Bracciano uma cidade medieval, perto de Roma!
Um bate e volta partindo de Roma e bem fácil de chegar, a cidade de Bracciano está somente a 50 km de Roma e tem cerca de 12.000 habitantes.
Para chegar a maneira mais fácil é pegar um trem da linha Roma-Viterbo, e descer direto na estação Bracciano, que está bem ao lado do centro histórico.
Melhor que isso? O bilhete custa três euros e você pode comprar pelo site da Trenitalia ou nas maquininhas na estação. A viagem leva uma hora, muito tranquilo.
Estive em Bracciano para participar da Festa Castelli e Castagne (Castelos e Castanhas), uma festa que acontece geralmente no outono quando aqui na Itália é época de castanhas.
Tradicionais as castanhas feitas na brasa estão por todo lado, vocês já devem ter visto em Roma também, ou mesmo em outras cidades italianas. É muito bom…
E na festa as castanhas eram preparadas de uma maneira muito interessante, fazendo uma alusão à época medieval. Olha só.
A festa estava uma delícia, todos em trajes estilo medieval, personagens da época, tinha até Bobo da Corte! Demonstração de lutas, barraquinhas mostrando como eram as profissões da época, pôneis para as crianças, tudo muito legal!
Mesmo que você não visite Bracciano em dia de festa, você vai poder visitar um Castelo medieval – o Castelo Odescalchi.
E claro que depois de comer um “Cartoccio di Castagne” (cartoccio é este cone de papel que você vê na foto, neste caso cheio de castanhas e custava somente 3 euros),”Arrosticini di Agnello” (espetinhos de cordeiro na brasa) e beber um copo de vinho, eu aproveitei para visitar o Castelo.
O interessante é que nos finais de semana e feriados você paga a entrada do Castelo que custa 8,50 euros e tem direito a fazer a visita com guia, de hora em hora. Bora?
O Castelo Odescalchi é de 1470, belíssimo!
Quem deu início à construção do atual castelo, em 1470, foi Napoleone Orsini, e chamou para fazer a decoração um dos mais importantes pintores romanos da época, Antoniazzo Romano.
E por que se chama Castelo Odescalchi?
Uma história de vai e vens…
Porque em 1696 a família Orsini estava em dificuldades financeiras e teve que vender o Castelo à família Odescalchi. Depois em 1803 foi a vez da família Odescalchi que estava em situação difícil e vendeu o Castelo ao Marques de Torlonia, com a possibilidade de recomprá-lo. E em 1848 Livio III, da família Odescalchi, se casa com a princesa rica Sofia Branicka e recompra o Castelo. O Castelo pertence ainda hoje à família Odescalchi e foi no ano de 1952 que o Castelo foi aberto à visitação pública.
Cada sala com móveis ainda daquela época preservados, a sala de armas, com as armaduras medievais, o teto do Castelo também é lindo! Claro que com esta idade já foi restaurado, mas mantém as características originais. Eu quando visito museus e castelos costumo observar os tetos e pisos, geralmente são maravilhosos!
O Castelo além de ser muito bonito e tem uma vista fantástica do Lago de Bracciano. Imaginem que hoje em dia no Castelo realizam festas de casamento e outras.
Que sonho um casamento no Castelo, já pensou?
E não para por aí, ainda tem o Lago de Bracciano, conhecido também como Lago Sabatino, é um lago de origem vulcânica muito grande sendo o oitavo na Itália em extensão,com 57 km quadrados e o sexto em profundidade, com 164 metros. É maravilhoso!
Claro que no verão o lago é muito frequentado, muitos competidores de esportes náuticos a vela aproveitam pelo fato do lago ter uma grande extensão. Além da qualidade da água ser muito boa para os banhistas também. Muitos bares e restaurantes em volta do lago.
Neste dia não fui até as margens do Lago, pois estava frio, mas olhando de cima dá para ter uma ideia do que é no verão.
O Lago é fantástico! Se você resolver ir até o lago, tem o ônibus D que te leva do centro histórico até o lago, bem simples.
Bracciano é encantadora! Vale a visita.
Dá para ir de manhã e passar o dia por lá, visitar o Castelo, o lago, beber um bom vinho e voltar ao entardecer.
Se você decidir dormir em Bracciano, ou mesmo se está procurando um hotel em Roma, reserve o seu hotel aqui, através do Booking, que oferece sempre promoções muito boas e reservando por aqui você não paga nada a mais por isso, além de ajudar o blog a se manter. Obrigada e boa viagem!
Booking.com
Você vai gostar também:
Como ir do aeroporto ao centro?
Bracciano, Lago e Castelo perto de Roma!
- O que é o Jubileu Extraordinário da Misericórdia?
- Novembro, mês do vinho Novello na Itália
Blog maravilhoso! Parabéns! Queria saber aonde pego o trem para ir pra Bracciano e se é fácil andar lá a pé. Vc me indica algum outro bate e volta saindo de Roma, bem fácil? Obrigada!
Olá Laila,
Obrigada!
Pode pegar na estação Termini e fazer a troca de trem na estação Ostiense indo depois para Bracciano. Dura 1 hora e 15min e custa 3,60 euro. Compre no site da Trenitalia.
Outro bate e volta ainda mais bonito e mais fácil é Orvieto – veja https://www.voupraroma.com/bate-e-volta-de-roma-a-orvieto/
Bacio
Ana
Adorei Bracciano! Obrigada pela dica!
Oi Patricia,
Que bom que gostou! Obrigada por seguir o Blog.
Bacio di Roma
Ana