Museus do Vaticano, dicas práticas para aproveitar ao máximo a sua visita.
Vamos falar dos Museus do Vaticano e algumas dicas práticas para vivitar. Esta foi uma blogagem coletiva. Blogueiros da RBBV se uniram e cada um falou sobre o seu Museu preferido, são muitos Museus maravilhosos espalhados pelo Mundo.
Temos muitos Museus fantásticos em Roma e na Itália toda! Difícil escolher um preferido, por isso escolho os Museus do Vaticano e vou dar algumas dicas, pois são vários museus em um só. Isso mesmo! Por isso se diz Museus do Vaticano, é assim mesmo, no plural.
Se você deseja pode visitar os Museus do Vaticano com um pouco de exclusividade, entrar quando os Museus ainda estão fechados ao público. Pode fazer a visita Vip. Dica prática para entrar nos Museus antes de todos, as 07:30h como Vip e ver tudo com calma e paz… Nós participamos e mostramos para vocês ao vivo no Instagram, foi incrível ver os Museus e a Capela Sistina vazios, com pouquíssimas pessoas! Vale muito a pena, se você está com crianças ou pessoas de idade, ou mesmo se você ama arte e quer apreciar e aproveitar muito bem a visita. Veja como funciona este Ingresso Vip aos Museus do Vaticano.
Preparei algumas dicas práticas para visitar os Museus do Vaticano:
Dica 1 : Já fui muitas vezes e quase sempre a fila é grande, a menos que você tenha muita sorte ou seja período de baixa temporada (novembro, janeiro, fevereiro) certamente você perderá pelo menos uma hora na fila, então, sugerimos comprar o ingresso antecipado e ir logo cedo, os melhores horários são ou logo quando abre (as 9:00 h) ou na hora do almoço (tipo 12:30h/13:00h). Com o bilhete comprado antecipadamente, você pode ir direto à entrada, sem enfrentar fila (apenas o controle de segurança).
Dica 2: Todo início de ano o Vaticano divulga o calendário dos Museus do Vaticano e por ele você pode saber quais os dias que não será aberto devido a feriados, quais os dias de entrada gratuita, veja aqui como é, e os dias de abertura noturna, veja como é a visita noturna e também os dias de abertura normal. Controle o calendário abaixo.
Se quiser saber como é a fila nos dias de entrada grátis veja o Post sobre como foi o dia em que eu peguei a fila.
Dica 3: Como chegar?
Siga as mesmas indicações deste passo a passo para chegar à Basílica di San Pietro.Quando chegar ao semáforo, vai já ver o muro do Vaticano, siga à direita acompanhando o Muro. Muito fácil.
Dica 4: Para entrar você vai passar no detector de metais portanto não leve na bolsa nada que possa te causar problemas.
Dica 5: Logo quando entrar, passando a bilheteria suba a escada rolante e chegando ao andar superior (foto) logo do seu lado esquerdo verá um balcão onde pode alugar o áudio-guia. Tem em português e o aluguel custa 7 euros. (preço de maio/2018). Isso se você já não comprou antecipado, veja como.
Dica 6: No mesmo balcão do áudio-guia você vai pegar o mapinha dos Museus (gratuito). Você vai reparar que existem dois trajetos um mais curto e um mais longo. Os dois percursos terminam na Capela Sistina. Faça o longo! Pois, se optar pelo curto vai perder as Salas com os afrescos de Rafael, imperdíveis!
Dica 7: Antes de iniciar o percurso de visitação, logo de frente você vai ver um terraço, pouca gente sabe mas dali você vai ter uma vista incrível da cúpula e também de parte dos jardins vaticanos. Pode entrar e aproveite para fazer lindas fotos!
Dica 8: Durante a visita você vai reparar em algumas obras uma plaquinha vermelha escrito 100. Estas são as 100 obras mais importantes dos Museus. Dê mais atenção à elas.
Esta estátua que representa Laocoonte e seus dois filhos sendo atacados por duas monstruosas serpentes marinhas enviadas por Atenas, foi descoberta em 1506 e foi ela que deu início à primeira coleção dos Museus Vaticanos.
Dica 9: Para Visitar os Museus do Vaticano reserve pelo menos umas três ou quatro horas, pois é muita arte e história e vale a pena você aproveitar cada detalhe.
Como já falei são vários Museus em um, tem muito para conhecer; a Galeria de Arte Egípcia, Etrusca, a Galeria da Cartas Geográficas (linda), e muito mais, até uma parte somente de arte contemporânea. Além da tão famosa Capela Sistina que também está dentro dos Museus do Vaticano e é a última coisa que você vai ver.
Entre as várias galerias algumas merecem destaque:
Não deixe de visitar a Galeria de Arte Egípcia, com múmias seculares e muitos objetos históricos.
As famosas Salas de Raffaello Sanzio, com seus afrescos maravilhosos! Imperdível…
A Pinacoteca, com mais de 400 quadros dos maiores nomes, entre eles: Raffaello, Leonardo da Vinci, Caravaggio; a Galeria dos Mapas; com um teto que vai te deixar com torcicolo. É muito lindo!
Esculturas fantásticas, muita arte espalhada por toda parte.
E já no final do percurso você vai encontrar a parte mais esperada por todos, a Capela Sistina.
Dicas: Quando estiver dentro da Capela Sistina…
* Atenção é proibido tirar fotos ou filmar. Os seguranças estão bem atentos, se verem vão até você e te fazem apagar a foto na hora, já vi várias vezes turista “pagando mico”, evite constrangimentos.
Por esta razão não coloquei fotos aqui para vocês…apesar de existirem várias fotos espalhadas pela web, vou deixar você se surpreender!
* Fique em silêncio, aquele é um lugar sagrado. É na Capela Sistina que se reúnem os cardeais, quando devem escolher um novo Papa. Os seguranças ficam o tempo todo pedindo silêncio, é até desagradável. Vamos respeitar e aproveitar para observar aquela grande obra de arte, se deliciando com cada detalhe.
Entrando na Capela Sistina, claro que a primeira coisa que todos fazem é olhar para o teto, para ver os Afrescos pintados por Michelangelo; a criação de Adão com a mão estendida e o dedo indicador de Deus quase o tocando. Esta imagem é mágica!!!
É tudo deslumbrante!
E ainda para completar na saída dos Museus, mais um pouco de arte, a fantástica escada espiral de Giuseppe Momo de 1932.
Horários:
De Segunda a Sábado
Domingo não abre, exceto no último domingo do mês quando é gratuito.
Entrada: das 9:00h às 16:00h – (fecha as 18:00h)
Visita Noturna: confira no calendário.
Bilhete: Se você vai enfrentar a fila pode comprar lá no momento (não aconselho, a menos que seja um mês de baixa temporada).
Se preferir evitar a fila, compre antes:
compre em italiano e inglês on line no site do Vaticano –
compre em português no parceiro do blog, on line
Quer fazer com guia em português?
Veja: Tour em Pequeno grupo em português em Roma.
Grátis para todos:
No último domingo de cada mês (ultima entrada até as 12:30h)
No Dia mundial do turismo – 27 de setembro
Confirme sempre antes os dias de abertura e gratuidade no calendário do Vaticano, veja mais acima.
Onde fica? Siga as mesmas indicações deste passo a passo para chegar à Basílica di San Pietro. E chegando ao Farol, vire à direita e acompanhe o Muro. Muito fácil.
Gostou?
Veja mais sobre os Museus do Vaticano
Antes de viajar:
Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te oferece as melhores empresas seguradoras e ótimas condições de pagamento. Todo atendimento e acompanhamento em português, veja aqui o seu orçamento.
Reserve o seu hotel aqui pelo Booking.com que é um dos melhores sites de reservas de hotéis e um parceiro do blog. Desta forma você dá uma forcinha para o blog e pra você não custa nada a mais. Ou seja, você não paga nada a mais por isso! 😆
Reserve por aqui:
Quer saber tudo sobre Roma?
Curta no facebook
Siga no Instagram
Veja também muitos outros Museus espalhados pelo Mundo dos outros blogueiros da RBBV
A Fragata Surprise – Casas-museus: a vida cotidiana de gente muito especial Despachadas – 5 Museus Interativos ao redor do mundo Alemanha Tá indo pra onde? – Ilha dos MuseusViajoteca – 5 museus inusitados em Berlin Pelo Mundo Com Vc- Museu do Holocausto ou Memorial aos Judeus Mortos da Europa Já Fomos – Visitando o Campo de Concentração em Dachau Pequenos pelo Mundo – Museus de Automóveis na Alemanha A Li na Alemanha – Museu Mercedes-Benz Bulgaria Escolho Viajar – Museu Nacional de História Militar Espanha Virando Gringa – Museo Atlantico Comendo Chucrute e Salsicha – Museo de Artes y Costumbres Populares de Sevilla Esto Es Madrid, Madrid – Museo de Altamira Sol de Barcelona – Museu Joan Miro França Viagem LadoB – Museé D’Orsay A Path to Somewhere – Centre Pompidou Destinos por onde andei… – Louvre Direto de Paris – Musée Rodin SOSViagem – Museu do Louvre X Museu d’Orsay Apure Guria – Antigo Egito no Museu do Louvre: incrível! Grécia
Fourtrip – Museus de Atenas Holanda Novo Caroneiro – Sexmuseum Irlanda Juntando Mochilas – Museu do Terror The Life of isa – 4 museus gratuitos em Dublin Itália Passeios na Toscana – Palazzo Pitti The Nat’s Corner – Pinacoteca de Brera VoupraRoma – Museus do Vaticano Roma Pra Você – Galleria Borghese Grazie a Te – Corredor Vasariano Reino Unido No Mundo da Paula – Museum of London Vamos Viajar – British Museum Segredos de Londres – Victoria and Albert Museum Mochilão Barato – Madame Tussauds República Tcheca Trilhas e Cantos – Museu do ComunismoRússia Love and Travel – Museu Hermitage – Rússia Suiça Carta sem Portador – Fondation Gianadda Turquia Travel with Pedro – Museu de Arte Islâmica e Turca Brasil Coisos on the go – Inhotim E aí, Férias! – Museu Imperial Outro blog – Museu do AmanhãKariDesbrava – Museu Nacional de Belas Artes O Melhor Mês do Ano – Museu do FutebolCantinho de Ná – Museu do Frevo De Cá Pra Lá – Museu Palácio dos Bandeirantes Viagens que Sonhamos – Fundação Iberê Camargo Nativos do Mundo – Museu da República Atravessar Fronteiras – CCBB – DF Embarque neste blog – Museu Casa Guilherme de AlmeidaVida de Turista – Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS Mel a Mil pelo Mundo – Museu Julio de Castilhos Devaneios de Biela – Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)Tirando Férias – Museu de Zoologia da USP D&D Mundo Afora – 9 museus no BrasilChile Gastando Sola Mundo Afora – Museo Chileno de Arte PrecolombinoPerú De Mochila e Caneca – Museu da Inquisição Estados Unidos Família Viagem – Fernbank Museum of Natural History Janela para o Mundo – GracelandRenataPereira.tv – Bibliotecas e Museus presidenciais nos EUA Aquele Lugar – Museu do Ar e EspaçoCasal Califórnia – Museus no Balboa Park Malas e Panelas – The Broad Museum Felipe, o pequeno viajante – Museu de Anchorage, Alaska Ideias na mala – Melhores Museus de San Francisco Mexico Viagem de Fuga – Museu Frida Kahlo Uzi Por Aí – Museu Soumaya China Like Wanderlust – Museu Qin e os Guerreiros de TerracotaVietnã Brazuka – Museu da Guerra (War Remnants Museum) Japão A Aventura Começa – Museu Meijimura Austrália Coordenadas do mundo – Museu de Arte Contemporânea
Visite os Museus do Vaticano quando estiver em Roma, e aproveite as nossas dicas práticas!
Impressionante! Deve ser uma visita inesquecível, uma viagem na história!! Abraços!
Olá Juliane,
Realmente é Fantástico! Para mim é imperdível!
bjs
Ana
Muito bom o post! Dicas super úteis mesmo! Parabéns!
Olá Liliane,
Obrigada querida!
Já arrumei o link do seu post.
bjs
Ana
Museu realmente incrível, e vou deixar mais uma dica: na capela Sistina não pode sentar fora dos banquinhos rsrsrs. Meu pai sentou no banco e eu sentei nos pés dele para descansar, já veio um guardinha me dar puxão de orelha kkk tive que aguentar em pé mesmo!!!! Abraços , Léli
Olá Léli,
Obrigada pela dica…
hahaha é eles São meio rígidos mesmo!
bjs
Ana
Esta dica de comprar antes é imprescindível! Fiz isso e fui passando pela fila, até a porta, quando entramos no lugar exclusivo para quem compra com antecedência, fiquei com pena de quem não leu blogs antes de viajar 🙂
Oi Nivia,
É sim comprar antes é fundamental ainda mais numa cidade como Roma. bjs, Ana
Oi Ana, já estive aí e fiquei admirada com tanta beleza, emocionante e inesquecível!!! Boa escolha 😉
Abs , Denya
Olá Denya,
Adoro os Museus Vaticanos e resolvi fazer este dicas práticas, baseado nas perguntas que recebo todos os dias no blog. Tem gente que diz que vai visitar somente a Capela Sistina, mas os Museus vai deixar para outra vez… Agora todos já sabem que a Capela Sistina está dentro dos Museus do Vaticano.
bjs
Ana
Aninha, adorei as dicas! Realmente são super úteis pra quem tá planejando (ninguém merece fila, né?!).
Olá Camila,
Obrigada! É isso mesmo, fila jamais!!!
Bjs
Ana
Ótimo post, deu vontade de conhecer todos esses lugares! 🙂
Oi Gabi,
Obrigada querida,
Vem pra Roma!
bjs
Ana
Ainda não tive a oportunidade de conhecer o Vaticano, mas após ler a sua postagem confesso que a vontade dobrou de tamanho!!
Olá Paulo,
Vem pra Roma! Realmente os Museus do Vaticano são maravilhosos, tem que visitar…
Bjs
Ana
Olha, eu achei esse seu post de utilidade pública! Antes de visitar os MV eu tinha muitas dúvidas e era meio nebuloso: não entendia se era um ou muitos e etc… Até quase desisti de ir! Risos.
Olá Poliana,
Obrigada. Fiz pensando nisso mesmo! Em facilitar um pouco a visita…
Ainda bem que não desistiu! rsrsrs
bjs
Ana
Esse museu é incrível! Adoro a Galeria dos Mapas!!
Olá Nini,
Eu também a Galeria dos Mapas e a Galeria Egípcia adoro! Isso sem falar na Capela Sistina né?
Bjs,
Ana