Um passeio às margens do Rio Tevere em Roma.
Um passeio delicioso em Roma, caminhar pelas margens do Rio Tevere ou Tibre (como se diz em Português). Muita gente caminha por ali, faz fotos da Isola Tiberina e não sabe nada sobre ela. Como tudo em Roma, Isola (ilha) Tiberina também é história. E hoje conto um pouco pra vocês.
Conhecendo a Ilha Tiberina em Roma(Isola Tiberina)
É uma ilha que se formou no meio do Rio Tevere, tipo um grande banco de areia. Com uma extensão de cerca de 270 x 67 metros é uma ilha famosa, pois no ano de 289 a.C. ali foi construído o Templo di Esculápio (Deus grego da medicina) e a partir desta data na ilha começou a funcionar um centro dedicado a cura de doentes. O Templo di Esculápio na época medieval, foi totalmente destruído e mais tarde no ano 1.000 neste mesmo local então, foi construída Basílica di San Bartolomeo all’isola.
Alguns estudos afirmam que o poço medieval que está localizado vizinho ao altar da basílica pode ser o mesmo de onde se utilizava a água para curar os doentes naquela época.
Hoje a Ilha é praticamente uma atração turística de Roma, linda de se ver, é bem no meio do Rio todos os turistas param por ali para fazer algumas fotos. E a noite toda iluminada é mais bonita ainda.
Além da Basilica San Bartolomeo, a ilha ainda nos dias de hoje continua sendo um lugar dedicado a medicina, pois ali está o Hospital e maternidade Fatebene Fratelli.
Já sabe, se precisar pode ir ao P.S do Hospital na Isola Tiberina; este é um dos hospitais mais bem localizados de Roma.
Dica: Turista é atendido sim, basta apresentar um documento e o Pronto Socorro atende os turistas gratuitamente para casos de emergência. É pago somente em caso de internação e exames posteriores, mas o PS é grátis. Certamente, você como turista terá seguro de viagem para cobrir algo no caso de acidentes. Se quiser fazer um orçamento de seguro viagem, veja aqui a empresa parceira do Blog, é ela que eu uso quando viajo e acho bem barato e muito eficiente.
Endereço: Ponte Garibaldi/ Ponte Cestio
Como chegar: Com o Tram 8 que parte da Piazza Venezia, você deve descer assim que passar sobre o rio, volte alguns metros caminhando e estará sobre a ponte Garibaldi de onde você visualiza melhor a Isola Tiberina. Bom para fazer as fotos. Agora se você quer entrar na Ilha ver a Basílica, caminhe pela beira do rio até a próxima Ponte, Ponte Cestio, de lá você pode descer as escadas e caminhar pela ilha Tiberina.
Oque tem perto: De um lado do rio o Trastevere ( bairro famoso por seus restaurantes e bares) uma delícia se perder por ali e comer em uma das deliciosas trattorias romanas. Campo dè Fiori do outro lado do rio, outro delicioso bairro pleno de bares e lojas, é onde acontece todos os dias pela manhã a famosa feirinha de Campo dè Fiori onde se encontra flores, frutas, verduras, queijos, frutas secas, roupas e até artigos para casa.
Já que estamos falando do Rio Tevere, um passeio de barco também é uma ótima opção para os meses de primavera e verão em Roma.
Veja o passeio de barco que fiz pelo Rio Tevere!
Gostou deste Post? Veja também:
Tram 8 conhecendo a linha e seus pontos,
Pizza recheada de mortadela em Campo de Fiori,
Antes de viajar:
Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos. Todo atendimento e acompanhamento em português.
Reserve o seu hotel aqui pelo Booking.com que é um dos melhores sites de reservas de hotéis e um parceiro do blog. Desta forma você dá uma forcinha para o blog e pra você não custa nada a mais. Ou seja, você não paga nada a mais por isso! 😆
Reserve por aqui:
Quer saber tudo sobre Roma?
Curta no facebook
Siga no Instagram
Siga no Gloogle+
Espero vocês por lá! Convide seus amigos também.
Um passeio às margens do Rio Tevere é um dos programas que você deve fazer em Roma!