Basilica di San Giovanni in Laterano ou Basílica de São João do Latrão, uma das quatro Basílicas Papais.
Dicas para visitar a Basílica di São João do Latrão em Roma. Começamos as nossas descobertas logo quando saímos do Metrô, logo ali você já pode ver a Porta di San Giovanni, uma das antigas Portas de Roma, fantástica! Passe por baixo e continue caminhando na calçada do seu lado esquerdo.
E logo você vai avistar a Basílica di San Giovanni in Laterano ou Basilica de São João do Latrão – Roma, belíssima!
De grandíssima importância, a Basílica di San Giovanni in Laterano ou São João do Latrão em Roma é a Mãe de todas as igrejas católicas do Mundo, é uma das quatro Basílicas Papais e o Papa, ao contrário do que muitos pensam, ele não é Bispo da Basílica di San Pietro, mas sim da Basílica de San Giovanni in Laterano. Na Basílica vocês poderão ver o Trono Papal.
A Basílica de São João do Latrão em Roma é a mais antiga e mais importante entre as quatro Basílicas Maiores e tem o título de “Omnium urbis et orbis ecclesiarium mater et caput” ou seja, Mãe de todas as igrejas de Roma e do Mundo.
Foi construída entre 314 e 335 e fundada pelo Papa Melquiades, no terreno que foi oferecido pelo então Imperador Costantino, bem ao lado do Palazzo Laterano.
E porque tem este nome – São João do Latrão? O terreno, onde foi construída a Basílica, tinha sido herdado pela mulher do Imperador Costantino, da família “Laterani”, daí vem parte do nome. In Laterano (do Latrão).
San Giovanni ou São João, A Basílica tem como padroeiro principal o Santíssimo Salvador. E é dedicada a São João Batista, o precursor e São João Evangelista, o último apóstolo a morrer. Por este motivo o nome Basílica di São João do Latrão ou San Giovanni in Laterano.
Foi consagrada em 09 de novembro de 324 por Papa Silvestro, e nos dias atuais todo dia 09 de novembro acontece uma missa super importante com a presença de vários arcebispos. Ano passado estive lá no dia da missa e posso dizer que é muito bonito, momento único!
Antes de construírem o Vaticano, o Papa morava no Palazzo Lateranense, vizinho à Basílica. Por isto é a Catedral do Papa em Roma e a Igreja Mãe de todas as Igrejas.
E não para por aí, tem mais para visitar.
Quando sair da Basílica continue caminhando pela calçada e você vai encontrar na Piazza San Giovanni, em frente ao Palazzo Laterano, um obelisco de granito de 30 metros de altura, talvez o maior existente. É do século XV a.C. e foi trazido do Egito pelo imperador Costanzo no ano de 357, quando foi colocado no Circo Massimo. Foi reencontrado, no ano de 1587, estava quebrado em três pedaços. Então foi reerguido pelo arquiteto Domenico Fontana, a pedido do Papa Sisto V, na Piazza San Giovanni.
Do outro lado da Rua, em frente a Basílica di San Giovanni você vai ver uma “abside” (uma meia cúpula) decorada com mosaicos coloridos e está ao ar livre. Conserva a memória de uma das maiores salas do palácio antigo, Il Triclinium de Papa Leone III, que era uma sala para banquetes do estado.
Já sabe onde se hospedar em Roma? veja aqui as nossas dicas.
E também atravessando a Rua, bem ao lado, está o prédio onde se encontra San Salvatore della Scala Santa o Santuário onde está a Escada Santa.
Mas o que é a Escada Santa ou Scala Santa?
É a mesma escada que subiu Jesus quando foi condenado e foi trazida a Roma por Santa Elena a mãe do Imperador Costantino no ano 326 d.C.
Importante: você só pode subir ajoelhado em sinal de respeito e devoção.
Mas, caso não queira ou não possa subir de joelhos, ao lado está outra escada onde você pode subir caminhando, sem problemas.
O Santuário da Escada Santa ou Scala Santa em Roma é realmente uma visita que vale a pena, um lugar de muita emoção. Eu subi de joelhos e confesso que me emocionei muito, chorei!
Depois de ver todas estas maravilhas, aproveite para fazer um passeio e tomar um café no bairro, é bem bonito! Ou mesmo conhecer a estação de metrô San Givanni da linha C, um verdadeiro Museu dentro do Metrô, muito interessante!
Basílica di San Giovani in Laterano ou Basílica de São João do Latrão
Endereço: Piazza di San Giovanni in Laterano, 4
Horários:das 7:00 as 18:30h
Santuário da Escada Santa
Endereço: Piazza di San Giovanni in Laterano, 4
Horários: das 07:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:30h
Como Chegar: pegue o metrô linha A, desça na estação San Giovanni, saiu do metrô você já vê a Porta San Giovanni, muito fácil.
Gostou? Você vai gostar também destes posts:
Basílica di San Pietro – Vaticano,
Dicas para visitar a Basilica di San Pietro,
Museus Vaticanos e Capella Sistina,
Planejando a sua viagem?
Antes de viajar:
Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.
Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.
Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.
Reserve sempre seu hotel em Roma ou qualquer outra parte do Mundo, através de um site confiável e conhecido. O Booking.com é um parceiro do blog, e reservando através do nosso blog no link do Booking.com você ajuda o Blog , pois o blog recebe uma pequena comissão do Booking, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! 😆
Reserve entrando por aqui:
Quando estiver em Roma, não deixe de visitar a Basílica de São João do Latrão!
Olá, parabéns pelo seu trabalho, está me ajudando é muito a organizar nossa viagem em agosto, me emocionei no seu post sobre a chegada a Basílica de São Pedro.
Tenho uma dúvida, todas as igrejas de Roma tem restrição de roupa ( esconder joelhos e ombros) ou só a Basílica São Pedro?
Muito obrigada
Elisa
Olá Elisa,
Sim, todas as igrejas tem restrição de roupas. Conselho( traga uma canga ou lenço para cobrir os ombros caso esteja calor e você utilize roupas de ombros de fora.
bjs
Ana