VoupraRoma

Basílica de São Pedro – Vaticano

Basílica de São Pedro Vaticano

A Basílica di São Pedro – Vaticano ou Basílica di San Pietro está no Vaticano que é a menor Cidade – Estado do Mundo, com aproximadamente 1.000 habitantes. É no Vaticano que encontra-se também a tão conhecida Capela Sistina que está dentro do complexo dos Museus do Vaticano, onde estão as magníficas pinturas de Michelangelo.

A Basílica de São Pedro – Vaticano, é a maior das quatro Basílicas Papais e por este motivo e também pela proximidade da residência papal, todos os eventos religiosos de grande porte acontecem ali.  

Mas, o Papa, ao contrário do que muitos pensam, não é Bispo da Basílica di San Pietro, mas sim da Basílica di San Giovanni in Laterano, que é considerada a Mãe de todas as igrejas católicas do Mundo, onde se encontra inclusive o Trono Papal.

Acho interessante visitar a Basílica di San Pietro e também os Museus do Vaticano no mesmo dia, desde que tenha ingressos antecipados e não perca tempo em fila. 

Vamos entrar e conhecer a Basílica de São Pedro. 

Dica: Logo na entrada, se você quiser pode alugar um áudio – guia, tem também em português (de Portugal).

A Basílica de São Pedro – Vaticano, foi Construída entre os anos de 1506 e 1626, sobre o local onde teria sido sepultado São Pedro, um dos 12 apóstolos e também o primeiro Papa da Igreja Católica.

A sua construção contou com a participação de grandes mestres, entre eles  Michelangelo e Bernini.

Entrando olhe logo à sua direita, e emocione-se com a Pietà de Michelangelo, a sua principal e mais famosa obra. Os turistas ficam todos ali aglomerados em frente à Pietà, na tentativa de fazer uma foto.

É lindíssima, parece real!

 

Representa Jesus morto nos braços de Maria. Toda em Mármore é protegida por um vidro blindado desde 1972, quando sofreu um atentado e teve algumas partes danificadas.

Curiosidade: Quando estiver olhando para a Pietà, olhe o muro do seu lado direito, e você vai ver a parte interna da Porta Santa que é aberta a cada 25 anos no início do Ano Santo. (exceto quando ocorre algum Jubileu extraordinário) na noite de Natal, o Papa acompanhado de uma procissão, se ajoelha três vezes na frente do muro que bloqueia a Porta e depois dá 3 golpes com um martelo e logo após o muro é removido e o Papa é o primeiro a atravessar a Porta Santa.

 

Continue caminhando e ainda do seu lado direito o Túmulo do Papa João Paulo II, está em uma capela onde você pode entrar e fazer suas orações. Em pensar que João Paulo II foi o primeiro Papa que eu tive a oportunidade de ver, quando estive em Roma pela primeira vez e era ainda uma turista. Emocionante!

Mais a frente, no altar principal está a Estátua de São Pedro em bronze, obra de Arnolfo di Cambio.

Muito famosa, seguindo a tradição todos os fiéis tocam os pés da estátua pedindo proteção. Na verdade tocam sempre o mesmo pé, você vai reparar como um dos pés é mais gasto de tanto ser tocado, já não se pode ver a separação dos dedos. Interessante!

ESTATUA SAN PIETRO

ESTÁTUA DI SAN PIETRO – FOTO Ana Venticinque

Você pode passar horas admirando a grandiosa Cúpula, também projeto de Michelangelo, toda em mosaicos, mas aqui de baixo você pensa que são pinturas, algo fantástico! Suba até a Cúpula para ver isso de perto!

Localizado próprio sob a Cúpula e sobre a tumba de São Pedro, mais uma das maravilhosas obras de Bernini, o Baldaquino de Bronze é grandioso, com seus 30 metros de altura. Alias tudo na Basílica tem proporções gigantescas.

O Baldaquino está exatamente sobre o Túmulo de São Pedro. Você pode fazer uma visita à Necrópole, onde está o túmulo de São Pedro, mas só agendando com uma certa antecedência.

Veja o post sobre a visita à Necrópole e ao Túmulo de San Pietro

 

É realmente incrível cada detalhe, aproveite este espetáculo de arte e história!

1482235_734180226610007_114546316_n

BALDAQUINO DI BERNINI – FOTO Ana Venticinque

Depois de ver tudo com muita calma e desfrutar este momento mágico, vamos descer na Tumba dos Papas. Perto do Altar principal tem uma escada, você ira ver uma fila, é ali mesmo, e a visita não é paga. Basta descer. Todos os Papas da História são sepultados ali, desde que foi sepultado São Pedro, o Primeiro Papa da história.

 

Curiosidade: Antigamente, quando morriam os Papas, chamavam o escultor mais famoso da época para esculpir em mármore a imagem do Papa morto, então se você reparar no rosto das esculturas sobre os túmulos, você vai se arrepiar…

Neste local não são permitidas fotografias ou vídeos, respeite. 

 

Quando sair é hora de encarar a subida à Cúpula.

Quando estiver saindo (de costas para a Basílica), saia à esquerda e na lateral da Basílica verá a fila para a subida da Cúpula.  Imperdível!  Veja todos os detalhes aqui.

 

Gostou da Basílica de São Pedro – Vaticano?

Maravilhosa não é mesmo?

Espere até visitar os Museus do Vaticano e a Capela Sistina. 

 

Veja também outros posts que podem te interessar:

Museus do Vaticano e a Capela Sistina 

Museus do Vaticano – visita noturna  

Dicas para visitar a Basílica  

Angelus – Papa domingo na Piazza San Pietro  

Como ver o Papa

Calendário Vaticano

 

Basílica di San Pietro

Horários:

De 1 de outubro até 31 de março – das 07:00 às 18:30

De 01 abril até 30 setembro – das 07:00 às 19:00

Quarta – feiras abre as 12:30h – depois da audiência geral, quando o Papa passa entre os fiéis com o papa-móvel e a Piazza fica lotada de gente.

Basilica san pietro

MAPA – BASÍLICA DI SAN PIETRO

Transportes dicas

Onde se hospedar em Roma

 

Na hora de escolher o seu hotel lembre-se que o Booking.com é um parceiro do Blog e que quando você faz a sua reserva entrando por aqui você está ajudando o blog que tanto te ajuda… Isso porque o Booking nos dá uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! Obrigada!



Booking.com

A Basílica de São Pedro – Vaticano ou Basilica di San Pietro é mesmo de emocionar!

44 comentários sobre “Basílica de São Pedro – Vaticano

  1. Cláudio Pinheiro Gomes

    Eu fiz esse percurso ano passado. Cheguei meio que “na orelhada”, como dizia o Chaves (personagem do humorista Roberto Bolaños) “sem querer querendo”. Foi FANTÁSTICO! Fui chegando, descobrindo… não sei como nem porque, quando vi já estava comprando o ingresso da subida. Era 8/6 Euros. Preferi o de 8 não por economia, mas porque queria “saborear” cada passo (ou degrau) dessa aventura. Senti cansaço, medo, claustofobia, tudo que se possa imaginar. Só não senti vontade de desistir. Quando desci, resolvi explorar o interior da basílica e vi tudo o que foi aqui exposto e um pouco mais. Na saída, tomei um choque: A praça, que estava vazia quando cheguei, agora estava lotada. “Cosa succede”, perguntei a um policial, que respondeu: “Vede quella finestra? Il Santo Papa parlerà da lì”. Sem mais!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Claudio,
      Obrigada por seu depoimento!
      Os ingressos para a cúpula hoje já custam 10/8 euros e só podem ser comprados lá no momento.
      todos os domingos tem o Angelus, quando o Papa aparece na janelinha para a benção.
      Que bom que gostou! Acho imperdível.
      Abs
      Ana

  2. Freddy Studart

    Bom dia! Excelente o site! Dicas fantásticas.

    Tinha umas pequenas dúvidas, se não for abusar: Estávamos pensando em reservar um ingresso para o museu do vaticano as 11:00h com audioguia. Esse mesmo audioguia serve para a Basílica, ou são coisas diferentes?
    Você recomenda visitar a Basílica antes do Museu ou depois?
    Dizem que se você faz um tour guiado pelo Vaticano, tem entrada acelerada para a Basílica. Sabe se vale a pena? Agradeço muito as dicas. Parabéns pelo site!

  3. Paulo carneiro

    Bom dia! Parabéns pelo Blog, com toda certeza é muito útil.

    Gostaria de saber se o ingresso que compro para visitar o Museu do Vaticano e a Capela Cistina, me dá direito também a visitar a Basílica de São Pedro? Ou terei que comprar outro específico?

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Paulo,
      A Basílica tem entrada gratuita. Existe um ingresso que é para saltar a fila, porém se você chegar cedo não pega filas. Chegue as 07:30h e poderá entrar com mais tranquilidade.
      Abs
      Ana

  4. CLICERIO JOSE DE SOUZA REBOUCAS

    Realmente, parabens pelo Blog. O melhor sobre roma.

    Tenho algumas duvidas. Estamos indo a roma no periodo de 18 a 21/05. com um retorno no dia 24/05 de florença quando teremos mais uma tarde em roma. No domingo dia 20/05, queremos visitar a praça e a basilica e ver o angelus, mas nao sera possivel ver os museus e a capela. Voce acha possivel vermos o que falta no dia 24/05 a tarde?
    Como podemos ver programação de missas no vaticano?

    Mais uma vez parabens

  5. Lívio

    Oi Ana, tudo bem?
    Estarei em Roma no ultimo fds de maio, pretendo ir ao Museu Vaticano neste dia e acabei de ver que é dia gratuito! Chocado com seu post sobre a fila rs. Será que consigo visitar o Museu e a Capela Sistina pela manhã, pegar o Angelus do Papa e depois fazer Basílica e Cúpula, no mesmo dia? Vale a pena ainda tentar o Castelo Sant’Angelo depois disso?

  6. Roberta Maia

    Eu to com uma dúvida.
    Os horários do ingresso para os museus do Vaticano e Sistina só estão disponíveis a partir das 11h. Qual horário vc recomenda eu comprar?

    Pretendo chegar no Vaticano 8h (felizmente estou hospedada bem próximo) pra pegar pouca fila na basílica e na compra dos ingressos pra subir na cúpula. Mas to com essa dúvida do horário pra comprar os ingressos do Museu.
    Exemplo: se eu comprar 12h, qual horário tenho que ta na frente da entrada dos museus???

  7. Marcela

    Boa noite! Parabéns pelo blog, adorei suas dicas, estou anotando tudo.
    Estarei em Roma no ultimo domingo do mes de abril (29/04), pela manhã seguindo suas dicas, vou visitar a Basílica de Sao Pedro, depois ver o papa na janela e a tarde quero visitar os museus e a Capela Sistina, porém no site que você indicou para comprar os ingressos, diz q aos domingos os museus estão fechados. Confere essa informação?
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.