadio di Domiciano, basta caminhar até a Via Zanardelli, fica atrás da Piazza Navona. Mesmo que não queira entrar no Museu, tem uma abertura por onde você pode observar uma parte das ruínas e fazer fotos.
Se você quiser pode fazer um passeio pelas praças e fontes com guia em português, um Tour Roma Barroca, assim além de apreciar toda esta beleza poderá aprender mais sobre a história e detalhes interessantes.
Piazza Navona é um exemplo do Barroco, hoje é a mais agitada das praças romanas, um ponto de encontro de romanos e turistas, sempre repleta de artistas de rua: estátuas vivas muito criativas, músicos, pintores e retratistas.
Piazza Navona, vale a pena passar algum tempo contemplando cada detalhe.
Compre um tartufo al cioccolato do restaurante Tre Scalini (está bem na Piazza Navona do mesmo lado da igreja) um dos melhores na minha opinião.
Dica: se comprar no balcão pra comer caminhando custa a metade do preço. Então, entre compre o seu, sente-se em um banco da praça e delicie o seu tartufo enquanto observa os artistas e turistas.
A Piazza tem obras barrocas maravilhosas: Logo no início da Praça, ao lado da Embaixada do Brasil a Fontana Del Moro e na Ponta oposta a Fontana del Netuno.
Bem ao centro da Praça, em frente à Igreja Santa Agnese in Agone está a maravilhosa Fontana dei quattro Fiumi ou Fonte dos Quatro Rios, uma das mais belas e criativas obras de Bernini.
A fontana foi inaugurada em 1651 pelo Papa Inocêncio X Pamphili, bem ao centro o Obelisco Agonale, com 16 metros de altura e em volta quatro estátuas gigantescas, representa os rios dos quatro continentes conhecidos na época: o Nilo – símbolo da África, o Ganges – símbolo da Ásia, o Danúbio – representando a Europa, e o Rio della Plata – representando a América.
Em frente à Fontana dei Quattro Fiumi esta a igreja de S. Agnese in Agone ou Santa Inês em Agonia, um dos exemplos de arquitetura barroca em Roma.
Ao lado da igreja o Palazzo Pamphili, onde encontra-se a Embaixada do Brasil.
Dica: O Palazzo Panphili pode ser visitado e a entrada é gratuita, visitas às terças e quintas as 15:30h. Tem que reservar pelo site da embaixada. Para ver o post com todos os detalhes clique aqui.
Curiosidade:
Na época de natal realizam uma feirinha na praça. Fica cheia de barraquinhas que vendem enfeites de Natal, Bruxinhas – a Befana, doces, artesanatos, etc. Muito legal de visitar se você estiver em Roma nesta época.
Ainda bem ali em uma das extremidades da Praça, você pode visitar o Museo di Roma, que fica no Palazzo Baschi, além do prédio ser maravilhoso o Museu é muito interessante, conta toda a história da evolução da cidade eterna através de muitas fotos e painéis interativos. E ainda, de dentro do Museu você poderá ter uma vista única da Piazza Navona, olha só!
Veja nosso Post de quando nevou em Roma e a Piazza Navona ficou linda, coberta de neve!
Piazza Navona
Como chegar: Esta parte do centro é melhor e mais interessante fazer a pé, pois os monumentos estão em locais onde e proibida a circulação de veículos. E os monumentos principais estão próximos uns dos outros. Então, se você não gosta de caminhar pode pegar ônibus, mas algum pedacinho sempre terá que caminhar.
Ônibus: 46, 62 ou 64, até a Corso Vittorio Emanuele II – descer no ponto: Corso Vittorio Emanuele – Navona – depois caminhe um pouquinho, uns 300 metros.
Oque tem por perto:
Campo de Fiori, Piazza Farnese, Via Giulia, Pantheon.
Veja também:
Onde comer perto da Piazza Navona
Pasta fresca no Campo de Fiori
Então aqui vão algumas dicas:
Durante todo o ano você pode realizar Tours em Português para conhecer o Vaticano, Coliseu, Roma Barroca e muitos outros Tours bate e volta, veja mais sobre estes tours e se quiser mais informações nos envie um e-mail.
Você sabia que reservando o seu hotel entrando através do Blog no Booking. com você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Blog a se manter sempre atualizado. Agradecemos a colaboração. =)
Planejando a sua viagem?
Antes de viajar: Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te oferece as melhores empresas seguradoras e ainda ótimas condições de pagamento e descontos. Todo atendimento e acompanhamento é em português, e ainda te ajudam na contratação por telefone. peça um orçamento entrando abaixo:
Um passeio pela Piazza Navona em Roma é imperdível!
Ana, estou me deliciando com o seu site! kkkk
Estou montando meu roteiro para a viagem que farei a Roma no início de março e suas dicas são imperdíveis. Não vejo a hora de provar o tartufo! 😉
Obrigado por compartilhar tantas dicas conosco!
Abraços,
Guilherme
Olá Guilherme,
Obrigada por sua visita!
O tartufo é imperdível! E até março muitas outras dicas….
Abs
Ana
Oie! Ja salvei teu blog há muito tempo. Sempre pensava: quando for a Roma, já sei onde consultar. Estou com muitas dúvidas, principalmente onde ficar bem localizada com bom custo benefício. Pode me indicar algo? Irei em maio/2017.
Abraço
Su
Olá Susana,
Obrigada!
É sua primeira visita a Roma?
Quantos dias pretende ficar? Me passa estas informações,
Assim te indico algo que seja mais conveniente pra vocês.
bacio di Roma
Ana
Tartufo provado e aprovado! O melhor que já comi! E foi sentada no banco da praça mesmo, conforme sua dica!
Olá querida,
É muito bom mesmo!!! Quando é que você vem pra Roma? Podemos comer um juntas…
Bacio di Roma
Ana
Ana, agora tive tempo de explorar o teu blog. Amei!
E já vou fazer um pedido: um post sobre o Trastevere, história, atrações, onde comer.
Grazie bella!
Beijosss
Oi Camila,
Que legal que você gostou, afinal tu sei mezzo Romana…rsrsrs
Claro que este post já estava na lista…Trastevere não poderia faltar…Amo!!!
De qualquer forma, já está pronto um Post, que sai amanhã… onde comer no Trastevere, assim você já vai matando as saudades.
Bacio grande bella