Blogagem Coletiva #bateevolta
Bate e Volta de Roma a Orvieto!
O blog Vou pra Roma está participando de uma Blogagem Coletiva, entre blogs amigos, várias dicas de viagem “bate-e-volta” para rechear o seu feriado! Ou mesmo para vocês que estão na Itália e querem conhecer algo diferente pertinho de Roma.
Orvieto, uma das mais antigas cidades Italianas!
Lugar maravilhoso e bem perto de Roma.
Um bate e volta fantástico e super fácil de chegar…
Roteirinho passo a passo…
Partindo de Roma, você vai pegar o trem que sai da estação Termini e vai para Orvieto. Pode comprar através do site daTrenitalia ou diretamente na estação nas maquininhas ou nos guichês de vendas.
Comprando na estação custam 7,70 euros ida e 7,70 euros volta.
Online custa um pouquinho mais barato.
Dica importante, que já passei em outro POST: valide seu bilhete na maquininha verde, na estação antes de embarcar para evitar multas.
São apenas 1 hora e 13 minutos de trem para viajar séculos e mergulhar na história de uma cidade medieval localizada na região de Úmbria, que foi construída pelos Etruscos, povo mais antigo que os romanos.
Vamos mergulhar…
Chegando a Orvieto, você desce da estação e saindo logo do outro lado da rua você vê a estação do Funicolare, é ele que você vai pegar para chegar à cidade que está lá no alto. Certamente você deve conhecer aquela canção, tantas vezes cantada por Pavarotti…
“Funiculi funicula funiculi funiculaaaaa…” então é isso mesmo, Funicola ou Funicolare é um bondinho que anda nos trilhos subindo a montanha, bem divertido.
Você compra um bilhete que custa 1,50 euros e vale por 90 minutos, sobe com o Funiculare e logo saindo da estação, está um ponto de ônibus que te leva até a praça principal da cidade.
O mesmo bilhete que você usou para subir de Funiculá vale por
90 minutos e com ele você ainda pode pegar o ônibus.
Mas, antes de pegar o ônibus você tem duas coisas interessantes para visitar por ali.
Logo a sua direita ao lado da estação do Funicolare, está o ponto de informações turísticas, retire gratuitamente o seu mapinha da cidade e a dica é se perder nesta cidade encantadora!
Depois de pegar seu mapinha, desça a rua a direita e você vai ver uma construção redonda, é o Poço de São Patrício e para a sua esquerda a Fortaleza de Albornoz erguida no século 14, onde antes estava um templo etrusco e que hoje é um Jardim público de onde se tem uma vista panorâmica linda, e de lá você pode ver também o Poço de São Patricio.
Faça a visita ao Poço antes de começar seu tour pela cidade. Pois, depois do almoço fica mais difícil de encarar. Experiência própria!
O Poço de São Patrício é do século 16, construído por ordem de Clemente VII é famoso por sua engenharia, imagine que em volta do Poço existem duas escadas em forma de espiral que não se cruzam nunca, uma que sobe e uma que desce, é bem interessante.
São 62 metros de profundidade e um diâmetro de 13,5 metros e 248 degraus, mas vale muito é show!
A entrada custa 5,00 euros.
Então depois de descer e subir a famosa escada espiral e jogar uma moedinha no poço para dar sorte, dê uma entrada na Fortaleza de Albornoz que está do lado esquerdo da estação do Funicula e faça algumas belas fotos de Úmbria.
Logo depois você já pode pegar o ônibus, acredito que seu bilhete de ainda estará na validade dos 90 minutos.
O ônibus vai te deixar na praça principal bem em frente ao
Duomo de Orvieto…
Descendo do ônibus prepare-se para uma visão deslumbrante!
O Duomo é todo colorido, revestido de mosaicos, é de babar..
Eu já viajei muito pelo mundo e pela Itália, já vi muitas Catedrais, mas esta é diferente! É uma das mais lindas Catedrais de toda a Itália, sua arquitetura gótica misturada com um estilo romântico a torna diferente das outras.
Sua construção teve início em 1290, mas demorou 3 séculos para ser finalizada. È plena de detalhes, mosaicos, cores, dourado. Em seu interior, uma das obras importantes é o afresco do Juízo Final, e dizem ter inspirado Michelangelo quando realizou a famosa Capela Sistina. Realmente é linda!
A entrada custa 3,00 euros.
Outra atração que você pode visitar é a Torre dos Mouros.
Foi construída bem no centro da cidade, baseado nos pontos cardeais e simbolizava o poder econômico da cidade na idade média. Sua construção data de 1200 e o relógio que você vê lá
no topo é de 1875.
Dizem que a vista é linda, você sobe uma parte com o elevador e depois tem que subir mais 230 degraus, eu confesso que não encarei… Se você for, suba antes de comer e beber… rsrsrs
A entrada custa 3 euros.
Bom, vamos falar das delícias de Orvieto…
Típico da região, não deixe de experimentar o vinho Orvieto Clássico, fresco e delicioso!
Entre os pratos típicos da região de Úmbria estão os pratos de caça como o cinghiale ( javali), pombo, codorna.
Eu optei pelo cinghiale por ser muito próximo do porco, apesar de ter um sabor mais acentuado é bem gostoso.
Comi uma pasta com molho de cinghiale deliciosa. E as outras pessoas que estavam comigo optaram por pasta ao tartufo, também outra especialidade da região e polenta ao sugo de cinghiale. Tudo delicioso acompanhado do Vinho Orvieto Clássico.
Depois de comer sugiro que faça uma caminhada pelas ruazinhas,
Encha os olhos com os artesanatos, lojinhas de lavanda e cerâmicas aliás, eles produzem cerâmicas lindíssimas, se você tem um espacinho na mala ainda compre alguma cerâmica para levar. São lindas!
E tem também o Angelo Custode ( anjo da guarda). Eles vendem um anjinho de cerâmica que é um sininho, super fofo!!!
É bem pequeno e cabe na palma da mão; dizem que todos os dias quando você acorda deve balançar o seu anjinho e pedir para ele acordar também para te olhar e te dar proteção naquele dia…
Eu tenho o meu que comprei em Assis e o balanço todos os dias. Leve um para você e quem você gosta, este cabe na mala com certeza!
Observe cada detalhe das pequenas ruas medievais… Aproveite, pois você esta numa das cidades mais antigas da Itália.
E assim terminamos nosso dia inesquecível… Saindo da praça principal onde está a Catedral, para voltar para a estação do Funicula, nós voltamos caminhando, é tranqüilo, pois é descida e são uns 500 metros.
Pegamos o Funiculá e depois deste dia viajando através dos séculos, é hora de pegar o trem de volta a Roma…
Compre já sua passagem e vá conhecer Orvieto, é imperdível! Para comprar sua passagem online, veja no site da Trenitalia.
Resolveu dormir por lá e aproveitar mais um dia? Reserve seu hotel através do Booking.
Booking.com
Gostou?
Veja também:
Bate e Volta a Castel Gandolfo e Frascati
Bate e Volta a Tivoli, Ostia Antica, Dubrovnik
Confira os outros Blogs participantes da Blogagem Coletiva com dicas de #bateevolta em diversos outros lugares do mundo.
Rio de Janeiro- Arraial do Cabo: Passeio de barco pelas praias de Arraial do Cabo – Fourtrip
http://www.fourtrip.com.br/2015/10/rio-de-janeiro-arraial-do-cabo-bate-e.html
São Paulo – Santos: Passeio de bondinho sem ficar pelado em Santos – me deixa ser turista http://medeixaserturista.com.br/passeio-de-bondinho-sem-ficar-pelado-em-santos/
São Paulo – “São Paulo – Praça da Luz, Mercadão e Praça da Sé” – Ligado em Viagem – http://www.ligadoemviagem.com.br/2015/09/14/sao-paulo-visitando-a-praca-da-luz-o-mercadao-e-a-praca-da-se/
Paraíba – Território Macuxi – passe um dia de índio em meio à natureza paraibana – Atravessar Fronteiras http://www.atravessarfronteiras.com/2015/10/dia-de-indio-na-paraiba.html
De Manaus a Iranduba – Amazonas: Praia de Açutuba e Cachoeira do Castanho, em Iranduba, Amazonas – Pequeno Grande Mundo
Minas Gerais – Ouro Preto: Bate-e-Volta no feriado que vem chegando – Destinos por onde andei…
http://www.destinosporondeandei.com.br/2015/10/ouro-preto-bate-e-volta-no-feriado-que.html
Colômbia – BATE E VOLTA DE MEDELLÍN À GUATAPÉ, COLOMBIA: SUBIR 700 DEGRAUS COM CRIANÇAS – Desempilhados http://www.desempilhados.com/2015/10/roteiro-guia-bate-volta-turismo-pedra-guatape-penol-colombia-with-kids-viagem-familia.html
Dunas de Casa Nova (BA) – Dunas de Casa Nova, um Mar no Sertão! De Petrolina para o Mundo http://www.depetrolinaparaomundo.com.br/2015/09/dunas-de-casa-nova-ba-um-mar-no-sertao.html
Lapa no Paraná, bate e volta desde Curitiba – Comendo Chucrute e Salsicha:
http://www.comendochucruteesalsicha.com.br/um-dia-na-lapa-parana/
Várias cidades – 10 passeios bate e volta para curtir no feriado – D&D Mundo Afora
http://www.dedmundoafora.com.br/2015/10/10-passeios-bate-volta-curtir-feriado.html
Brasil, França e Portugal em bate-voltas: ops, não exatamente entre eles! Viagens da Mochilinha Gaúcha
http://www.mochilinhagaucha.com.br/2015/10/pirenopolis-giverny-sintra-viagens-mochilinha-gaucha.html
Rio de Janeiro (RJ) – Viagem bate-volta: o que não fazemos por uma cerveja… Freitas para o Mundo http://www.freitasparaomundo.com.br/2012/12/03/viagem-bate-volta-que-nao-fazemos-por-uma-cerveja/
Santa Catarina – Várias cidades: Bate e volta pelas praias de Santa Catarina – Destino Mundo Afora –http://www.destinomundoafora.com.br/2015/10/blogagem-coletiva-bate-e-volta-pelas.html
São Paulo (capital e arredores): Blogagem Coletiva: 10 passeios bate e volta pra quem está em São Paulo curtir o feriadão – Família Viagem –http://www.familiaviagem.com.br/2015/10/29/blogagem-coletiva-10-passeios-bate-e-volta-pra-quem-esta-em-sao-paulo-curtir-o-feriadao
Rio de Janeiro – 10 destinos bate volta no Rio de Janeiro – Vida de Viajete –http://www.vidadeviajete.com/dicas-de-passeio-bate-volta-no-rio-de-janeiro
Pirenópolis – “Bate-e-volta em Pirenópolis” – Olhar de Viajante –http://www.olhardeviajante.com.br/bate-e-volta-em-pirenopolis
Roma/Itália – Bate e Volta Roma a Orvieto VoupraRoma https://www.voupraroma.com/bate-e-volta-de-roma-a-orvieto/
Obrigada Voupraroma! Fui a Orvieto e amei tudo! Obrigada mais uma vez, seu blog foi muito utli na minha viagem… Um abraço!
Olá Patricia,
Obrigada você por seguir o Blog. Que bom que você gostou do passeio até Orvieto! Realmente é uma linda cidade que vale a pena ser visitada!
Continue nos seguindo! Já conhece o nosso instagram – https://instagram.com/voupraroma/
Bacio di Roma
Ana
Olá
Que bela dica para a próxima viagem a Roma! 🙂 E que vista é essa da Fortaleza, belo post.
Abs
Edson
grazie Edson, Orvieto é mesmo linda, tem que ir!
Que surpresa descobrir um lugar tão lindo e tão perto de Roma! Está anotado para a minha próxima passagem pela Itália!
Talita,
Pois é, e é uma das mais antigas cidades da Itália, imagina que linda!!!! Eu amei, já estive duas vezes…Vale muito! bjs