Castelo Sant’Angelo em Roma, como visitar grátis.
Uma Blogagem Coletiva falando de CastelosPeloMundo, só pode ser um sonho!
Eu como vivo em Roma não poderia deixar de falar sobre o Castelo Sant’Angelo ou Castel Sant’Angelo (em italiano). Então, Visite o Castelo Sant’Angelo grátis em Roma.
Como visitar grátis?
Dica: De outubro a março, todo primeiro domingo do mês, Museus e áreas arqueológicas são gratuitos em Roma e toda a Itália, por isso visite o Castel Sant’Angelo grátis em Roma.
Como visitar o Castelo Sant’Angelo sem filas no domingo gratuito:
A melhor hora para visitar o Castelo é por volta das 11:00h/11:30h quando a maioria das pessoas vai para a Piazza San Pietro ver o Papa. Nesta hora a fila é bem pequena! Isso mesmo, você entra muito fácil e sem perder tempo.
Claro que se ainda não viu o Papa você vai preferir ver o Papa, neste caso, logo que terminar a benção do Papa, corra para o Castelo.
Se você gosta de um pôr do sol pode ir no final da tarde e apreciar lá de cima o entardecer, mas neste horário vai ter uma fila de pelo menos meia hora/quarenta minutos. Afinal é grátis!
Um Castelo com quase 2.000 anos de muita história, só podia ser em Roma! Um pouco da história…
O Castelo Sant’Angelo em Roma, foi construído em 123 d.C. como mausoléu do Imperador Adriano, dizem que Adriano se inspirou no Mausoléu de Augusto para a sua construção. Imaginem que todos os outros monumentos desta mesma época foram reduzidos a apenas ruínas, mas o Castelo atravessou muitas fases e transformações e resistiu bravamente quase intacto.
Em 400 d.C foi incluído às Muralhas Aurelianas e passou a ser uma grande Fortaleza/Castelo Fortificado devido a sua excelente posição, passou por diversas mudanças na estrutura, a pedido do Papa Nicolo III foi construída a passagem que liga o Castelo ao Vaticano (Passeto di Borgo), uma passarela elevada e segura que permitia que os Papas se refugiassem no castelo em caso de ataques ou invasões a Roma e ainda hoje pode ser utilizada e visitada. Para visitar o Passeto somente com visita guiada. Os Papas chegaram a morar lá e vocês vão poder ver diversos aposentos na visitação.
Outra coisa curiosa que podemos ver na visita é um Frantoio – esta “máquina” medieval que servia para esmagar as azeitonas e fazer o azeite. Um Burrinho era amarrado a esta roda e girando com o peso da roda as azeitonas eram esmagadas e extraíam o óleo.
Quando se transformou em uma Fortaleza com o objetivo de defender Roma dos ataques, foram também adicionados os quatro ângulos de defesa (Bastioni).
A partir do séc. XVI foi também utilizado como prisão onde ficavam detidos os opositores dos Papas na época.
E hoje é um Museu aberto à visitação e proporciona uma das mais lindas vistas, 360 graus da cidade eterna! E olha que minha visita foi num dia nubladão! Mas a vista é maravilhosa mesmo assim! Por isso aconselho: Visite o Castelo Sant’Angelo grátis em Roma.
Quer saber mais sobre a história, veja no site oficial do Museo Nazionale di Castel Sant’Angelo.
E o nome?
Passou por vários nomes, Adrianeum, Castellum Adriani, Castrum Sancti Angeli, até o nome Castellum Sancti Angeli, pois o Papa Gregorio Magno teve uma visão do Arcângelo Michele durante uma procissão que estava acontecendo para afastar a peste que devastava Roma. Aquela visão foi tida como um presságio. E hoje lá no alto do Castelo você pode ver a estátua do Arcângelo Michele.
O Castelo tem seis níveis e muita arte, muitas passarelas, escadas, corredores, áreas abertas, além de abrigar uma coleção de armaduras, armamentos, objetos de mobília e muito mais. Até um bar super charmoso, onde você pode tomar um café com a vista da Basílica de São Pedro!
Claro que todos querem chegar logo lá no topo.
Mas, já deixo pra vocês uma dica: Aquela foto maravilhosa que todos fazemos, de onde se vê a Ponte Sant’Angelo com todos os anjos, não se faz do topo, mas sim do nível onde estão os quatro Bastioni(as quatro pontas para defesa do Castelo). Dá só uma olhada nesta vista e depois corra e Visite o Castelo Sant’Angelo grátis em Roma.
Se você gosta de fotografia, é dali também que você vai acessar a Sala Paolina, um salão nobre do Castelo, onde se reuniam os Papas e nobres, recoberta por afrescos maravilhosos realizados por Perin Del Vaga(Piero di Giovanni Bonaccorsi).
Dica: logo que entrar na sala você vai ficar hipnotizado com os afrescos, mas estando ainda na escadinha da porta, vire-se e tenha uma surpresa!
E claro que chegando ao Topo do Castelo Sant’Angelo vai ficar paralisado! Uma vista de toda Roma a seus pés. De um lado o Rio Tevere, a Ponte Sant’ngelo e dá para ver a cidade toda.
Do outro lado além do Passeto, Piazza San Pietro, Basílica di San Pietro e todo o Vaticano, mais muitas atrações da cidade eterna.
É uma vista incrível, 360 graus da cidade eterna!
Quer visitar o Castelo Sant’Angelo? Muitas opções:
Pode visitar no primeiro domingo do mês grátis!
Pode visitar com o RomaPass e não pegar fila.
Horários: Todos os dias, das 09:00h as 19:30h
Fechado: 25/12 e 01/01
Endereço: Lungotevere Castelo, 50
O Castelo Sant’Angelo está bem em frente à Basílica di San Pietro, basta seguir aquela avenida que sai bem da frente da Piazza San Pietro, Via della Conciliazione. Bem em frente ao Castelo está a Ponte Sant’Angelo, com as estátuas dos Anjos Bernini. Não deixe de passar por ali.
O Castel Sant’Angelo também está no nosso Roteiro de três dias em Roma!
Este post faz parte da Blogagem Coletiva #CastelosPeloMundo, não deixe de acessar os outros blogs de viagem participantes:
- Viajonários – Inglaterra: 10 castelos para visitar a partir de Londres
- Atravessar Fronteiras – Visitando o Castelo de Malahide, na Irlanda
- Mariana Viaja – Castelo de São Jorge em Lisboa: 10 séculos de história
- Uma Viagem Diferente – Castel Sant’Angelo em Roma
- Viajar correndo – Burg Eltz, um castelo medieval na Alemanha
- Contando Destinos – 5 Castelos de Contos de Fadas para conhecer na Alemanha
- Asas Pra Que Te Quero – Escócia: conheça o mal-assombrado Castelo de Edimburgo
- Destinos por onde andei… – 8 Castelos pelo Mundo que Valem a Pena Conhecer!
- Cantinho de Ná – Castelo de Neuschwanstein – veja porque inspirou Walt Disney
- Tá indo pra onde – Tudo sobre o Castelo Sforzesco em Milão!
- TripBaby – Castelos de Portugal
- Ligado em Viagem – Castelo de Ettlingen no Estado de Baden-Württemberg na Alemanha
- Caixa de Viagens – Castello di Pavone – um castelo para se hospedar na Itália
- Trilhas e Cantos – 10 Castelos para Conhecer na Europa
- Viagens de Mãe – A Suíça e seus castelos
- Turista FullTime – 21 castelos europeus que vão fazer você amar as aulas de História!
- Do RS para o Mundo – Cinco castelos franceses e um brasileiro
- Vem pro Parque – O Castelo mais colorido do Brasil
Está vindo pra Roma? Algumas dicas pra você antes de viajar:
Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.
Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.
Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.
Na hora de reservar o seu hotel lembre-se do blog amigo aqui.
Reserve sempre seu hotel em Roma ou qualquer outra parte do Mundo, através de um site confiável e conhecido. O Booking é um parceiro do blog, e reservando através do nosso blog você ajuda o Blog a se manter sempre atual e não paga nada a mais por isso. Muito Obrigada! 😆
Reserve entrando por aqui:
Vale para qualquer viagem, em qualquer lugar do Mundo.
Visite o Castelo Sant’Angelo grátis em Roma e depois conta pra gente!
E, tudo bem?
Ótimo post, só deixando uma correção, o nome do Rio é Tibre. Tevere signfica rio em italiano!
Estou escrevendo um post sobre lá também e adorei o seu! 😉
Parabéns, depois dá uma conferidinha no meu também se quiser:
https://mundoquevivi.home.blog/
Ola Gustavo
Uma correçao, Tevere é o nome do Rio que corta Roma (em Italiano) – Tibre é o nome do Rio que corta Roma (em portugues), e Fiume significa Rio em Italiano, dica pra voce nao escrever incorretamente no seu Post!
Obrigada pela visita! Depois conferimos sim o teu!
Abs
Olá Ana
Tudo bem Querida?
Como sempre tirando dúvidas com vc…kkkk…
Estou comprando o ingresso para o castelo, mas não tem opção para escolha de horário, porém no momento de efetivar o pagamento aparece o horário das 9hs…gostaria de ir no final do dia…sabe me informar se tem opção de horário e como faço?
Obrigada
bj
Ola Denise,
Vai ver a opção dos horários do lado direito, https://voupraroma.rgi.ticketbar.eu/pt/ticketbar-rome/castelo-de-santo-angelo-/
bjs
Ana
Oieeee
Ah!!!! neste site aparece horário!!! E esta um pouco mais barato!!! kkkkk
Mas ainda ficou uma dúvida…o horário é por período…ex.: estou escolhendo o horário das 15h – 18hs…posso entrar em qq horário dentro deste período? Desculpe por tantos detalhes sobre o horário, mas é que tenho reservado o horario das 14:30 na necropole…acredito que só vou conseguir estar “livre” por volta das 17hs.
Mais uma vez obrigada pela sua habitual gentileza
bj
Denise
Olá Denise,
Sim, a visita à necrópole termina dentro da Basílica, aproveite para visitar a Basílica e depois vá ao Castelo. Das 15 as 18h no caso.
bjs
Ana
Olá Ana, segue a mensagem novamente rsrs!
Oi Anna, tudo bem?? Olha eu aqui de novo, rsrs!
Já estou com data definida amiga, estarei aí em 01/12/2018. Fico 5 noites com meu filho adolescente. Estou aqui fazendo já toda a programação, Roma Pass, Colisseu, Cúpula da Basílica… Enfim seus roteiros e mais um pouco afinal ele ainda não conhece Roma.
Passeando novamente pelo seu blog, vi (e lembrei) sobre o 1º domingo grátis e vou aproveitar para ir no Castelo de Sant’ Angelo com ele. Me fala uma coisa, inicio de dezembro a cidade já está cheia?? Como já vi o Papa vou dar preferencia ao Castelo e depois estou pensando em subir a Cúpula (colocar esse adolescente para subir a escada kkk). O que acha?? Quando estive aí por conta do Jubileu a Cúpula só estava liberada após as 13h.
Beijos querida, mais pra frente vejo com você outros detalhes da minha viagem.
Olá Eliane,
Sim suba a Cupula logo cedo que é mais vazia, verifique as celebrações do Papa antes.
Aproveite para visitar o Castel Sant’angelo, por volta das 11:45h – quando fui neste horário foi otimo,
Abs
Ana
Olá, vou a Roma em família em Junho 2018, gostaria de saber se subir ao Castelo Sant Ângelo, dá para ir com carrinho de bebe, ou temos de levar ao colo???
As suas dicas estao a dar imenso jeito, no planeamento da minha viagem em família.
Obrigada
Olá Ana,
Lá dentro tem muitas escadas e rampas e acho melhor não ter carrinho.
Abs
Ana
Oi Anna, tudo bem?? Olha eu aqui de novo, rsrs!
Já estou com data definida amiga, estarei aí em 01/12/2018. Fico 5 noites com meu filho adolescente. Estou aqui fazendo já toda a programação, Roma Pass, Colisseu, Cúpula da Basílica… Enfim seus roteiros e mais um pouco afinal ele ainda não conhece Roma.
Passeando novamente pelo seu blog, vi (e lembrei) sobre o 1º domingo grátis e vou aproveitar para ir no Castelo de Sant’ Angelo com ele. Me fala uma coisa, inicio de dezembro a cidade já está cheia?? Como já vi o Papa vou dar preferencia ao Castelo e depois estou pensando em subir a Cúpula (colocar esse adolescente para subir a escada kkk). O que acha?? Quando estive aí por conta do Jubileu a Cúpula só estava liberada após as 13h.
Beijos querida, mais pra frente vejo com você outros detalhes da minha viagem.
Oi Eliane,
Sim pode aproveitar para fazer assim. Subam a Cupula sim é bem legal.
E a Visita ao Castel Sant’Angelo é imperdivel. Linda a vista de la de cima também.
Abs
Ana