Dicas para visitar Praia da Pipa e Natal – RN – Brasil
Veja algumas Dicas para Visitar a Praia da Pipa e Natal – RN no Brasil. Praia da Pipa é um paraíso ecológico a apenas 80 km de Natal – capital do Rio Grande do Norte.
Portanto antes de ir até a Praia da Pipa claro que você vai conhecer Natal a capital do estado do Rio Grande do Norte, uma das mais lindas cidades do litoral brasileiro, e aproveitar todas as belezas naturais e culturais que a cidade tem a lhe oferecer.
Em Natal escolhemos nos hospedar de frente para o mar, no melhor Hotel Resort, Serhs Natal Grand Hotel & Resort, Veja um pouco sobre ele.
Depois de 4 dias de Natal seguimos para conhecer este espetáculo da natureza! Praia da Pipa, Falésias, Mata Atlântica, Golfinhos, e muita praia.
Está esperando o que para ir correndo conhecer o Rio Grande do Norte? Um dos lugares mais lindos do nosso litoral. Como diriam os italianos “Panorama Mozzafiato” ou seja, um panorama que vai te deixar sem fôlego!
Quer saber como fazer para ir a Natal e Praia da Pipa?
Você compra uma passagem de avião para Natal – Rio Grande do Norte – Brasil e de Natal para Pipa, e melhor opção é alugar um carro;
Pode optar por alugar um carro no aeroporto, vai utilizar em Natal e depois percorrer os 80 km, até Pipa, neste caso você deve pegar a BR 101, é tranquilo.
Se você está sozinho, pode optar por pegar o ônibus que sai da rodoviária de Natal e vai direto para Pipa. Saídas em diversos horários.
Nós preferimos alugar um carro, alugamos através da RentCars, pois oferece várias vantagens e pegamos o nosso logo no aeroporto e passar uns dias em Natal antes de ir para a praia da Pipa, afinal Natal é um dos lugares mais lindos do Nordeste Brasileiro. Aproveite e faça a sua cotação na RentCars, eles trabalham com as melhores locadoras de veículos e te oferecem condições especiais de pagamento além de descontos.
Bom, vamos ao que interessa. Go to Pipa….
Pegamos a estrada e depois de uma hora e meia estávamos em Pipa. Ficamos hospedados bem na rua principal, e reservamos nosso hotel através do Booking, se você fizer sua reserva através do nosso link do Booking você ajuda a manter o blog, que recebe uma pequena comissão do booking, porém não paga nada a mais por isso, ou seja, os preços do Booking são exatamente os mesmo se você entrar pelo site deles ou pelo nosso blog.
Ficamos na Pousada Tartaruga é uma pousada pequena e muito bem cuidada, maravilhosa! Eu indico, já estive lá algumas vezes, muito show!
Em Pipa você tem muitas opções de hospedagem, para todos os bolsos e gostos. Desde pousadinhas simples e baratas, até Hotéis de luxo.
Imagine que Pipa tem a Rua principal e de um lado você desce para as praias e do outro você sobe, pois está no alto e as praias lá embaixo, as falésias são gigantes tem uns 30 metros de altura, coisa linda! E sobre as falésias está a mata atlântica, é demais!!!!
De qualquer forma para conhecer as belezas naturais de Pipa você vai ter que descer as escadas que dão acesso às praias.
Tem algumas com mais de 100 degraus, mas não se assuste, dá também para descer na praia principal por uma escada de poucos degraus e ir caminhando quando a maré esta baixa. Atenção com a maré ou vai ter que subir as escadas para ir embora.
Por isso, fique esperto, chegando a sua pousada peça logo uma tábua das marés e aproveite ao máximo as praias de Pipa.
São várias as praias para você conhecer em Pipa.
Praia principal é a “praia da cidade”, aquela de mais fácil acesso, é cheia de barraquinhas, digamos que uma boa praia para sentar numa barraca e tomar uma caipirinha ou uma cerveja gelada.
Você desce por um dos acessos; ou a rua da praça do pescador que é uma ladeirinha que vai dar na praia ou uma das escadas com poucos degraus que também dão na praia. Fácil, fácil…
E com a maré baixa você vai caminhando para as outras praias, é de uma beleza inexplicável…
Caminhando para a esquerda você vai encontrar…
Praia do Curral ou Baía dos Golfinhos, uma baía de águas mansas, onde os golfinhos vêm se alimentar e dão seu show! A água é transparente e ver os golfinhos passando tranquilamente é lindooooo!!!! Não fiz fotos dos golfinhos pois ficamos somente três dias, dos quais estive na Baía dos Golfinhos somente duas manhãs. Eu os vi sim!!! Mas, o momento era tão mágico que perdi o foco e não fotografei…. Com certeza você também vai viver este momento, pois eles estão sempre por lá.
Não tem grandes estruturas, mas tem uns meninos que alugam cadeiras e guarda-sol, sai por 20 reais duas cadeiras e um guarda-sol. Eles vendem também bebidas: cerveja, caipirinhas, água de côco, etc…
Dá para aproveitar a praia e curtir aquela paz!
Só não se esqueça de ficar de olho na maré, pois você vai ter que voltar caminhando pela praia.
Dica: os meninos que alugam cadeiras podem te dizer até que horas você pode ficar por ali. Eles com certeza te passam a informação correta, pois eles também voltam pela praia.
Fizemos assim e foi perfeito! Aproveitamos muito bem. A praia é linda, de um lado o mar limpo e calmo e com direito ao espetáculo dos golfinhos e do outro as falésias com mais de 30 metros de altura cobertas pela mata atlântica, e muito limpa.
Em Pipa existe uma preocupação com a preservação da natureza, tem plaquinhas espalhadas por todo lado com frases instrutivas para preservar as praias limpas. Isto eu achei fantástico, esta aí da foto estava na escada que descemos para chegar até a praia da cidade.
Ainda na Baía dos Golfinhos você pode também alugar uma prancha de Stand Up, com direito a aulinha, show!
E o mais interessante é que achamos um Italiano de Milão, que vive em Pipa e aluga Pranchas de Stand Up, é o Ricardinho, uhuuu! Gente boa, ele vive no Brasil há 11 anos e fala português muito bem, além do italiano claro.
Alugamos o Stand Up com ele e saiu por 25 reais meia hora, se fosse alugar duas pranchas. No caso, um total de 50 reais.
Caminhando mais um pouco você chega a Praia do Madeiro. Maravilhosa, com um pouco mais de ondas é uma praia procurada também por quem deseja aprender a surfar.
Uma aula de surf, o Fausto fez, e saiu por 60 reais uma hora, o instrutor fica com você dentro do mar e te dá todas as dicas além de te ajudar nas primeiras ondas. Legal, deu até pra subir na prancha e pegar uma ondinha na primeira aula! Valeu!
Esta praia é linda, pois as falésias são cobertas pela mata, formando um paredão verde, natureza pura!
Também tem aluguel de cadeiras e venda de bebidas. Se a maré subir você vai ter que encarar uma escada de mais de 100 degraus, então fique de olho.
Nós fizemos tudo caminhando pela praia, de acordo com a maré daqueles dias deu muito certo. Fomos às 9h e voltamos às 13h.
É nesta mesma direção que está Tibau do Sul e a Praia de Cacimbinhas, mas para lá recomendo ir de carro ou se você está sem carro, vá com as vans que passam no início da rua principal de Pipa, pois é mais distante e vale a pena ir e assistir o pôr do sol por lá. Na estrada que vai para Tibau, está também o Santuário Ecológico, uma Reserva de Mata Atlântica (aquela que você vê lá em cima quando está na Praia do Madeiro) que pode ser visitada, tem trilhas para você explorar. Se você curte uma caminhada no meio da mata, é bem legal!
Nós fomos para Tibau do Sul às 16h, almoçamos um peixe frito na praia, tomamos uma cervejinha e depois assistimos ao pôr do sol, lindo!!!
No Outro dia fomos conhecer as praias para o outro lado de Pipa. Se você descer pela praia principal e caminhar para a direta vai encontrar a Praia do Amor,
Uma praia de mar mais agitado, com muitas ondas, muito frequentada por surfistas já experientes, é também conhecida como Praia dos Afogados, pois o mar por ali tem muita correnteza. Respeite!
No canto da direita, pertinho do Chapadão dá pra dar um mergulho, pois o mar ali é um pouco mais tranquilo, formando até uma espécie de piscininha.
Na Praia do Amor tem também os meninos que te oferecem bebidas e aluguel de cadeiras. Se você não for com maré baixa, já sabe, vai ter que enfrentar os mais de 100 degraus.
Logo depois do Chapadão, está a Praia das Minas, deserta, onde as Tartarugas Marinhas fazem a desova e por este motivo a ideia é manter a praia deserta mesmo, existe um trabalho de preservação da espécie.
O Chapadão é uma Formação plana sobre as falésias, tipo um platô. Para chegar lá você pode ir caminhando pela rua principal, para a direita e vai ver as plaquinhas indicando chapadão.
É legal de ir no pôr do sol… Lá de cima você a Praia do Amor e a Praia das Minas, onde está a pedra no formato de um barril (Pipa para os portugueses) que deu origem ao nome Pipa.
Bom, agora que já conhecemos bem as praias vocês devem estar perguntando, mas e a cidade como é?
A cidade é praticamente a rua principal, onde tudo acontece…
Tem as travessinhas também com vários restaurantes e barzinhos, tem até uma que é tipo uma galeria, super fofa, lembra a Grécia!
Bem no final da Rua principal, caminhando na direção do chapadão, está a boate Kalangos, abre bem tarde e dizem que ferve! Não fui, então não posso dar minha opinião.
Tem também na rua principal o bar Tribos tem música e está sempre cheio, legal para tomar uma tangiroscka (caipirosca de tangerina), e o melhor, não se paga nada pra entrar, as pessoas entram e saem.Tem sempre gente dançando no espaço pequeno e super movimentado!
Para comer muitas opções… Francês, Italiano, Japonês, Regional, tudo o que você pensar tem. Até Churreria tem. Churros, Uma delícia brasileira, fazia tempo que não comia um, me acabei!
Comemos um dia no Tapas um restaurante que está na Rua Principal, sempre cheio. Servem pratos variados no melhor estilo “tapas”, pequenas porções como é costume na Espanha, porém na Espanha é mais como aperitivo, e aqui modificaram um pouco, são pratos mesmo. Eles fazem um filé de Atum em crosta de gergelim maravilhoso! Os preços são médios, em média, uns 35 reais um prato.
Tem também a Creperia bem na rua principal, maravilhosa! O ambiente é lindo e os crepes muito bons, vale a pena experimentar.
Passeie pela rua principal e escolha um restaurante, enquanto você aproveita para ver as vitrines e comprar as lembrancinhas.
Depois de três dias maravilhosos em Pipa, meu marido está até querendo deixar a Itália e ir viver no Rio Grande do Norte, hehehe! Quem sabe, é mesmo apaixonante!
Quer saber mais sobre outros destinos? Dá uma olhada nos Posts sobre Dubrovnik – Croácia e também nos Posts sobre a Ilha de Capri.
Mares de todos os lugares para vocês!!! Programe suas férias seja para onde for, bora viajar! Se mesmo com a crise, e o euro nas alturas vocês pensa em vir pra Roma, aproveite as dicas do Blog para conseguir economizar uns euros, tudo sobre Roma!
Como visitar o Coliseu e Museus do Vaticano grátis,
Roma acordando, uma vista inesquecível e grátis!
Escolha o Centro histórico e aproveite muito mais de Roma
Como ir do aeroporto ao seu hotel
Tours em português em pequeno grupo
Você sabia que reservando o seu hotel entrando através do Blog no Booking você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Blog a se manter sempre atualizado. Agradecemos. =)
Planejando a sua viagem?
Antes de viajar: Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te oferece as melhores empresas seguradoras e ainda ótimas condições de pagamento e descontos. Todo atendimento e acompanhamento é em português, e ainda te ajudam na contratação por telefone. peça um orçamento entrando abaixo:
Rio Grande do Norte, Natal, Praia da Pipa e muito mais a descobrir do Nordeste do Brasil.
Até agora só fui ao Rio, São Paulo e Curitiba, falta-me conhecer tanto no Brasil! Espero um dia viver um ano ou dois por lá para conseguir explorar melhor este país tão grande e maravilhoso. Fiquei com uma vontade enorme de entrar no ecrã e nadar em Pipa 😀
Olá Marta,
O Brasil tem um litoral incrível e muito diferenciado. Praias com falésias como as de Pipa, outras com coqueiros como as da Bahia, outras com dunas, enfim é para se explorar sim.
Muitos lugares lindos! Pipa é um lugar muito preservado ainda, por isso atraí mais o pessoal dos esportes. Lindo! Vá, você vai amar.
beijinhos,
Ana
Depois de ter viajado no Brasil durante quatro meses e pensar que conheço muita coisa desse belo país, chego aqui a artigos de viagens como este e penso que tanto ainda me falta conhecer. Rio Grande do Norte ainda não visitei mas quero visitar toda essa região nordeste do Brasil – Maranhão, Ceará, Paraíba, Alagoas, Recife, Bahia, Pernambuco…
Olá João,
Eu como brasileira que sou, antes de desbravar outras terras, conheci todo o litoral do meu país. Me falta só a ilha de Fernando de Noronha.
Vá mesmo conhecer a região Nordeste, tenho certeza que vai se apaixonar. Das que acho imperdíveis: Pipa – RN, Maceió – Alagoas, Porto de galinhas – Pernambuco, Lençóis Maranhenses, Ilha de Morro de São Paulo – Bahia, Jericoacoara – Ceará, Praia do Forte – Bahia.
Depois me conte.
bjs
Ana
Natal e Pipa são duas das cidades que mais tenho vontade de conhecer no nordeste. Pena que as passagens acabam sendo tão caras, saindo de BH. Amei suas dicas e principalmente as fotos, maravilhosas.
Débora,
Vale a pena, tente ir fora de temporada. Afinal na região nordeste é sempre verão, não tem inverno por lá, o ano todo 30 graus.
Obrigada!
bjs
Ana
Vou dizer isto baixinho… nunca estive no Brasil! Mas já ficou o bichinho para visitar estas praias. Até porque faço surf e gosto sempre de visitar novas ondas. 😉
Gostei especialmente da Placa Para Preservação da Natureza. É sempre bom ver que localmente à preocupação em preservar as praias. E pode ser que assim as pessoas pensem duas vezes antes de deixar lixo na areia.
Marlene,
Pipa é cheio de surfistas, tem ondas muito boas por lá e até campeonatos, você tem que ir….
Beijinhos
Ana
Muito bacana o post! Deu vontade de conhecer a praia!! Amo praia e sol!!!!
beijos
D&D Mundo Afora
Dani,
Você não conhece Pipa? Corre lá. É um paraíso… Adoro!
bjs
Ana
Tenho amigos que já visitaram a Praia de Pipa e adoraram! Vou guardar este artigo para quando pensar em visitar este cantinho fabuloso do Brasil!
Olá Pedro,
Vale muito a pena! Eu já estive algumas vezes e adoro… Ainda tem um trabalho bem grande com a preservação, você vê golfinhos, tartarugas.. É tudo de bom!
bjs
Ana
Já fui várias vezes ao Brasil mas ainda não conheço Pipa! Vou já colocá-la na listinha de lugares a não perder numa próxima visita… 🙂
Olá Margarida,
Vale a pena. Você visita o litoral norte e sul de Natal e depois fica uns 3 ou 4 dias em Pipa. Linda!!!
bjs
Ana
Pipa é sem dúvidas uma das praias mais lindas que já visitei. Uma pena que não pude ficar tanto tempo, então alguns destes pontos, não consegui conhecer. Está anotado para minha próxima visita 🙂
Oi Gabriel,
Volte mesmo! Pipa é mesmo uma das mais belas do litoral do Brasil, é até meio perigoso dizer isso pois temos muitas praias belas, mas eu adoro Pipa.
bjs
Já fui muitas vezes ao nordeste brasileiro, incluindo ao Rio Grande do Norte, e sempre penso que tenho de conhecer Pipa, mas por um motivo ou por outro acabei por nunca lá ir. Não sei se continua tão bela como era antes do turismo chegar em força à aldeia, mas continuo com vontade de visitar. Obrigado pela partilha e quem sabe a gente se encontra por lá.
Filipe,
Eu estive no ano passado, ainda está bem preservada sim! Pois as praias tem difícil acesso, talvez por este motivo ainda mantém uma preservação.
Adoro Pipa, já fui outras vezes e assim que der volto, mas no momento vivo em Roma, vou uma vez por ano ao Brasil.
bjs
Ana
Amei essa placa do monstro da praia! Acho que é um exemplo que devia ser seguido em mais locais pelo mundo fora. O lixo é um grande problema que afecta o nosso planeta e o humor é uma excelente forma de chamar a atenção das pessoas para problemas sérios!
Oi Samuel, Verdade!
Também adorei quando vi. Muito interessante… E a praia de Pipa ainda tem a preservação de tartarugas marinhas, lugar lindo!
Bjs
Ana