Embaixada do Brasil em Roma
A Embaixada do Brasil em Roma está localizada na Piazza Navona, no Palazzo Pamphili e pode ser visitada, poucas pessoas sabem.
Então, vamos ver como é a Visita à Embaixada do Brasil em Roma.
Eu estive lá pra conferir…
Vale muito a pena saber um pouco da história, de como a Embaixada foi estabelecida na Piazza Navona, e a guia que nos acompanha na visita, obviamente falando em português, nos conta os detalhes e curiosidades.
Uma curiosidade que achei bem interessante foi que na época em que o Itamaraty comprou o Palazzo Pamphili, atual sede da Embaixada Brasileira em Roma, algumas famílias, das mais importantes da época, também ajudaram com doações, entre elas a família Matarazzo e Scarpa.
O Palácio começou a ser construído em 1630 pela poderosa família Pamphili, à qual pertenceu o papa Inocêncio X. Em 1644, o palácio ganhou novas estruturas projetadas por grandes arquitetos da época; Girolamo Rainaldi e Francesco Borromini, (que trabalhou também na construção da Basílica de San Pietro) e ganhou também os afrescos de Pietro da Cortona, fantásticos!
Com uma área de 16.700 m², na visita você vai percorrer os grandes espaços onde acontecem os eventos do Itamaraty, a sala de banquetes e de estar onde o embaixador recebe os representantes de outros países. Em cada ambiente detalhes belíssimos de afrescos e obras de arte.
Esta foto abaixo, por exemplo, são os afrescos descobertos na restauração feita em 2000; foi realmente uma surpresa para a equipe de restauradores brasileiros descobrir estes afrescos sobre história sacra e virtudes, realizados no século XVII por artistas de primor como Andrea Camassei, Gaspar Dughet e Giacinto Brandi. Este detalhe só fiquei sabendo, pois conheço a chefe da equipe de restauradores.
Mas o principal mesmo é a Galeria Cortona, em seu teto um afresco de 33 m de Pietro Cortona, que foi finalizado em 1654.
A Galeria conta com 12 portas de acesso e uma vista maravilhosa, através das varandas, para a Piazza Navona.
É muito interessante ver a Piazza Navona lá de cima, com aquele habitual movimento que acontece por ali todos os dias.
E no final da visita recebemos um postal de como era a Piazza Navona antigamente, assinado pelo Embaixador do Brasil em Roma.
Endereço: Piazza Navona – bem ao lado da igreja.
Visitas: a visita guiada é gratuita, mas você precisa reservar no site da Embaixada.
Quando: as visitas eram realizadas às quintas-feiras e este ano o dia foi alterado para as quartas-feiras as 11:00h.
Veja também:
Onde comer perto da Piazza Navona,
Roteiro de três dias caminhando por Roma
Está vindo pra Roma? Algumas dicas pra você antes de viajar:
Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.
Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.
Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.
Booking.com é um parceiro do Blog VoupraRoma, sempre que fizer a sua reserva de Hotel entrando através do blog você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado, pois o Booking.com nos dá uma pequena comissão. Agradeço 😉
Vale para qualquer viagem, em qualquer lugar do Mundo.
Visitar a Embaixada do Brasil em Roma é um ótimo programa!
E está bem ali, na Piazza Navona e é grátis.
Adoro esse blog! Sempre com informações valiosas. Nem tinha ideia q poderia visitar a Embaixada.
Bom dia Lily
Obrigada querida