Basílica di San Pietro no Vaticano A Basílica di San Pietro encontra-se no Vaticano que é a menor Cidade – Estado do mundo, com aproximadamente mil habitantes. É no Vaticano que encontra-se também a tão conhecida Capela Sistina – com as magníficas pinturas de Michelangelo. Mais precisamente, dentro dos Museus do Vaticano.
Sede da Igreja Católica, é símbolo do estado do Vaticano e um dos locais mais visitados no mundo. Milhões de pessoas visitam a Basílica todos os anos. A Basílica de San Pietro é a maior das quatro Basílicas Papais e por este motivo e também pela proximidade da residência papal, todos os eventos religiosos de grande porte acontecem ali. Mas, o Papa, ao contrário do que pensam, não é bispo da Basílica di San Pietro, mas sim da Basílica di San Giovanni in Laterano, que é considerada a Mãe de todas as igrejas do Mundo, onde se encontra o Trono Papal. Acho interessante visitar a Basílica di San Pietro e também os Museus do Vaticano no mesmo dia. Vamos entrar… Dica: Logo na entrada, do lado direito se você quiser, pode alugar um áudio – guia, custam 5,00 euros e tem também em português (de Portugal).
A Basílica foi Construída entre os anos de 1506 e 1626, sobre o local onde teria sido sepultado São Pedro, um dos 12 apóstolos e também o primeiro Papa da Igreja Católica. A sua construção contou com a participação de grandes mestres com Michelangelo e Bernini.
Entrando olhe logo à sua direita, e emocione-se com a Pietà de Michelangelo, a sua principal e mais famosa obra. Os turistas se aglomeram em frente à Pietà, na tentativa de fazer uma foto.
É lindíssima, parece real! Representa Jesus morto nos braços de Maria. Toda em Mármore é protegida por um vidro blindado desde 1972, quando sofreu um atentado e teve algumas partes danificadas.
Curiosidade: Quando estiver olhando para a Pietà, olhe o muro do seu lado direito, e você vai ver a parte interna da Porta Santa que é aberta a cada 25 anos no início do Ano Santo, na noite de Natal, o Papa acompanhado de uma procissão, se ajoelha três vezes na frente do muro que bloqueia a Porta e depois dá 3 golpes com um martelo e logo após o muro é removido e o Papa é o primeiro a atravessar a Porta Santa. A próxima vez que será aberta, será em 2025. Continue caminhando e ainda do seu lado direito o Túmulo do Papa João Paulo II, está em uma capela onde você pode entrar e fazer suas orações. Em pensar que João Paulo II foi o primeiro Papa que eu tive a oportunidade de ver, quando vim à Roma pela primeira vez e era ainda uma turista. Mais a frente, no altar principal está a Estátua de São Pedro em bronze, obra de Arnolfo di Cambio.
Muito famosa, seguindo a tradição todos os fiéis tocam os pés da estátua pedindo proteção. Na verdade tocam sempre o mesmo pé, você vai reparar como um dos pés é mais gasto de tanto ser tocado, já não se pode ver a separação dos dedos. Interessante!
Você pode passar horas admirando a grandiosa Cúpula, também projeto de Michelangelo, toda em mosaicos, mas aqui de baixo você pensa que são pinturas, algo fantástico!
Localizado próprio sob a Cúpula, uma das grandes obras de Bernini, o Baldaquino de Bronze, é grandioso, com seus 30metros de altura. Alias tudo na Basílica tem proporções gigantescas.
O Baldaquino está exatamente sobre o Túmulo de São Pedro. Você pode fazer uma visita à Necrópole, onde está o túmulo de São Pedro, mas só agendando com uma certa antecedência. (Em breve um post somente sobre a Necrópole). É realmente incrível cada detalhe, aproveite este espetáculo de arte e história!
Depois de ver tudo com muita calma e desfrutar este momento mágico, vamos descer na Tumba dos Papas. Perto do Altar principal tem uma escada, você ira ver uma fila, é ali mesmo, e a visita não é paga. Basta descer. Todos os Papas da História são sepultados ali, desde que foi sepultado São Pedro, o Primeiro Papa da história. Curiosidade: Antigamente, quando morriam os Papas, chamavam o escultor mais famoso da época para esculpir em mármore a imagem do Papa morto, então se você reparar no rosto das esculturas sobre os túmulos, você vai se arrepiar… Neste local não são permitidas fotografias ou vídeos, respeite.
Quando sair é hora de encarar a subida à Cúpula. Quando estiver saindo (de costas para a Basílica), saia à esquerda e na lateral da Basílica verá a fila para a subida da Cúpula. Imperdível! Veja todos os detalhes de como subir na Cúpula.
Gostou da Basílica? Maravilhosa não é mesmo? Espere até visitar os Museus do Vaticano e a Capela Sistina.
Basílica di San Pietro Horário: De 1 de outubro até 31 de março – das 07:00 às 18:30 De 01 abril até 30 setembro – das 07:00 às 19:00 Quarta – feiras abre as 12:00 – depois da audiência geral, quando o Papa passa entre os fiéis com o papa-móvel e a Piazza fica lotada de gente.
Veja também:
Basílica di Santa Maria in Trastevere,
Na hora de escolher o seu hotel lembre-se que o Booking.com é um parceiro do Blog e que quando você faz a sua reserva entrando por aqui você está ajudando o blog que tanto te ajuda… Isso porque o Booking nos dá uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! Obrigada!
A Basílica de São Pedro( San Pietro ) é mesmo de emocionar!
Olá! É possível visitar a Basília aos domingos? Obrigada
Olá Gabriela,
Sim, nos dias de Angelus normal, a menos que tenha alguma celebração especial na Praça. Verifique sempre antes a agenda do Papa, tem o link no Post.
Abs
Ana
Oi Anna, fiquei com uma dúvida… acabei de comprar pelo ticketbar a entrada da Capela Sistina e do museu do Vaticano… Basilica de São Pedro é a parte, né?
Obrigada,
Olá Jennifer,
Basílica de San Pietro é grátis, não precisa de comprar entrada a menos que deseje entrar sem fila.
A fila se for logo cedo é bem pequena.
Bjs
Ana