Polignano a Mare uma cidade apaixonante da região da Puglia na Itália!
Polignano a Mare foi a primeira cidade que visitamos em nosso Roteiro de seis dias na Puglia, região da Itália também conhecida como o Salto da Bota!
Veja também o Roteiro completo de seis dias na região Puglia – Itália!
Polignano a Mare é uma daquelas cidades que todos já viram um dia em fotografias, revistas ou na TV e que quando se torna real diante de nossos olhos, parece irreal!
Uma mistura de Mar de azul intenso, mais de 40 grutas marinhas, o centro histórico (burgo antigo) incrível, no alto das falésias de origem calcária. Uma cidade pequena e cheia de história. Uma das mais lindas cidades da Região da Puglia, sul da Itália! Vamos dizer que é a princesinha do Adriático!
De grande importância, Polignano a Mare faz parte da Província de Bari e sua origem é muito antiga. Imaginem que a estrada Appia Traiana aberta entre 108 e 110 d.C, que se unia com a Appia Antica e ligava Roma a Brindisi, passava por Polignano a Mare e na época fez de Polignano um importante centro comercial. Imagine que ainda hoje você pode ver restos da estrada romana e caminhar sobre ela, poderá ver um pequeno pedaço das ruínas quando passar pela Ponte Borbonico su Lama Monachile que leva até a praia Lama Monachile e que também é chamada de Cala Porto, isso porque ali existia mesmo um porto, isso no século XV, durante a dominação veneta. Hoje Lama Monachile ou Cala Porto é a praia mais famosa de Polignano, aquela que todos já viram em alguma revista ou jornal.
Um evento muito conhecido que acontece todos os anos em Polignano a Mare é o campeonato mundial de mergulhos Red Bull Cliff Diving World. Quando atletas do mundo todo saltam do alto do penhasco do Burgo antigo. Incrível!
Com suas altas falésias rochosas, emolduradas pela água azul cristalina do mar Adriático e o Burgo antigo lá no alto esta cidade te faz pensar que realmente é tudo um sonho!
Foi por isso que em Polignano a Mare escolhi me hospedar bem no Centro histórico, bem no meio de toda esta história. Para poder admirar toda esta beleza do alto e poder ver a cidade despertando, que é uma das coisas que sempre faço nas minhas viagens! E posso dizer que foi uma excelente escolha!
Saindo do aeroporto de Bari, levamos mais ou menos 30 minutos de carro para chegar a Polignano a Mare!
Alugamos o nosso carro com a RentCars que é a empresa parceira do Blog, nós pesquisamos e realmente oferecem ótimos preços e condições, veja aqui.
Quando você chegar, vai poder deixar o seu carro no estacionamento conveniado do B&B Dimora Santo Stefano e uma bicicletinha tipo triciclo, chamado Risciò, vem te buscar. O próprio B&B é que oferece este serviço gratuitamente, pois no centro histórico é proibida a entrada de veículos. Perfeito!
Chegamos, deixamos as coisas no B&B e antes de qualquer coisa fomos fazer um passeio pelo centro histórico, com suas vielas cheias de detalhes mágicos, de cara já me apaixonei por esta cidade! Na cidade existem vários mirantes de onde se pode ver a principal praia Cala Porto ou Lama Monachile, as grutas marinhas, apreciar aquele mar maravilhoso e ver até a famosa Grotta Palazzese, onde está um hotel e aquele famoso restaurante dentro da Gruta que vocês já devem ter visto em fotos.
Depois de apreciar do alto toda esta beleza resolvemos conhecer um pouco dos pontos principais. Caminhamos em direção à Ponte Borbonico su Lama Monachile, ali de cima da ponte se tem uma vista espetacular da praia Cala Porto. Para descer até a praia você vai ver uma escadaria ao lado da ponte e logo que entrar ali para descer as escadas vai pisar nos restos da estrada Traiana, estes romanos estão mesmo por toda parte… Fantástico! A praia não é de areia, mas sim de pedrinhas, porém a água é cristalina, linda!
Atravessando a Ponte, seguimos até a estátua de Domenico Modugno, aquele famoso cantor de Volare… Quem nunca ouviu aquela famosa música? “Volare…ohohoh, cantare…ohohoho… Nel blu dipinto di blu…” Ele nasceu em Polignano e a cidade em sua homenagem fez uma estátua bem de frente para o mar, onde todos os turistas fazem fotos! Para fazer esta foto, acordei no dia seguinte para ver o nascer do sol e aproveitei… Em outros horários é bem cheio!
Saindo da estátua seguimos pela rua beirando o mar, almoçamos no restaurante Il Grottone onde existe uma piscina natural que parece ter sido escavada, mas é natural mesmo. Maravilhoso!
Depois seguimos até a próxima praia, Cala Paura, também de pedrinhas e lá você pode alugar cadeira e até guarda-sol. Eles também alugam peladò (um tipo de barquinho – pedalinho), claro que alugamos, adoro uma diversão… Pagamos 12 euros por uma hora (setembro/2017) e fomos pedalando até a praia Cala Porto, apreciando as várias grutas marinhas de Polignano, muito legal!
Como era um domingo a cidade estava bem cheia de turistas, então deixo aqui uma dica, se for visitar Polignano a Mare procure chegar num dia de semana, quando é bem mais vazia e melhor para aproveitar.
No final da tarde encontramos Cristina minha amiga do Blog Vem pra Puglia e fomos conhecer a Piazza Garibaldi para experimentar o famoso Caffè Speciale, uma bebida preparada com café expresso, licor de amêndoas, chantilly e casca de limão siciliano. Bem gostoso, vale experimentar! Fomos ao Il Mago del Gelato.
Depois fizemos um passeio caminhando, até o Scoglio dell’Eremita de onde se tem um lindo pôr do sol, chamado também de Isoloto San Paolo. Bem ali ao lado está o Museu de Arte Contemporânea Pino Pascali, não visitamos pois tínhamos pouco tempo.
Logo após, seguimos de carro até San Vito, fica ao norte da cidade a poucos quilômetros, lá você vai poder apreciar a Torre di San Vito e a Abazzia di San Vito, que não se pode visitar por dentro. A Abadia de época medieval foi moradia de Monges devotos de San Basilio que chegaram fugidos do oriente. Muito bonito!
Voltamos e paramos na Piazza Aldo Moro, uma praça onde acontece sempre uma feirinha de artesanato, ponto de encontro dos moradores de Polignano no final da tarde. Comemos uma pizza deliciosa com Cristina e sua família! E assim terminou o primeiro e inesquecível dia em Polignano a Mare!
No outro dia como sempre faço em minhas viagens, acordei as 05:30h da manhã para ver o maravilhoso nascer do sol e sentir o silêncio da cidade despertando!
Isso para mim é impagável. Se você nunca fez, faça e depois me conte. Olha a vista de um dos mirantes do Burgo antigo, espetacular!
Foi quando pude observar as poesias e frases escritas pelo conhecido “poeta solitário” nos muros, portas, janelas e até escadas das pequenas vielas. Realmente esta frase é a mais pura realidade…. “Este lugar foi criado antes do Paraíso!”
Vimos o sol nascendo, passeando pela cidade para ver os reflexos em cada cantinho, a vista de cima da Ponte da praia Cala Monachile ou Cala Porto foi algo maravilhoso!
Depois fomos para a Pietra Piatta, uma formação rochosa enorme e bem plana, muito interessante, onde o pessoal toma sol, está bem em frente à estátua de Domenico Modugno, existe uma escadaria para descer até lá.
Fiz a minha foto com Domenico Modugno e depois voltamos ao B&B para tomar um delicioso café da manhã com uma vista incrível daquele mar azul deslumbrante!
Ficamos curtindo Polignano até as 11:00h e depois partimos para o próximo destino programado, visitar Grotte di Castellana, mas isso só no próximo Post!
Ficamos praticamente um dia e meio em Polignano a Mare e com certeza foi pouco. Fique pelo menos dois dias inteiros e aproveite para fazer também o passeio de Barco pelas Grutas de Polignano, este nós não fizemos por falta de tempo e assim temos um motivo a mais para voltar… Amei Polignano a Mare!
Veja também:
Roteiro de seis dias pela Puglia
Onde se hospedar em Polignano a Mare
Roteiro de 3 dias em DUbrovnik
Tudo o que você precisa saber antes de viajar para a Itália
Já curtiu a nossa página no Facebook? Curta e siga assim vai sempre saber quando publicamos as novidades de Roma, de toda a Itália e do Mundo!
Planejando a sua viagem?
Antes de viajar:
Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te oferece as melhores empresas seguradoras e ainda ótimas condições de pagamento e descontos. Todo atendimento e acompanhamento é em português, peça um orçamento.
Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa parceira do blog que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.
Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.
Reserve o seu hotel em Polignano a Mare, Roma ou qualquer outra parte do Mundo, através de um site confiável e conhecido. O Booking.com é um parceiro do blog, e reservando através do nosso blog você ajuda o Blog a se manter sempre atual e não paga nada a mais por isso. Muito Obrigada!
Reserve entrando por aqui:
Polignano a Mare uma das mais lindas cidades da região Puglia, no sul da Itália! Você precisa conhecer e depois conta pra mim o que achou!
Gostaria de conhecer
Quando vier, nos envie um email no blogvoupraroma@gmail.com
Oii,estou aqui montando minha viagem c suas dicas q são maravilhosas.
Qto vcs gastaram c alimentação e bebida por dia na região da pugila?
De lá vamos p Grécia ,vc tem roteiro .?
Iremos até lecce saindo de Roma p Polignano nossa viagem tá programada p 12 dias
Olá Fabia
Como gostamos de beber um vinho nas refeições, gastamos em torno de 50 euros por refeição para os 2.
Mas também teve dia que comemos um sanduiche de polvo, muito tipico na região e gatamos 5 euros.
Vai depender muito do que escolher.
Abs
Ana