Bate e Volta de Roma a Orvieto
Orvieto, um bate e volta partindo de Roma, veja o passo a passo.
Uma das mais antigas cidades Italianas. Lugar maravilhoso e perto de Roma. Orvieto está na Região Umbria.
Passo a passo, bate e volta de Roma a Orvieto:
Partindo de Roma, vamos fazer este bate e volta a Orvieto. Você vai pegar o trem que sai da estação Termini e vai para Orvieto (trem regional). Pode comprar através do site da Trenitalia.com ou diretamente na estação nas maquininhas ou nos guichês de vendas.
Comprando na estação custam 7,70 euros ida e 7,70 euros volta. (os valores podem variar conforme a época do ano – preço referente a data deste Post). Online custa um pouquinho mais barato.
Dica importante: Já passei esta dica em outro Post.
Se você comprou na estação: valide seu bilhete na maquininha verde, na estação antes de embarcar para evitar multas. Na ida e na volta, atenção!
Se você comprou on line: basta imprimir e levar o comprovante.
São apenas 1 hora e 13 minutos de trem para viajar séculos e mergulhar na história de uma cidade medieval localizada na região de Úmbria, que foi construída pelos Etruscos, povo ainda mais antigo que os romanos.
Se você está prefere o conforto de um motorista especializado, credenciado e que fala português, pode fazer um tour privativo e aproveitar para conhecer no mesmo dia Civita di Bagnoregio, que fica ha 25km de Orvieto.
Vamos conhecer um pouco de Orvieto, um dos bate e volta mais fáceis para fazer partindo de Roma.
Chegando a Orvieto, você vai descer da Estação e saindo, logo do outro lado da Rua você vai ver a Estação do Funicolare, é ele que você vai pegar para chegar à cidade que fica lá no alto. Certamente você deve conhecer aquela canção, tantas vezes cantada por Pavarotti. “Funiculi funicula funiculi funiculaaaaa” então é isso mesmo, Funicola ou Funicolare é um bondinho que anda nos trilhos subindo a montanha, bem divertido.
Você compra um bilhete que custa 1,50 euros e vale por 90 minutos, sobe com o Funiculare e logo saindo da estação, está um ponto de ônibus que te leva até a praça principal da cidade.
O mesmo bilhete que você usou para subir de Funiculare vale por 90 minutos e com ele você ainda pode pegar este ônibus também. Na descida faça caminhando ou precisará de outro bilhete de ônibus que vai comprar na tabacaria na cidade.
Mas, bem ao lado de onde vai pegar o ônibus você tem duas coisas interessantes para visitar por ali. Logo a sua direita ao lado da estação do Funicolare, está o ponto de informações turísticas, retire gratuitamente o seu mapinha da cidade e a dica é se perder nesta cidade encantadora!
O que fazer em Orvieto:
Pode deixar para a volta ou fazer antes de pegar o ônibus. Ao lado do Ponto de Informações, desça a rua a direita e você vai ver uma construção redonda, é o Poço de São Patrício e para a sua esquerda a Fortaleza de Albornoz erguida no século XIV, onde antes estava um templo etrusco e que hoje é um Jardim público de onde se tem uma vista panorâmica linda, e de lá você pode ver também o Poço de São Patricio.
Pode fazer a visita ao Poço antes de começar seu tour pela cidade ou depois, depende de seu pique. Depois do almoço fica mais difícil de encarar, experiência própria!
O Pozzo di San Patrizio ou Poço de São Patrício, do século XVI, construído por ordem de Clemente VII é famoso por sua engenharia, imagine que em volta do Poço existem duas escadas em forma de espiral que não se cruzam nunca, uma que sobe e uma que desce, é realmente muito interessante.
Imagine que são 62 metros de profundidade e um diâmetro de 13,5 metros e 248 degraus, a entrada custa 5,00 euros (atualizado agosto/2020).
Força, pois é incrível e vale a pena!
Então depois de descer e subir a famosa escada espiral, dê uma entrada na Fortaleza de Albornoz que está do lado esquerdo da estação do Funiculare e faça algumas belas fotos panorâmicas da região Úmbria.
Eu já viajei muito pelo mundo e pela Itália, a Duomo de Orvieto é uma daquelas Catedrais que te deixam de boca aberta. Sua arquitetura gótica e o seu colorido a torna diferente das outras. Sua construção teve início em 1290, mas demorou três séculos para ser finalizada.
È plena de detalhes, mosaicos, cores, dourado. Em seu interior, uma das obras importantes, o afrescos de Luca Signorelli. Um ciclo em sete cenas, de Afrescos dedicados ao tema do Apocalipse ao Juizo Universal, na Capella di San Brizio.
O pintor, de Cortona, realizou toda a obra em cinco anos o que o tornou célebre na época. Dizem ter inspirado Michelangelo quando realizou a famosa Capela Sistina. A entrada custa 3,00 euros.
Baixos relevos da frente do Duomo representam o destino do homem, da Criação ao Juizo final, um exemplo de esculturas neste estilo dos mais importantes na Europa.
Outra atração é a Torre dos Mouros. Foi construída bem no centro da cidade, baseado nos pontos cardeais e simbolizava o poder econômico da cidade na idade média. É de 1200 e o relógio que você vê lá no topo é de 1875.
Dizem que a vista é linda, você sobe uma parte com o elevador e depois tem que subir mais 230 degraus, eu confesso que depois de beber um bom Orvieto Classico, não encarei. Se você for, suba antes de comer e beber. A entrada custa 3 euros.
Bom, vamos falar das delícias de Orvieto.
Típico da região, não deixe de experimentar o vinho Orvieto Clássico, um branco fresco e delicioso! Aproveite e conheça um pouco sobre vinhos italianos.
Entre os pratos típicos da região de Úmbria estão os pratos de caça como o cinghiale (javali), pombo, codorna. Escolhemos um restaurante bem em frente à Torre del Moro, e posso dizer que foi uma agradável surpresa o L’Oste del Re.
Eu optei pelo cinghiale, digamos que é muito próximo do porco apesar de ter um sabor mais acentuado, é bem gostoso.
Comi uma pasta com molho de cinghiale deliciosa. E Papi e Mami que estavam comigo optaram por pasta ao tartufo, também outra especialidade da região e polenta ao sugo de cinghiale. Tudo delicioso acompanhado de um bom Vinho Orvieto Clássico. O da casa mesmo.
Depois de comer sugiro que faça uma caminhada pelas ruazinhas,
Encha os olhos com os artesanatos, lojinhas de lavanda e cerâmicas aliás, eles produzem cerâmicas lindíssimas, se você tem um espacinho na mala ainda compre alguma cerâmica para levar. São lindas!
E tem também o Angelo Custode (anjo da guarda). Algumas lojas de cerâmica (esqueci de pegar o nome da loja), vendem um anjinho de cerâmica que é um sininho, super fofo! É bem pequeno e cabe na palma da mão; dizem que todos os dias quando você acorda deve balançar o seu anjinho e pedir para ele acordar também para te olhar e te dar proteção naquele dia. Eu tenho o meu e o balanço todos os dias. Leve um para você e para quem você gosta, este cabe na mala com certeza! OBS: Em Assis você também encontra o Anjinho.
Observe cada detalhe das pequenas ruas medievais… Aproveite, pois você está numa das cidades mais antigas da Itália.
E assim terminamos nosso dia inesquecível. Saindo da praça principal onde está a Catedral, para voltar para a estação do Funiculare, nós voltamos caminhando, é tranqüilo, pois é descida e são apenas uns 800 metros.
Pegamos o Funiculare e depois deste dia viajando através dos séculos, é hora de pegar o trem de volta a Roma. Gostou? Deixe sua opinião nos comentários.
Compre já sua passagem e vá conhecer Orvieto, é imperdível! Para comprar sua passagem online, veja no site da Trenitalia.com
De Orvieto veja aqui como você pode ir até Civita di Bagnoregio, a “Cidade que morre”, um dos burgos medievais mais mágicos que já visitei, um dos mais lindos da Itália!
Você pode aproveitar e dormir uma noite em Orvieto e no outro dia ir a Civita di Bagnoregio. Veja uma boa sugestão de hotel bem pertinho do centro.
Gostou?
Veja também:
Tudo o que você precisa antes de viajar
Bate e Volta a Castel Gandolfo e Frascati
Está vindo para a Itália? Algumas dicas pra você antes de viajar:
Reserve aqui o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.
Compre aqui seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.
Contrate entrando aqui o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.
Se vem para a Itália no inverno ou no verão, não esqueça de reservar o seu hotel entrando aqui através do Blog no banner abaixo, o Booking é um parceiro nosso, você vai reservar direto no melhor site de reservas de hotéis e ainda ajuda o blog que tanto te ajuda! A gente agradece!
Reserve entrando por aqui no melhor site de reservas: Booking.com
Agora que você já sabe como ir de Roma até Orvieto, não deixe de conhecer esta maravilhosa cidade!
Oi, Anna!
Seu blog é precioso de informações e detalhes importantes para a viagem .
Gostaria de ir à Orvieto nesse esquema bate e volta.
Ocorre que na Trenitalia só está disponibilizando o horário de 18:15 para datas em dezembro . 27/12 , por exemplo .
Por gentileza, poderia informar o motivo ?
Agradeço .
Olá Monica,
Se você verificar novembro verá que tem diversos horários.
Dezembro tem menos horários pois por enquanto abriram apenas um horário. Pode ser que mais próximo abram outros.
Se desejar fazer com veiculo e motorista em portugues, nos solicite no email: blogvoupraroma@gmail.com
Abs
Ana
Oi Ana, obrigada pelas dicas!!
Só estou na dúvida em relação ao horário de retorno.. quanto tempo você acha que leva para conhecermos Orvieto de bate e volta? Saindo de Roma tem um trem as 9h chega às 10:15, achas que voltando com o trem as 17:30 está bom ou é pouco tempo?
ola Karina,
Sim, esta otimo!, nao esqueça de validar os bilhetes caso compre nas maquinas da estaçao. Caso compre online, basta imprimir e levar com voce.
boa viagem
Ana, estou viajando pelo seu blog…parabéns !!!
Gostaria de saber sua opinião em fazer no mesmo dia “Civita de Bagnoregio” e Orvieto???
Vc acha que é possível de trem?? Vale a pena??
Muito Obrigada!
Olá Ana
Então é bem corrido pois dependera´dos horários de õnibus para Civita que são poucos.
Talvez se ficasse uma noite em Orvieto fosse uma experiencia linda e MAIS trasnquilo. Vá primeiro até Civita e na volta durma em orvieto. Se for no verão quando os dias são longos, pode ser melhor para fazer os dois no mesmo dia.
Bjs
Ana
Anna Parabéns pelo Blog.
Me apaixonei. Suas dicas são ótimas e bem esclarecedoras. Frascatti não estava no meu roteiro, mas depois que li seu post, me encantei.
Um abraço,
Olá Lucia,
Bem vinda! Obrigada querida, Frascati é uma delícia mesmo e a porchetta…
Abs
Ana
Ficar hospedado em Orvieto um ou dois dias vale muito a pena descobrir detalhes, foi a melhor massa que já comi o melhor molho branco com presunto, dicas dadas pelos moradores que que te recebe muitíssimo bem.
Passei um bom tempo olhando e tentando decifrar os detalhes da igreja, sem duvida a mais linda da Itália uma das mais belas do Mundo
Olá Edson,
Que maravilha! Imagino que passar algumas noites por lá deve ser maravilhoso mesmo!
Conheceu também Civita di Bagnoregio? Fica bem perto. https://www.voupraroma.com/civita-di-bagnoregio-um-lugar-magico-na-italia/
Obrigada por seu Feed Back
Abs
Ana
Oi Ana,
Como fico 6 dias em Roma pretendo fazer um bate-volta. Ainda não me decidi por qual lugar. Tenho lido várias dicas aqui no blog e fiquei realmente interessada em Orvieto. Parece lindo!!
Acredito que na última semana de novembro estará um pouco frio. Será que isso interfere no passeio?
Quais outros lugares você poderia me recomendar para um bate-volta nesta época do ano?
Muito Obrigada pelas dicas valiosas.
Olá Marina,
Orvieto é uma boa opção sim, é linda e histórica. Vale muito a pena!
Pode ir também a Frascati veja: https://www.voupraroma.com/bate-e-volta-roma-castel-gandolfo-e-frascati/
bjs
Ana
Ana,
Grazie Mille !!
Bacio
Parabéns pela clareza e objetividade do bate e volta de Roma para Orvieto , não costumo ler muitos posts a partir de agora já que vc é wordwide vou sempre procurar algum comentário ou deixa sua . Saio quinta feira 31 para Toulon , alguma dica de lá ?
Olá Flávio,
Obrigada! Fico feliz em saber. Infelizmente ainda não conheço Toulon então fico te devendo estas dicas.. =)
Abs
Ana