VoupraRoma

O Jardim Botânico de Roma está no Trastevere!

Jardim Botânico de Roma, está em Trastevere e faz parte do Departamento de Biologia da Universidade de Roma Sapienza.

Museo Orto Botanico, uma maravilha da natureza que pouca gente conhece e esta bem no Trastevere!

Por isso que sempre digo, deixe os mapas no hotel e perca-se no Trastevere! Você vai descobrir coisas fantásticas… 

É realmente maravilhoso!  Além de natureza, muita história!

A fronteira do Jardim Botânico onde está a Via di Porta San Pancrazio, é delimitada por um pedaço das Muralhas Aurelianas (as antigas muralhas que protegiam Roma).

Para chegar até o Orto Botanico você vai passar pela Porta Settimiana, aparentemente mais uma das antigas portas de Roma, mas há relatos de que seja a mais antiga das Portas de Roma e uma das que permaneceu exatamente no local onde foi construída. Passando através da Porta Settimiana naquela época se chegava a uma área de campo onde os nobres construíam suas suntuosas Villas (grandes casas da nobreza)  para relaxar.

CAMINHO JARDIM BOTANICO ROMA - PORTA SETTIMIANA - foto Ana Venticinque

Passamos pela Porta Settimiana e logo chegamos ao Museo Orto Botanico di Roma(Jardim Botânico de Roma), você vai perceber pelo som dos pássaros!

JARDIM BOTANICO DE ROMA - ENTRADA foto Ana Venticinque

Abrange uma área de 12 hectares, e está do lado direito do Rio Tevere (Tiber) entre a Via della Lungara e a Colina de Gianicolo, de dentro do Orto você ve a parte de trás do Fontanone e a vista da parte mais alta do Orto é maravilhosa! Podemos ver Roma envolvida por uma moldura natural!

JARDIM BOTANICO ROMA - VISTA PANORÂMICA foto Ana Venticinque

JARDIM BOTANICO ROMA – VISTA PANORÂMICA foto Ana Venticinque

O Orto Botanico está no coração urbano de Roma, ocupando parte da área arqueológica Ager Vaticanus que antigamente era uma área suburbana. A origem do Orto Botanico data de (1277-1 280) época do Papado de Nicolò III, mas a atual sede no jardim do Palazzo Corsini data de 1883, quando a propriedade passou ao estado com o compromisso de realizar ali a sede da Accademia dei Lincei (a Academia Nacional de Ciências mais antiga no Mundo) e a sede do Museo Orto Botanico nos Jardins.

JARDIM BOTÂNICO ROMA - Palazzo Corsini - foto Ana Venticinque

JARDIM BOTÂNICO ROMA – Palazzo Corsini – foto Ana Venticinque

É mágico imaginar que bem no Trastevere aquele bairro agitado cheio de bares e restaurantes está este paraíso!  

Estive lá e conversei com a Diretora Prof. Loretta Gratani que me contou algumas curiosidades sobre o Orto Botanico.  A área do Jardim Botânico compreende a estrutura do jardim histórico do Palazzo Corsini que depois foi enriquecido com espécies raras, incluindo as inúmeras palmeiras utilizadas para delinear a avenida principal do Jardim.

JARDIM BOTANICO ROMA - PALMEIRAS foto Ana Venticinque

Outra coisa curiosa, me contou a Bióloga Prof. Loretta Gratani, sobre as estufas históricas que existem no interior do Jardim Botânico, entre elas uma datada de 1800, a Serra Corsini época em que as estufas eram feitas de tijolos o que impedia a entrada de Luz. 

JARDIM BOTANICO ROMA - SERRA CORSINI foto Ana Venticinque

Esta estufa é ainda conservada e utilizada nos dias de hoje, porém com o teto já em vidro e abriga no seu interior duas Vascas da Bagno(duas banheiras) feitas de um tipo de mármore raro, que eram utilizadas pela Rainha Cristina da Suécia, quando a mesma morou no Palazzo Corsini.  

JARDIM BOTÂNICO ROMA - banheira da Rainha Cristina - foto Ana Venticinque

Outra estufa maravilhosa, a Serra Monumentale de 1877, histórica, uma das primeiras estufas totalmente transparente que fazia com que a iluminação entrasse e assim fosse perfeita para determinados tipos de plantas. Toda decorada com bordas de vitrais, maravilhosa!

JARDIM BOTÂNICO ROMA - Serra Monumentale - foto Ana Venticinque

E onde hoje funcionam os escritórios do Museo Orto Botanico também era uma estufa utilizada para a produção de laranjas, tanto que se você observar ainda conserva o teto transparente com armação em madeira e ferro e portas de vidro com armação de ferro e detalhes de flores de ferro nas junções, realmente fantástico! Construída por volta de 1930.

Depois ainda tem a Serra Francês construída em torno de 1883-1884 e mais recente, a Serra Tropical House que abriga espécies tropicais. 

As coleções do Jardim botânico são muitas, entre elas vou destacar algumas que me chamam a atenção:

A Coleção de Palmeiras maravilhosa, que emoldura a rua principal levando até a Fontana dei Tritoni uma das importantes peças preservadas do Jardim,

JARDIM BOTÂNICO ROMA - FONTANA DEI TRITONI - foto Ana Venticinque

O Jardim Japonês, um encanto reproduzido perfeitamente em detalhes e respeitando as características reais, tem até pequenos lagos com carpas.

JARDIM BOTÂNICO ROMA - jardim japonês - foto Ana Venticinque

A Coleção de Bambu, lindísssima! Uma maravilha caminhar por entre os Bambus, adorei!

JARDIM BOTANICO ROMA - coleção Bambu - foto Ana Venticinque

O Jardim das rosas, que abriga desde as espécies mais antigas de rosas, quando as rosas tinham apenas 5 pétalas até as rosas modernas que conhecemos hoje em dia que são plenas de pétalas. O Jardim das ervas medicinais que foi construído como na época antiga, vários quadrados construídos em alvenaria, altos uns 70 cm mais ou menos, formando tipo um labirinto, com mais de 300 tipos de ervas.

JARDIM BOTANICO ROMA - coleção das ervas medicinais - foto Ana Venticinque

Além de toda uma parte preservada na área superior da colina do Orto, que abriga algumas espécies com aproximadamente 350/400 anos. E várias outras espécies raras e em extinção que são cuidadosamente preservadas. São mais de 3.000 espécies.

JARDIM BOTANICO ROMA - Scalinata delle undici fontane - foto Ana Venticinque

Também se encontram algumas peças do século XVIII, como a Scalinata delle Undici Fontane realizada na primeira metade do século XVIII por Ferdinando Fuga, a Fontana dei Tritoni, entre outras peças e esculturas ali conservadas.Acredita-se que se fossem feitas escavações embaixo daquela área deveriam encontrar uma grande área preservada da Roma Antiga. 

JARDIM BOTANICO ROMA - foto Ana Venticinque

O Jardim Botânico tem funções didáticas, recebe constantemente grupos de estudantes para visitas guiadas, promove a educação ambiental e também realiza pesquisas científicas. Tem como objetivo difundir o conhecimento botânico através de conferências e também eventos temáticos.

JARDIM BOTANICO ROMA - foto Ana Venticinque

Onde fica esta maravilha?

Muito fácil de chegar:

Se você descer do Tram 8 na parada Belli, vai entrar na Via della Renella e vai seguir…veja o mapinha.

Se você atravessar pela Ponte Sisto do outro lado do Tevere está Campo de Fiori. 

Largo Cristina di Svezia, 24 – Trastevere

Quanto custa?

A entrada custa 8 euros.

Para saber os dias e horários de abertura controle o site oficial do Orto Botanico.

Veja também:

Conheça a linha do Tram 8 que passa pelo Trastevere,

Trastevere o bairro mais charmoso de Roma,

Igreja di Santa Maria in Trastevere

Onde comer em Trastevere,

Campo de Fiori um lindo passeio,

Onde comer uma boa pasta fresca,

Villa Pamphili o maior parque de Roma, 

Aqui vão algumas dicas para os seus dias em Roma: 

Durante todo o ano você pode realizar Tours em Português para conhecer o Vaticano, Coliseu, Roma Barroca e muitos outros Tours bate e volta, veja mais sobre estes tours e se quiser mais informações nos envie um e-mail no blogvoupraroma@gmail.com

Você sabia que reservando o seu hotel entrando através do Blog no Booking você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Blog a se manter sempre atualizado. Agradecemos. =)

Booking.com

Planejando a sua viagem?

Antes de viajar: Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te oferece as melhores empresas seguradoras e ainda ótimas condições de pagamento e descontos. Todo atendimento e acompanhamento é em português, e ainda  te ajudam na contratação por telefone. peça um orçamento entrando abaixo:

Seguro viagem geral 468x60

 

4 comentários sobre “O Jardim Botânico de Roma está no Trastevere!

  1. Loanda Campello

    Que maravilha! Com certeza, vou conhecer. Quando saímos da visita na Villa Farnesina, fomos até o Orto, mas logo iria fechar e então desistimos. Em Roma, sempre fica algum lugar para voltar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.