Roteiro – Obras de Caravaggio grátis em Roma.
São muitas as obras de Caravaggio em Roma. Vamos fazer este roteiro por algumas das mais importantes obras de Caravaggio grátis em Roma.
Antes vamos conhecer um pouco do Grande Caravaggio.
Michelangelo Merisi (1571-1610) conhecido como Caravaggio, isso porque segundo informações históricas teria nascido na cidadezinha de Caravaggio que fica entre Milão e Bergamo. Não se sabe com certeza, outras fontes afirmam que ele seria de Milão. Dizem até que teria fugido de Milão, quando chegou a Roma.
Um dos mais importantes pintores da época barroca, sua formação aconteceu entre Veneza e Milão e sua arte se difundiu por várias regiões da Itália e pelo Mundo.
Caravaggio foi muito influente na época barroca, entre os séculos XVI e XVII e com seu estilo realista, utilizando sempre fortes contrastes de luz e sombra, fazia com que suas pinturas parecessem cenas reais e vivas, assim nasceu o chamado Caravaggismo, um estilo à parte de pintura que serviu de modelo e influenciou muitos outros artistas.
Esta obra é uma de tantas obras de Caravaggio que você pode visitar grátis em Roma! Está na Igreja de Santa Maria del Popolo “Crussificação de São Pedro”, maravilhosa!
Caravaggio passou parte de sua vida e deixou suas marcas em Roma.
Algumas de suas obras, muito importantes, estão dentro dos Museus. Museus do Vaticano, Galeria Borghese, Galeria Doria Pamphili, Museus Capitolinos.
Outras grandes e importantes obras de Caravaggio encontram-se no interior de algumas igrejas de Roma. E estas nós podemos conhecer grátis.
Então vamos fazer um Roteiro pelas Ruas de Roma enquanto conhecemos as obras de Caravaggio.
Começamos pela Piazza del Popolo, mais precisamente pela Igreja Santa Maria del Popolo, onde na Capela Cesari estão duas de suas principais Obras:
La Converzione di San Paolo e La Crocifissione di San Pietro.
Você vai notar nas obras de Caravaggio que o artista tenta nos levar para dentro da tela, sempre algum movimento ou gesto dos personagens retratados na pintura nos fazem ter a sensação de que estão apontando em nossa direção. Outra característica é que sempre utilizava fundos escuros e colocava o foco nos rostos dos personagens.
Ainda na Igreja Santa Maria del Popolo, aproveite para apreciar a Cappella Chigi, a segunda do lado esquerdo, que teve a cúpula pintada por Raffaello. Já visitou as maravilhosas salas de Raffaello nos Museus do Vaticano?
Saindo da Igreja Santa Maria del Popolo, vamos seguir pela Via di Ripetta, passando por:
Via della Lupa – Onde Caravaggio frequentava algumas Osterias na época.
Vicolo del Divino Amore – Onde Caravaggio alugou uma casa quando esteve em Roma. A casa já não existe mais, porém você vai poder apreciar uma pintura (Street Art) com o rosto de Caravaggio, indicando mais ou menos a localização de onde ele viveu. Viveu também em outra casa no Vicolo di San Biagio.
Via delle Pallacorda – Onde dizem ter acontecido a famosa briga com Racnuccio Tomassoni e durante a briga este acabou morto. Dizem que poderia ter sido ou por dívidas ou por uma simples discussão, não se sabe o real motivo.
Vicolo della Vaccarella – Onde está o Ristorante Al Duello, isso porque dizem que antes da briga Caravaggio e Tomassoni haviam se encontrado ali, naquele trecho da rua. Onde se iniciou a discussão (o duelo) entre eles.
Vamos passar pela Via della Scroffa – onde estavam bodegas frequentadas por Caravaggio na época.
Chegando na Chiesa di Sant’Agostino (Igreja de Santo Agostinho) vamos encontrar mais uma importante obra de Caravaggio!
Mais uma de suas maravilhosas obras, a melancólica Madona dei Pelegrrini ou Madonna del Loreto (1604).
Chiesa San Luigi dei Francesi (Igreja São Luiz dos Franceses): Aqui se encontram três maravilhosas obras de Caravaggio, na Cappella Contarelli: Vocazione di San Matteo (1599-1600), San Matteo e l’Angelo (1602) e il Martirio di San Matteo (1602).
Um fato curioso, nos contou o Guia, é que a Primeira versão da obra San Matteo e L’angelo (a que está no centro) que retrata São Mateo escrevendo o evangelho, foi recusada, pois retratava São Mateo escrevendo com o auxílio do Anjo, dando a entender que fosse um analfabeto. Isso não foi aceito e então Caravaggio pintou esta que vocês podem ver que é a segunda versão, onde o anjo aparece por trás de seus ombros e quem escreve é o próprio Mateo.
Sugestão: Depois prossiga até a Piazza delle Coppelle para conhecer um lugar frequentado por romanos, uma praça circulada por predinhos de época, onde você pode aproveitar um aperitivo delicioso.
Basta você seguir o mapinha, um Roteiro de Caravaggio maravilhoso e prontinho pra vocês. Terminando com um delicioso Aperol Spritz!
Horários de abertura das Igrejas:
Santa Maria del Popolo – Das 07:15h as 12:30h e das 16:00h as 19:00h
San Luigi dei Francesi – Das 09:30h as 12:15h e das 14:30h as 18:30h
Santo Agostino – Das 07:30h as 12:00 e das 16:00h aa 19:00h
Você vai gostar também:
Roteiro grátis de três/quatro dias em Roma
Onde se hospedar, dicas bairro a bairro em Roma
Como ir do aeroporto até o seu hotel
Antes de viajar:
Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos. Todo atendimento e acompanhamento em português.
Reserve o seu hotel aqui pelo Booking.com que é um dos melhores sites de reservas de hotéis e um parceiro do blog. Desta forma você dá uma forcinha para o blog e pra você não custa nada a mais. Ou seja, você não paga nada a mais por isso! 😆
Reserve por aqui:
Quer saber tudo sobre Roma?
Curta no facebook
Siga no Instagram
Siga no Gloogle+
Espero vocês por lá! Convide seus amigos também.
Conhecemos juntos maravilhosas obras de Caravaggio em Roma e grátis! Deixe a sua opinião aqui embaixo, gostou?
Muito bom, um belo passeio cultural. Obrigado pelas dicas!
Boa tarde Paulo,
Obrigada! Este Roteiro é incrível.
Abs
Ana