Vamos para a Umbria. Spoleto uma cidade com muita história e muita natureza!
Partindo de Roma você pode conhecer Spoleto, uma cidade com 38 mil habitantes na província de Perugia. Faz parte de uma das regiões que mais gosto da Itália, a Umbria!
O que dizer de Spoleto?
Está entre os mais importantes centros artísticos e culturais da Umbria. Uma cidade onde arte e natureza juntas dão um verdadeiro espetáculo! São muitos os monumentos históricos importantes, é uma cidade muito antiga e falamos de construções de 23 d.C. como por exemplo o Arco di Druso.
Se falarmos dos dias atuais, tornou-se mais conhecida ainda depois que na praça principal da cidade foram gravadas cenas da série Italiana Don Matteo que tem como protagonista um padre interpretado por Terence Hill. (é uma série bem famosa na Itália).
Vamos conhecer então!
Um lindo domingo de primavera, com muito sol e partimos de Roma com destino a Spoleto, uma horinha de estrada e chegamos.
Da estrada já se tem uma visão grandiosa da Rocca Albornoziana, no ponto mais alto da cidade toda majestosa, dando as boas vindas.
Estacionamos logo na entrada de Spoleto e resolvemos começar logo pela imponente Rocca Albornoziana, uma fortaleza grandiosa que está sobre a colina Sant’Elia, numa posição estratégica.
Para chegar até lá apesar de estar bem no alto, construíram uma estrutura espetacular se pensarmos que se trata de uma cidade medieval. Achei realmente fantástico!
Você sobe de escadas rolantes, dois lances e depois ainda encontra três elevadores para subir mais um andar. E os meus amigos participando, servindo de modelos. rsrs
Muito bom, até mesmo pessoas com problemas de mobilidade podem chegar facilmente. Achei isso muito interessante, pois tantas pessoas nestas pequenas cidades medievais acabam não visitando os locais mais interessantes por dificuldade de acesso. Parabéns para Spoleto!!!
Chegamos e a vista é linda! Podemos ver toda a cidade e muitas colinas, um panorama verde maravilhoso.
A Rocca é grandiosa, retangular com quatro grandes torres nos cantos. Foi construída a partir de 1359 por ordem do Papa Innocenzo VI para firmar o poder da igreja e foi utilizada como presídio de 1817 até 1982 e depois em 2007 passou a ser a sede do Museo Nazionale del Ducato di Spoleto. Não visitamos o Museu, pois o tempo era curto e queríamos explorar mais a parte natural e outras atrações. Se você quiser visitar, parece ser bem interessante.
Fazendo a volta em torno da Rocca avistamos a Ponte delle Torri, o Aqueduto do século XIII com seus 230 metros de comprimento e 80 metros de altura.
É algo maravilhoso!
Você pode caminhar sobre ele e atravessar o vale. Olha as pessoas lá… Show!
Depois desta linda vista descemos as escadas novamente e no meio do caminho você encontra uma placa para a Duomo, tudo muito bem sinalizado. Por esta placa você pode ter noção de quanta coisa tem para conhecer na cidade. São 3 percursos, nós estamos no verde.
Entramos e subimos um andar, também tinha elevador, logo encontramos um caminho lindo. Bem com cara de cidade medieval, adoro…
Este caminho nos levou até a a praça principal da cidade que é um grande pátio aberto, bem interessante. Ali está a Duomo do século XII com um mosaico maravilhoso em ouro bem na fachada, que reluz quando bate a luz do sol. Lindo!
Dentro a Basílica é simples, mas os afrescos de 1.467 no altar e o órgão medieval chamam a atenção.
Depois de sair da Duomo volte pelo mesmo caminho e pegue a descida das escadas rolantes, chegando ao final vire a esquerda e siga. Fomos até o Teatro Romano do século I d.C., um semicírculo com 70 metros de diâmetro. Já foi restaurado nos tempos antigos depois de um desmoronamento. Foi redescoberto graças a escavações realizadas em 1938. Hoje é usado para diversos shows e espetáculos na época de primavera/ verão.
Depois fomos dar uma olhada no Arco di Druso, afinal é de 23 d.C. e não é todo dia que voltamos quase 2.000 anos na história. Para mim que vivo em Roma já é mais habitual…rsrsrs
O L’Arco de Druso e Germanico dá acesso ao Foro de Spoleto.
Este Arco foi construído em honra a Druso e Germanico, filho e neto do Imperador romano Tibério. A estrutura quadrada é toda de blocos de pedras calcárias locais e é decorada com detalhes Coríntios e Dóricos. Só em pensar que é de 23 d.C. é maravilhoso.
Uma pena, mas não tive tempo de ver a Basílica di San Salvatore, o maior monumento histórico Spoletino da antiguidade e desde 25 de junho de 2011 faz parte do patrimônio mundial da UNESCO. Neste caso, eu vou ter que voltar e você não deixe de visitar.
Bom, só posso dizer que Spoleto tem muito mais para se ver, não tivemos muito tempo, pois iríamos almoçar com aquele casal de amigos em outra cidadezinha ali perto. Depois, blogueira é um bicho chato, quando estamos com outras pessoas junto fica complicado, pois queremos ver tudo, fazer mil perguntas, pegar mil informações e as pessoas estão ali para curtir o dia… Mas aproveitamos o que deu e valeu cada minuto!
Dicas para você que vai de trem:
Você deve pegar um trem de Roma a Spoleto, que custa 9 euros ida e 9 euros volta. Pode comprar pelo site da trenitalia.com ou da italotreno.it ou se preferir comprar direto nas maquininhas na estação Termini, ou ainda nos guichês.
Em uma hora e vinte minutos você chega. Rapidinho.
Chegando em Spoelto, na Praça da Estação Ferroviária ( Piazza Polvani) você pode pegar um ônibus urbano – direzione centro. Os bilhetes, você compra no bar da estação.
Dicas para você que vai de carro:
Vocês estão em duas, três ou quatro pessoas, aluguem um carro por um dia e aproveitem para conhecer umas duas cidades perto de Roma. Vale a pena. Você pode retirar o seu carro em Roma, já perto da saída de cidade, próximo a uma estação de metrô e dali já partir para a estrada. Pesquise com a Rentcars que é parceira do blog. Para você entender, a parceria com o blog funciona da seguinte maneira: se você fizer sua reserva pelo link aqui do blog, eles pagam uma pequena comissão para o blog, mas o preço que você vai pagar é o mesmo que se entrar direto pelo site deles, ou seja, não vai pagar nem um centavinho a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter. Obrigadinha!
Faça uma pesquisa dos preços abaixo no link deles:
Cm seu carro em mãos, você deve pegar a estrada A1 que liga Napoli a Milão, siga em direção a Firenze, e depois Spoleto. Logo que você entra na cidade a sua esquerda tem um local para estacionar e você vai ver um bar e bem em frente uma maquininha na calçada, aquela que já contei pra vocês como funciona, o famoso parquímetro. Custa 1,30 euro a por hora. Coloque as moedas na maquininha de acordo com quantas horas vocês deseja. aperte o botão e vai sair um papelzinho, pegue e coloque dentro do carro no vidro da frente em local visível, como fazemos com o cartão zona azul no Brasil.
E agora depois de conhecer esta cidade maravilhosa, bateu uma fome…Vamos almoçar e vocês estão convidados… Bora!
No próximo Post vamos almoçar numa Osteria fantástica, indicada pelo casal de amigos e bem pertinho de Spoleto.
Se você gostou, vai gostar também:
Viagem em época de crise, planejando dá!
E se você resolver dormir em Spoleto?
Uma ideia tentadora, curtir uma noite pelas ruas daquela cidade fantástica! Neste caso, não esqueça que o Booking é um parceiro do blog e sempre que você puder reservar seu hotel entrando aqui pelo blog o Booking nos dá uma pequena comissão. Você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Obrigada!
Booking.com
Spoleto é uma linda cidade e vale muito a pena a visita!
Bate e volta de Roma a Spoleto – Umbria.
- Maratona de Roma 2016
- Onde comer em Spoleto – Umbria
Li a matéria sobre Spoleto e gostei , contudo vc se refere a um local para retirar o carro em Roma que fica perto da estrada, sem necessidade de andar pela cidade , mas não consegui localizar.
Vou reservar pelo seu blog, mas me informe, por favor, especificamente qual a loja em que devo retirar o carro.
Ola Gilson,
Procure retirar proximo a Via Veneto. Tem uma EuropCar ali na Via Sardegna.
Abs
Ana
Oi Anna
Tudo bem?
Gostaria de saber se é possível fazer um bate e volta para Spoleto e Spello no mesmo dia, pois só terei um dia livre em Roma em maio próximo.
Caso positivo, você tem alguma agência para indicar?
Bjokas,
Carla
Olá Carla,
Sim, se for com tour privativo é possível, Se desejar nos envie um e-mail e enviamos um orçamento de nossa agencia parceira.
Abs
Ana
Oiiiii
Vc pode me dizer se vc vende passeios?? Caso negativo indica empresas de confiança q tenham guia português??
Abraços
Olá Tatiane,
Sim organizamos passeios e Tours com nossas agencias parceiras.
Veja:https://www.voupraroma.com/tour-em-grupos/
Abs
Ana