Através do óculo, uma Chuva de pétalas vermelhas no Pantheon em Roma!
É isso mesmo! Dentro do Pantheon, uma chuva de pétalas vermelhas, um momento de grande emoção que acontece todos os anos no dia de Pentecoste.
Já imaginou presenciar este momento?
Você lá dentro e uma chuva de pétalas vermelhas no Pantheon em Roma, caindo através do óculo (abertura no teto Pantheon). Na minha primeira tentativa, cheguei as 9:00h e já tinha uma multidão. Não consegui entrar.
Em 2017 fui as 06:00h/06:30h estava vazio ainda e quando abriu as 09:00h já havia uma enorme fila do lado de fora. Claro que entrei e levei vocês comigo!
Olha o vídeo aqui. Momento único, a Chuva de pétalas no Pantheon em Roma!
Quem já se inscrecveu no canal do youtube, nos segue no Instagram e já curtiu a nossa página no Facebook, viu tudo ao vivo! Emocionante… Imperdível! Aproveita pra se inscrever no Canal! =)
Vamos entender o motivo deste acontecimento…
Vocês sabem o que é o dia de Pentecoste?
Pentecoste é uma celebração que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus, cinquenta dias após a páscoa. É uma das datas mais importantes para a igreja além da Páscoa e do Natal. E o que significa a palavra Pentecoste? Deriva da palavra grega Pentekoste que significa quinquagésimo, referindo-se aos 50 dias contados a partir da Páscoa. Para recordar o milagre de Pentecoste, da descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos de Jesus, 50 dias após a Páscoa se comemora o Dia de Pentecoste.
E porque no Pantheon?
Porque o Pantheon para quem não sabe, hoje é uma Basílica.
A Basílica di Santa Maria ai Martiri.
E o que significa esta chuva de pétalas vermelhas?
Uma antiga tradição que foi suspensa nos séculos passados e foi reiniciada em 1995. Em alusão a passagem bíblica, quando os apóstolos todos reunidos receberam uma chuva de línguas de fogo e neste momento receberam o Espírito Santo.
Neste sentido as pétalas de rosas vermelhas representam a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos.
Como acontece a Chuva de Pétalas vermelhas no Pantheon?
Após a Missa de Pentecoste, são despejadas pelo óculo do Pantheon milhares de pétalas de rosas vermelhas… As pétalas são despejadas lá de cima pelos bombeiros. O piso fica coberto por um tapete de pétalas vermelhas… Emocionante!
Do lado de fora caso você não tenha entrado, pode aproveitar para curtir o rapel dos bombeiros para descer do teto do Pantheon! Imperdível!
Quando?
Em 2018 o Dia de Pentecostes foi no dia 20 de maio.
Em 2019 o Dia de Pentecostes será dia 09 de junho.
Cheguei muito cedo mesmo e consegui entrar, a missa é sempre as 10:30h e depois da missa acontece este maravilhoso e emocionante acontecimento. Geralmente por volta das 12:00h, mas claro que fica bem cheio, então chegue cedo… Muito cedo!
Estarei lá novamente este ano… Vamos? Eu não vou perder por nada…
Se você estiver em Roma, te espero lá. Me manda mensagem dizendo se você vai e podemos nos encontrar por lá. Será um prazer.
Aproveite e veja mais sobre o Pantheon.
Veja também:
Reconstrução virtual dos Fóruns Imperiais
Onde comer perto da Piazza Navona
Se você ainda não reservou o seu hotel, o Booking.com é um parceiro do blog e reservando por aqui é uma forma muito simpática de ajudar o blog a se manter e você não paga nada a mais por isso. Além de reservar num dos melhores e mais confiáveis site, o Booking.com tem sempre ótimas ofertas.
Quer saber tudo sobre Roma?
Não deixe de curtir também a nossa página lá no Facebook
E siga-nos no Instagram @voupraroma
E te espero lá no para ver esta Chuva de pétalas vermelhas no Pantheon em Roma novamente!
Deve ser um momento muito especial. Agradeço pelos esclarecimentos. 🙏🌹
Olá Janete,
É sim querida, um momento único e vale a pena madrugar!
Te espero para o próximo ano.
bjs
Ana
Dá para tirar foto no meio das petalas de rosas depois/antes da cerimonia? Ou nao é permitido?
Olá Tammy,
A chuva de pétalas, você deve ter lido no Post, só acontece depois da cerimônia. Pode fotografar, mas este ano ele cercaram e somente as crianças podiam entrar no meio das pétalas.
Mas é lindo demais, eu todo ano madrugo para assistir.
bjs
Ana