Bate e Volta partindo de Roma a Castel Gandolfo e Frascati
Fazer um bate e volta para conhecer Frascati e Castel Gandolfo, dois deliciosos passeios que você pode fazer partindo de Roma, no mesmo dia ou um em cada dia, para aproveitar mais. Depende da época que você decidir ir.
As duas cidades fazem parte de Colli Albani que é uma cadeia de montanhas vulcânicas e compreende várias cidadezinhas, região famosa por seus vinhos brancos é chamada também de Castelli Romani.
Castelli Romani
Sim, o nome se refere a pequenas cidades que cresceram em volta dos castelos, que na época eram construídos pelos Papas. Frascati, no caso, é a maior delas.
Vamos começar por Castel Gandolfo e o maravilhoso lago Albano.
Como é Castel Gandolfo?
Castel Gandolfo é uma cidadezinha que está há uns 30 km de Roma. As principais atrações são o Lago Albano, maravilhoso lago de origem vulcânica, que no verão vira uma grande praia, muitos romanos frequentam. Eu e Fausto amamos ir até lá para comer numa fraschetta à beira do lago. De grande importância também em Castel Gandolfo, a Residência de férias do Papa.
Na hora de comer em Castel Gandolfo:
Primavera, verão e até mesmo inverno, os romanos costumam ir muito para esta região. Isso porque em Castel Gandolfo existem vários restaurantes e fraschettas à beira do lago, no verão ficam lotados, pois as pessoas vão para aproveitar a praia de lago e passar o dia.
A região é conhecida também pelos seus bons vinhos, acho que você já deve ter ouvido falar do Frascati, um vinho branco leve, delicioso para os dias quentes e vale lembrar que a maioria dos vinhos da casa que vocês irão beber nos restaurantes em Roma, vem desta região, Castelli Romani.
Como chegar a Castel Gandolfo:
As duas formas melhores para ir a Castel Gandolfo, carro ou trem.
Se você não quer dirigir, pois deseja ter a tranquilidade de poder beber um vinhozinho, pode contratar um passeio com motorista especializado e que fala português, com nossos parceiros de mais de 20 anos de experiência. Veja como e solicite um orçamento aqui.
E ainda como opcional, tem o nosso acompanhamento, contrate sempre acompanhadores de turismo habilitados na Itália e toda Europa. Se estiverem em 3/4 pessoas ou mais é uma ótima opção.
De carro:
Se está em 3 ou mais pessoas, pode ser interessante alugar um carro em Roma, assim pode fazer as duas cidades num dia só, pode ir até Frascati, onde o pôr do sol na época da primavera e verão é maravilhoso!
Quer ter uma idéia de quanto custa ou até mesmo já fazer sua reserva? A Rentcars é uma boa opção, pois oferece a cotação das mais conhecidas locadoras. Se você reservar por aqui não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter.
Saia de Roma pela saída 23 do GRA (Grande Raccordo Anulare, é tipo o Anel Viário para nós paulistas), siga pela Via Appia, seguindo as placas da direção Albano/Velletri, e depois as placas Castel Gandolfo.
Bom, aqui vão as outras opções de como chegar para vocês decidirem:
De trem:
Na estação Termini pegue o trem regionale Roma – Castel Gandolfo / Destino Albano Laziale e desça na estação Castel Gandolfo. Fique de olho para não perder a estação onde deve descer. O bilhete custa 2,10 euros compre logo o da ida e da volta, pois lá é difícil comprar (o bilhete vale por 4 horas contadas a partir do seu horário de partida) e não esqueça que deve validar o seu bilhete na maquininha verde antes de embarcar. Validar na ida e na volta.
Se comprou on line, imprima e leve a folha impressa, não tem que validar.
Chegando em Castel Gandolfo: Se você for de trem, quando chegar vai ter que encarar uma caminhadinha de uns 15/20 minutos… Pense que vai caminhar na subidinha, para chegar até a Residência de férias do Papa, depois vai descer até o lago e depois para pegar o trem ou ônibus terá que subir novamente, não é muito fácil… Ainda mais no verão, mas vale a vista!
Chegando, para um dos lados você vai ver o lago, para outro a cidade… Caminhe para o lado da cidade, subidinha, aprecie a beleza da paisagem, ali estão vários restaurantes com vista panorâmica do lago e no final da Rua está a Residência de férias do Papa e atualmente também a residência do Papa Bento XVI atualmente.
Depois, uma caminhada descendo e você chega ao Lago… Muito lindo. Na época de verão tem pedalinhos, caiaques e cadeiras para alugar , você pode curtir uma praia de lago enquanto come algumas delícias por ali. Dica: leve toalha e biquíni.
E o que é fraschetta?
Um restaurante típico italiano onde ou você pode levar o que vai comer e consumir somente o Vinho e ou também tem algumas que não permitem e vendem as próprias comidinhas, neste caso tem um balcão repleto de delícias, você vai lá escolhe tudo o que deseja, Porchetta (porco desossado e assado com ervas, tipo pururuca), Mozzarella, Prosciutto, verduras grelhadas, salames, queijos, etc. Então eles pesam e você pega tudo e leva para a mesa, além claro do vinho da casa (um bom Frascati)… Uma delícia!
O nome deriva do vinho Frascati. Com uns 10/15 euros por pessoa você come e bebe muito bem. Delicioso!!! As fraschettas são típicas da região.
Vamos falar de Frascati.
Em Frascati um programa imperdível é comer numa das fraschettas no Por do sol. Programa para primavera e verão, pois no outono e inverno as Fraschettas ao aberto não funcionam, apenas as tratorias. Neste caso pode fazer o trajeto contrário, antes Frascati e depois Castel Gandolfo e almoçar por lá.
Em Frascati, você pode comprar tudo que deseja comer e depois ir até a fraschette e pagar somente o vinho. E ainda as fraschettas estão no alto da cidade de onde você tem uma vista panorâmica linda. Enquanto você bebe um bom vinho Frascati e come a tradicional porchetta, de presente, aprecia um pôr do sol espetacular!
Para chegar nesta rua das fraschettas, você passa pela praça principal da cidade onde está a Catedral, atravessa por dentro de uma galeria de lojas e chega em uma outra pracinha cheia de barraquinhas vendendo a porchetta, salames, queijos, alcachofras, azeitonas, pão italiano, etc. É alí que você pode comprar oque deseja comer e depois ir até uma fraschetta já com as suas comidinhas, sentar e comprar somente o vinho, um verdadeiro e refrescante Frascati…. Passe pela pracinha faça as suas compras e siga em frente…
Aí você já vai avistar as Fraschettas. Esta rua cheia de mesinhas que você está vendo na foto abaixo. Basta sentar, pedir um litro de Frascati, abrir seus pacotinhos de porchetta, salame, queijos que você já comprou e aproveitar!!!
Um dos lados bons da Itália é este, tudo muito simples, você se sente relaxado, sem frescuras!
Olha este Pôr do sol em Frascati!!!
Adoro, sempre que posso nos meses mais quentes, vou a Frascati no fim do dia.
É lindo e delicioso!!! Não deixe de experimentar a porchetta, olha ela aqui.
Ainda em Frascati aproveite para fazer um passeio também pela cidade que é bem bonitinha, com suas ruas e construções de época. Além da linda Villa Aldo Brandini que é cercada por um jardim lindíssimo e está bem de frente para a praça principal da cidade, data do início do Barroco. Visite também a Catedral Barroca.
Como chegar a Frascati partindo de Roma?
De trem:
Pegue o Trem Regional Roma – Frascati na estação Termini e em 30 minutos você estará lá. Tranquilo. Custa 1,90 euros – Não esqueça que deve validar, tanto na ida como na volta, o seu bilhete na maquininha verde antes de embarcar no Trem. Evite levar multas. Se comprou on line, imprima e leve a folha impressa, não tem que validar.
Veja como validar a sua passagem no nosso artigo transportes em Roma e evite levar uma multa.
O mais legal de Frascati é comer nas fraschettas e ver o pôr do sol…. Aproveite um dia inteiro e conheça a região, se você resolver ir de carro ainda pode dormir por lá. Assim pode beber o seu vinho sem stress.
Ou ainda se você não quer dirigir, pois deseja ter a tranquilidade de poder beber um vinhozinho, pode contratar um passeio com motorista especializado e que fala português. Veja como aqui. Se estiverem em quatro pessoas pode ser uma boa opção.
Outro passeio imperdível é Orvieto, uma das cidades mais antigas da Itália, e um bate e volta de trem super fácil, veja o Post com as dicas todas de Orvieto, é fantástica!
Veja também:
Como ir do aeroporto até o centro?
Está vindo pra Roma? Algumas dicas pra você!
Antes de viajar:
Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.
Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.
Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.
Reserve o seu hotel em Roma ou qualquer outra parte do Mundo, através de um site confiável e conhecido. O Booking.com é um parceiro do blog, e reservando através do nosso blog no link do Booking.com você ajuda o Blog , pois o blog recebe uma pequena comissão do Booking, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! 😆
Reserve entrando por aqui:
Quando pesquisar procure pelos melhores hotéis segundo a avaliação dos hóspedes e o número de avaliações, isso é importante. Você também pode reservar apartamentos se estiver em família, no site do Booking também tem apartamentos bem legais, para quem não sabe.
Castel Gandolfo e Frascati, duas cidades que você tem que conhecer perto de Roma!
Ana, estaremos em Roma. Já compramos alguns passeios bate e volta. Por favor me envie orçamento pra Castel e Frascati
Olá Denize,
Lhe enviamos no seu e-mail.
Abs
Ana