Páscoa em Roma
Se você está pensando em passar a Páscoa em Roma em 2024, então conheça um pouco das tradições e o que acontece na Páscoa, e na Semana Santa em Roma. (atualizado 2024)
Páscoa em Roma é diferente!
Sim, sinto assim, talvez por estarmos pertinho do Papa, parece que tem mais emoção a páscoa em Roma!
Por exemplo, receber a visita de um Padre em casa é só uma das grandes emoções que acontecem por aqui nesta época. É isso mesmo, um padre vem de casa em casa.
Veja mais sobre esta e outras tradições da Páscoa em Roma.
Em Roma e na maioria das cidades da Itália é assim. Uns 20 dias antes da Páscoa, você recebe na sua casa a visita de um Padre da igreja mais próxima, o Padre bate em todas as portas e entra na sua casa para abençoar você e a casa. Ele reza junto com você, espalha água benta e abençoa a casa e os que ali habitam,é incrível!
Uma semana antes da visita, colocam um cartaz na porta do prédio avisando o dia que o padre virá. E claro se você quiser, depois que ele dá a benção, pode dar alguma doação para a igreja, mas não é nada obrigatório, na verdade ele nem pede.
Uma semana antes da Páscoa acontece o “Domingo de Ramos” acontecimento que abre solenemente a Semana Santa. Relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém e diz-se Domingo de Ramos no Brasil e Domenica delle Palme na Itália. Tem este nome, pois na época o povo cortou ramos de árvores (folhas de palmeiras, oliveiras, etc.) para cobrir o chão por onde Jesus passava montado num jumento. E também com ramos e folhagens de palmeiras nas mãos o povo aclamava o “Messias”.
Daí vem mais uma tradição da Páscoa em Roma.
Um domingo antes da Páscoa quando se celebra a “Domenica delle Palme” ou Domingo de Ramos no Brasil, em todas as igrejas de Roma e também na Piazza San Pietro, acontece uma missa e são distribuídos ramos delle palme e de oliveira bentos.
Você vai, assiste a missa e depois recebe um ramo de oliveira bento que leva para sua casa, coloca perto de um crussifixo ou objeto religioso e o deixa lá até o próximo ano quando você faz a troca por um novo. A tradição diz que você deve queimar aquele ramo de oliveira do ano passado caminhando pela casa, como se fizesse uma limpeza, como um incenso.
Este crussifixo aí da foto está na minha casa e no próximo Domingo de Ramos estarei na Missa para pegar um novo ramo de oliveira bento.
Como é no Vaticano?
Todo ano, o Papa realiza a Missa della Domenica delle Palme no domingo na Piazza di San Pietro, este ano (2024) verifique a agenda mais próximo `a data. A Missa é linda e a Praça é toda decorada com flores que geralmente vem da Holanda. Precisa de convite para entrar e os convites são gratuitos, veja como pedir. Porém pode assistir também sem convites, basta chegar cedo.
Para saber as datas e horários das celebrações que serão realizadas no Vaticano, consulte neste Post a agenda 2024 do Papa.
Para solicitar o convite, você pode enviar e-mail:
____________________________________________________________________
Prefettura della Casa Pontificia
Endereço do e-mail: <ordinanze@pontificalisdomus.va>
Gentili signori,
Vorrei chiedere i biglietti sottoscritti.
Nome Del Richiedente: Coloque o seu nome aqui
Numero di biglietti: Coloque aqui o número de convites que deseja
Celebrazione: Aqui você deve colocar a celebração e data que deseja participar.
In Attesa di un riscontro,
Vi Ringrazio,
Coloque o seu nome aqui
E se a resposta não chegar? Não se preocupe, imprima o e-mail que enviou e um dia antes ou no mesmo dia as 07:00h/07:30h vá ao Portone di Bronzo, na Piazza San Pietro mesmo e retire os seus convites.
No Domingo delle Palme acontece também uma tradicional festa romana, e esta só conhece quem vive em Roma e conhece muito bem as tradições.
É a Pasqua del Macellaio, saiba tudo sobre esta tradição, neste artigo especialmente dedicado a Domingo de Ramos.
E na Sexta-Feira Santa acontece a encenação da Via Crucis que é realizada com a presença do Papa. Momento único e tão esperado por milhares de fiéis. Fica muito cheio, se você quiser ir, vá cedo. Veja os todos os horários e mais detalhes na agenda do Papa para 2024.
E o que é a Via Crucis?
A Via Crucis ( vem do Latim e quer dizer Caminho da Cruz) é o caminho que Jesus percorreu com a Cruz desde o local da sua condenação até onde foi crucificado. São aproximadamente 600 metros marcados por 14 estações, sendo que cada uma representa um dos momentos difíceis do percurso, como as três quedas de Jesus, o momento em que encontra com Maria, e o momento em que retiram suas vestimentas para crucificá-lo.
Você já visitou o Coliseu? Sabe aquela cruz que tem lá dentro?
Pois é dali que se inicia o percurso da Via Crucis.
E a última parte do percurso e também a mais emocionante acontece entre as ruínas da cidade antiga e os pinheiros, onde está localizado o Convento di S. Bonaventura, no Palatino.
A Via Crucis é realizada sempre na Sexta-feira Santa, partindo do Coliseu. Não precisa de convite, basta ir direto ao Coliseu.
O Horário de início ainda será comfirmado para este ano (2024).
O melhor lugar para ficar é em frente ao Coliseu (veja o mapinha abaixo) e como fica bem cheio, chegue muito cedo.
Mapinha da Via Crucis para vocês terem uma ideia de como é o percurso:
Muitos outros eventos do Domingo de Ramos até a Pasquetta.
Domingo – Missa de Páscoa na Piazza San Pietro: Linda, a praça fica toda decorada com flores e é uma celebração muito especial, fica bem cheio.
Feriado: Segunda – feira depois da Páscoa, aqui na Itália é feriado e eles chamam de Pasquetta ou Lunedì del Angelo. Museus do Vaticano não abrem, confira aqui. Muitas famílias aproveitando o clima da primavera que já começa a nos deixar mais alegres com os primeiros dias de sol, aproveitam para sair de Roma, fazer o que se chama de gita fuori porta, que significa passeio fora de Roma.
Os romanos e suas famílias vão para algum lugar perto de Roma, como por exemplo; Frascati, Castelli Romani, Bracciano ou mesmo aproveitam o dia para fazer um PicNic num dos belíssimos parques de Roma. Quem sabe na Villa Pamplhili ou Villa Borghese
O que abre no domingo e na segunda – feira:
Coliseu – Aberto domingo e segunda
Galleria Borghese – Aberta domingo / fechada segunda
Museus Capitolinos – abertos domingo e segunda
Museus do Vaticano – Dias de abertura durante a Semana Santa em Roma
Gostou?
Leia Também:
Basílica de São Pedro – Vaticano
Dicas para visitar a Basílica de São Pedro
Museus do Vaticano e Capela Sistina
Cúpula da Basílica di San Pietro
Planejando a sua viagem?
Reserve o seu hotel pelo blog no Booking o melhor site para reservas de hotel e que tem sempre ótimas ofertas. Entre aqui pelo blog e sem pagar nada a mais por isso você reserva o seu hotel e ainda ajuda o blog.
Booking.com
Certamente você irá precisar de um Seguro Viagem. Contrate aqui com desconto o seu seguro viagem com a Real Seguros uma empresa que te oferece as maiores seguradoras e ainda ótimos preços e todo atendimento em português.
Páscoa em Roma é muito emocionante.
Olá, estou me programando pra ir em à Roma em abril/2019, bem no período da Páscoa, os eventos no Vaticano são sempre nessa sequencia de datas ou tem alteração, quando teria a agenda de 2019 disponível? Muito Obrigada!!
Ola Marcia,
Mudam as datas mas os eventos geralmente sao os mesmos.
a agenda de 2019 sai somente no final do ano.
publicaremos assim que sair.
Abs
Ana
Oi Ana, estarei em Roma no período da Páscoa de 2019, já tem a programação? Pode me ajudar?
Olá Alini,
Este Post já está atualizado.
Veja as agendas dos Museus e do Papa para 2019.
Bjs
Ana
Bom dia Anna, tudo bem?
Adorei seu site!
Estaremos indo à Itália no domingo e estaremos em Roma na semana santa!
No sábado coliseu, foro romano estarão abertos em horário normal??
E na terça o vaticano abre normal tbm?
Muito obrigada pela ajuda! Beijos
Olá Marilia
Neste Post mesmo você encontra informações sobre o Coliseu, sobre os Museus do Vaticano, veja a agenda: https://www.voupraroma.com/museus-do-vaticano-fechados-nos-feriados/
Abs
Ana
Olá Ana!
Parabéns pelo site.
Estarei em roma no sábado dia 31/03 e gostaria de saber se vc acha que daria pra conhecer os museus do Vaticano e a basílica de san Pedro e a capela sistina no sábado a tarde , pois no domingo irei a missa de pascoa do papa ( já fiz a solicitação via email).
Obrigada
Olá Luana,
Só se for logo as 12h / 13h pois só dentro dos Museus vai ficar pelo menos umas 3 horas.
Abs
Ana