Embaixada do Brasil em Roma
A Embaixada do Brasil em Roma está localizada na Piazza Navona no Palazzo Pamphili.
E pode ser visitada, o que poucas pessoas sabem.
Eu estive lá pra conferir…
Vale a pena saber um pouco da história, de como a Embaixada foi estabelecida na Piazza Navona, e a guia que nos acompanha na visita obviamente falando em português nos conta os detalhes e curiosidades.
Uma curiosidade que achei bem interessante foi que na época em que o Itamaraty comprou o Palazzo Panphili, sede da Embaixada Brasileira, algumas famílias importantes da época ajudaram com doações, entre eles Matarazzo e Scarpa.
O Palácio começou a ser construído em 1630 pela poderosa família Pamphili, à qual pertenceu o papa Inocêncio X. Em 1644, o palácio ganhou novas estruturas projetadas por grandes arquitetos da época; Girolamo Rainaldi e Francesco Borromini, (que trabalhou também na construção da Basílica de San Pietro) e ganhou também os afrescos de Pietro da Cortona, fantásticos!
Com uma área de 16.700 m², na visita você vai percorrer os grandes espaços onde acontecem os eventos do Itamaraty, a sala de banquetes e de estar onde o embaixador recebe os representantes de outros países. Em cada ambiente detalhes belíssimos de afrescos e obras de arte.
Esta foto abaixo por exemplo, são de afrescos descobertos na restauração feita em 2000; foi realmente uma surpresa para a equipe de restauradores brasileiros descobrir estes afrescos sobre história sacra e virtudes, realizados no século XVII por artistas de primor como Andrea Camassei, Gaspar Dughet e Giacinto Brandi.
Mas o principal mesmo é a Galeria Cortona, em seu teto um afresco de 33 m de Pietro Cortona, que foi finalizado em 1654.
A Galeria conta com 12 portas de acesso e vista para a Piazza Navona e a linda Fontana del Moro.
É muito interessante ver a Piazza Navona de cima, com todo aquele movimento que acontece por ali todos os dias.
E no final da visita, quando fui, recebi um postal de como era a Piazza Navona antigamente, assinado pelo Embaixador do Brasil em Roma.
Endereço: Piazza Navona – bem ao lado da igreja.
Visitas guiadas: A visita é gratuita e tem que reservar pelo site da Embaixada.
Vale a pena saber um pouco da história, de como a Embaixada foi estabelecida na Piazza Navona, e a guia que nos acompanha na visita obviamente falando em português nos conta os detalhes e curiosidades.
Uma curiosidade que achei bem interessante foi que na época em que o Itamaraty comprou o Palazzo Panphili, sede da Embaixada Brasileira, algumas famílias importantes da época ajudaram com doações, entre eles Matarazzo e Scarpa.
Sim a visita é imperdível.
No site não abre a opção para agendar
Olá Deodoro,
Verifique agora. Mudaram o site de reservas e ja atualizamos.
Estarei em Roma entre os dias 21 e 25 de setembro de 2023. Gostaria de agendar a visita na Embaixada em um desses dias. Ok. Aguardo o agendamento.
Olá Antonio,
Basta reservar direto no site do Itamaraty. Não somos nós que reservamos. No Post explicamos.
Att.
Ana
Só italiano nascido en Roma, trabalhei por 11 anos na Embaixada da 1958 a1969 como Secretário Adjunto da Biblioteca Tullio Ascarelli e conheço muito bem o prédio e posso garantir que há muitas obras de arte. Recomendo a todos uma parada na Galeria Pietro da Cortona. Levarás dentro de ti uma memória indelével daquele magnífico palácio.
Sim, a visita é muito interessante!
Estou de passagem por Roma e tentei contato com o Adido militar do Exército, mas não consegui, liguei várias vezes e mesmo assim não foi possível. Sou o Coronel Criscuoli, turma de 82, gostaria, se possível estabelecer um contato.
Ola Roberto,
Se voce tentar atraves do facebbok deles talvez consiga. Nao tenho ideia do contato deles.
Att
Ana
Gostaria de saber se poderei votar em Roma pois estarei lá no dia da eleição.
Obrigada
Ola Zelia
Nao, voce vai ter que justificar. Isso pode ser feito no Brasil mesmo quando voltar. guarde a passagem que é o que vai comprovar que vc estava fora do pais.
Abs
Ana
Gostaria de marcar uma visita guiada em julho na embaixada e nos arredores da Praça
Chego em Roma no dia 19/07
Att
Ivani adolfi
Olá Ivani,
A Visita Guiada na Emabixada, basta você acessar o link deste Post e ir direto ao site da Embaixada e agendar. É uma visita oferecida pela própria Embaixada.
Já se quiser um Tour Guiado para conhecer as praças e fontes de Roma nos comunique e enviaremos um orçamento.
Abs
Ana
interessante saber que o palácio pode ser visitado/ as fotos são lindas.
Olá Lair,
Vale a pena visitar, é realmente lindo!
bjs
Ana