Antes de Viajar para a Itália
Tudo o que você precisa saber Antes de Viajar para a Itália:
Preciso de Visto? Preciso fazer Seguro? Que Documentos preciso?
Qual Hotel reservar? Quanto Dinheiro preciso? E as Malas?
Veja tudo o que você precisa antes de viajar para a Itália.
Sabendo tudo o que vai precisar, pode viajar tranquilo. Por exemplo, eu quando viajei para fora do Brasil pela primeira vez claro que fiquei um pouco nervosa, afinal um outro país, outra língua, e logo pensamos se der algum problema? Logo vem um milhão de dúvidas.
Vou explicar neste Post algumas coisas que fui aprendendo viajando pelo mundo a fora. Algumas dicas de coisas que você precisa saber antes de viajar para a Itália, assim a sua viagem será perfeita e só alegria!
Como começar a organizar a sua viagem para a Itália:
Algumas dicas para te ajudar, antes de viajar para a Itália.
A primeira dica parece uma dica boba, mas pode ser muito útil. Antes de viajar, faça uma foto dos seus principais documentos; incluindo o passaporte e envie a um endereço de e-mail seu. Claro que quando vamos viajar não pensamos em coisas ruins que podem acontecer, mas como é um outro país, melhor tomar algumas precauções.
Imagine que você está viajando e perdeu o passaporte. Como fazer?
Na Itália, você deve procurar primeiro um posto policial e fazer um Boletim de Ocorrência, aqui na Itália se diz; ” fare una Denuncia”. Com a Denuncia em mãos, agora sim você deve ir ao Consulado Brasileiro. Nem pense em ir sem a denuncia, pois vai perder tempo, o procedimento é este. E nesta hora que as fotos dos documentos que já falamos irão te servir. Esperamos que você não precise, mas anote o endereço do Consulado do Brasil em Roma:
CONSULADO GERAL DO BRASIL EM ROMA
Endereço: Piazza di Pasquino, 8 – Roma / Itália (atrás da Piazza Navona) Telefone: + 39 06 688 9661 – Das 08:00h as 11:30h – De segunda à sexta
Veja abaixo tudo que vai precisar antes de viajar para a Itália:
1) Passaporte:
Muita atenção à data de validade, o seu passaporte deve ter validade mínima de 3 (três) meses, contados da data de seu retorno do de destino – no caso, a Itália. Ou seja, se vai ficar 1 mes por exemplo, seu passaporte deve ter validade minima de 4 meses.
Para quem tem dupla cidadania e tem o passaporte europeu, como é o meu caso, o passaporte brasileiro deve ter a validade mínima respeitada igualmente, pois você deverá sair do Brasil e entrar no Brasil com o passaporte brasileiro e entrar na Europa e sair da Europa com o passaporte europeu. Portanto, verifique as validades dos seus dois passaportes antes de viajar.
Se você não tem passaporte, precisa fazer antes de viajar para a Itália. Onde fazer o passaporte?
Você deve fazer na Polícia Federal da sua cidade. Não é difícil, mas claro que como tudo tem a burocracia, então não deixe para a última hora, é melhor você fazer pelo menos um mês antes da viagem. Entre no site da Polícia Federal e siga as instruções, é bem fácil!
2) Visto:
No caso para a Itália, não é preciso visto, basta o passaporte válido (como explicado acima) e você pode permanecer no máximo 90 dias como turista.
3) Seguro Viagem:
Sim, este você vai precisar, é necessário e obrigatório fazer um Seguro Viagem para os países que integram o Tratado de Schengen e a Itália é um deles. Você vai precisar de um seguro que garanta o mínimo de 30.000 euros de cobertura. Nem sempre pedem na imigração, mas você deve ter o comprovante do seguro, pois caso solicitem deverá apresentar e se não tiver eles podem negar a sua entrada no país. O Seguro é obrigatório para os países que fazem parte do Tratado de Schengen.
Pode ser que o seu cartão de crédito ofereça algum seguro mas em geral é somente para quem tem os super cartões, Platinum ou Black. Então antes entre em contato com o seu cartão e pergunte. Uma vez, utilizei, o meu cartão que na época oferecia a cobertura e pela minha experiência posso dizer que funcionou, mas tive que pagar o atendimento por minha conta e depois, chegando no Brasil, depois de um pouco de burocracia enorme e fui reembolsada.
Existem empresas que te dão cotações de várias das melhores companhias seguradoras, a Real Seguros, nossa parceira oferece descontos muito bons.
Peça um orçamento e contrate o seu Seguro Viagem aqui com Desconto!
Contrate o seu seguro através da Real Seguros. O importante é que te oferecem um comparativo de preços das melhores seguradoras do mercado e atendimento em português. Peça abaixo um orçamento e veja as melhores opções de seguro para a sua viagem:
A Real Seguros é muito bem recomendada.
4) Passagem:
Para entrar na Europa você precisa ter a passagem de ida e volta. O que comprova que você permanecerá apenas o tempo permitido, os 90 dias contados da data de entrada no país. Pode ser o e-ticket.
5) Comprovante de hospedagem:
Podem pedir o comprovante de hospedagem e neste caso você deve apresentar o comprovante de reserva do hotel, comprovante de pagamento ou se no caso for um apto alugado/ Air bnb, o comprovante do aluguel. Para escolher seu hotel, escolha pelo Booking, um site seguro e confiável e que é parceiro do Blog. Fazendo sua reserva por aqui, você não paga nada a mais por isso e ainda estará ajudando este blog a se manter sempre atualizado.
Booking.com
6) Comprovação dos 65 euros/dia:
Para permanecer na Europa, você precisa ter pelo menos 65 euros por dia. E podem pedir a comprovação deste valor para você. Claro que não vai levar todo este dinheiro, mas precisa comprovar que tem. Basta levar a copia de extrato do cartão de crédito comprovando que você tem aquele limite para gastar.
Estes dois últimos itens nunca pedem, mas para evitar problemas, tenha um e-mail salvo com a reserva do hotel ou endereço de onde vai ficar e também com o extrato do cartão. Simples assim.
Mais algumas dicas importantes, antes de viajar para a Itália:
7) Malas:
Este item é importante, eu sempre identifico super bem as minhas malas – por fora, com a etiqueta, com nome, telefone, e-mail, endereço e por dentro ainda coloco uma folha com todos os dados escritos também. Importante coloque o endereço do seu destino, pois se não conseguirem telefonar para você eles mandam a mala para o seu endereço.
Por fim faço uma foto com a mala aberta e fechada. No caso de extravio isso tudo pode ajudar e muito. E a mala de mão?
Depois que numa viagem perderam minha mala e eu fiquei sem roupa no verão da Europa de 40 graus por dois dias, aprendi a lição e levo sempre na malinha de mão duas blusas e trocas de roupas íntimas, além de escova de dentes, pasta, desodorante, assim, pelo menos posso sobreviver caso a mala desapareça. Fica a dica!
8) Dinheiro:
Eu levo sempre o meu cartão de crédito internacional, antes de viajar entro no site do banco e ativo a opção para utilizar no exterior. Se você não sabe fazer pelo site do banco fale com o seu gerente e ele pode fazer para você. Gosto de levar também o Visa Travel Money, mas nos últimos anos não tem sido muita vantagem pois tem 6% de IOF como o cartão de crédito.
E claro que levo também uma parte em dinheiro. Já tive meus cartões roubados numa viagem e foi um horror, pois liguei para cancelar e não sabia o número do Visa Travel que estava usando isso porque eles te dão dois, um de reserva. Resultado, o banco cancelou os dois por segurança e eu fiquei sem lenço nem documento. Por isso fica a dica, faça uma foto dos cartões como segurança, no caso de perda você sabe o número dos mesmos.
Nunca levo meu dinheiro num só lugar. Divido em locais diferentes. No hotel, coloco no cofre junto com o passaporte, assim fico mais tranquila. Carrego comigo somente a foto do passaporte no telefone, caso precise dos dados para o Tax Free.
9) Compras:
Na Hora de pagar, pergunte sempre se tem Tax Free.
Não conhece? Tax Free é assim, você recebe de volta quando deixar o país os impostos embutidos nas mercadorias.
O percentual varia de acordo com a empresa administradora do Tax free, chegam a 15% do valor da compra. Vale super a pena! Não são todas as lojas que oferecem o Tax Free. Algumas lojas tem um adesivo na porta ou no caixa, mas se não tiver pergunte sempre que fizer uma compra. Eles te darão um formulário para preencher ou eles mesmo preenchem, depende da loja. Aqui em Roma, é válido somente para compras acima de 154 euros em uma única loja, ou seja não pode somar compras de lojas diferentes. Irão te pedir o seu passaporte na hora da compra para pegar os dados e preencher do recibo Tax Free.
Então já sabe, leve o passaporte ou a foto dele, se está pensando em fazer alguma comprinha de valor superior a 154 euros.
Você pode até receber o valor do Tax Free até antecipado.
Em Roma tem um posto na Loja Rinascente, Via del Tritone, porém, de qualquer forma, na hora de ir embora, no aeroporto, você deve apresentar as mercadorias compradas e o formulário Tax Free para carimbar. Nem pense em tentar dar uma de esperto, pois eles ficam com o número do seu cartão de credito e caso você não carimbe e deposite o formulário no aeroporto eles depois descontam o valor que já te foi reembolsado do seu cartão. Então faça tudo corretamente.
E quanto você pode comprar no exterior?
Cada pessoa pode gastar até 500 dólares em compras na Europa. Se você comprar mais poderá levar uma multa de 50% sobre o valor que ultrapassou.
Este controle é feito quando você volta para o Brasil, na hora de passar na alfândega. Fora deste limite você tem o direito de comprar um celular e uma câmera fotográfica por pessoa. Chegando ao Brasil, no Duty Free Shop você tem o direito de gastar mais 500 dólares em compras por pessoa. Para mais detalhes, veja no site da Receita Federal. Tem todos os detalhes do que pode ou não comprar.
Você vai gostar também:
Onde ficar em Roma – dicas de quem vive na cidade
Como ir do aeroporto ao centro de Roma.
Já sabe tudo o que você precisa antes de viajar, agora faça as malas e diga: Vou pra Roma!
Olá! pretendo ir esse ano para Mantova, e estou acompanhando suas dicas pois não tenho a menor ideia por onde começar. Pretendo daqui um tempo tirar cidadania Italiana
Olá Dábila,
Veja os Posts e já vá pegando as dicas! Siga também no Instagram.
bjs
Ana
Olá também pretendo ir em Mantova.
Me de dicas por favor.
Qual o seu Instagram?
Olá Dina,
Nosso Instagram é @voupraroma
bjs
Ana
Agradeço pelos excelentes artigos, estão me ajudando muito. Aproveito para saber sobre o clima e que tipo de roupas levar para Roma de 13/4 a 18/4. Beijos. Cléo
Olá Cleonice
Veja: https://www.voupraroma.com/temperaturas-em-roma/
Abs
Ana
Estou querendo ir em junho para Itália, somos de SP, queríamos entrar por Roma , fazer Florença, Veneza e por fim Milão e de Milão voltar para SP, isso pode ou tenho que voltar para Roma e de lá vir para SP?
Ola Rita,
Basta que compre sua passagem chegando por Roma e partindo de Milão. Pode sim.
Este post pode te interessar: https://www.voupraroma.com/ncc/
Abs
Ana
Estou indo no dia 15/02 para a Italia, O seguro é Obrigatorio não tinha me atentado a isso, mas na sua publicação pude ver que comprovante de hospedagem e comprovação de renda quase nunca pedem é serio isso? Eu vou por meio de carta convite, será que vou precisar comprovar renda e tals? Você disse que quase não pedem. Só tira minha duvida por favor. Estou indo para Pisa.
Olá Danilo,
Todas as coisas listadas no Post são obrigatorias, o fato de não pedirem muitas vezes não significa que você não precisa ter. Pois se ´pedirem corre o risco de nao entrar no país. Portanto sugerimos que providencie tudo corretamente.
Abs
Olha pretendo ir em agosto para roma. Mais quero conhecer outros lugares, exemplo: florença, Napoles, Pompeia, Sorrento etc…minha dúvida é a seguinte:
Eu preciso comprar toda a minha estadia até o final da minha viagem ou não precisa? Por que tenho a intenção de conhecer vários lugares. Ou posso comprar conforme vou definindo o percurso que quero fazer no momento?
Olá Ney,
Precisa ter as estadias e em agosto é uma coisa necessária para o seu bem. Ferias na Europa e tudo fica lotado. Reserve com antecedencia.
abs
Ana
Meu namorado é italiano e estou indo morar na Itália com meu filho de 2 anos. Vou me casar depois de 3 meses da minha chegada. Por favor qual documentação é necessária? Preciso de seguro? Preciso de passife volta?
Olá Ana
Neste caso melhor consultar o site co consulado.
Abs
Ana
Olá Anna, pretendo conhecer a Itália esse ano 2019, tenho amigo que mora em Livorno onde pretendo ficar, gostaria de saber se o valor que temos que ter pode ser na conta, tipo apenas cartão de debito, ou um cartão pre pago, nao tenho cartão de credito, o extrato pode ser da minha conta bancaria mostrando o valor?? Esse valor sugestivo de 65 euros por dia se leva em consideração mesmo que não irei gastar com hospedagem?
Desde já muito grata pelas dicas.
Ola Josiane
Sim pode ser apenas um demonstrativo em cartao de debito. Nao se preocupe, quase nunca pedem estas comprovaçoes, mas como é a lei, melhor ter tudo caso peçam.
Abs
Ana
Olá boa noite!! Meu sonho é conhecer Itália ,esta perto de concretizar, pela primeira vez pude tirar o passaporte, pretendo viajar no periodo da semana santa, suas dicas foram explendidas.j´já estou verificando tudo e aprendendo muito, jaaaaá estou ciente de tudo que precia, agradeço a você melhor do que isso só dois disso, um grande abraço para você, continua sendo essa mulher maravilhosa que é você, sempre nos dando dicas maravilhosaaté…
Ola Cleide,
Quando vem? Obrigada pelo carinho!
Abs e boa viagem!
Ana
BOM DIA, PRETENDO IR EM NOVEMBRO/2019 PARA ITÁLIA, UM AMIGO MEU JOGA FUTSAL, FICAREI HOSPEDADA NA CASA DELE, PRECISA DE CARTA CONVITE? E TEM ALGUM CRITÉRIO, PODENDO SER NEGADA? OBRIGADA
Ola Marcia,
Voce so vai apresentar se te pedirem, caso contrario nao. Pode fazer com informaçoes como nome completo, endereço e telefone do seu primo, ele mesmo dizendo que sera sua hospede por tantos dias e que è seu familiar,
Abs
Olá,eu estou pensando em ir para Bari, e pretendo ficar na casa de um amigo.
Eu preciso da carta convite ou não ?
Ele precisa escrever essa carta ?
Ola Taillary,
Sim se vai se hospedar na casa dele, ele pode fazer a Carta. Pegue um modelo pronto na internet de carta-convite para viagens.
Abs
Ana