Mosaico dos Papas na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma.
O dia que presenciei a instalação do Mosaico do Papa Francisco em Roma, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Viver em Roma muitas vezes te reserva surpresas fantásticas!
Imaginem que num destes dias comuns, em dezembro de 2013, estava com duas amigas indo para o curso de italiano, cuja sede é bem perto da Basílica San Paolo Fuori le Mura. Então resolvemos ir até a Basílica antes do início da aula, para rezar um pouco.
E chegando lá nos deparamos com a montagem do medalhão com o mosaico do retrato do Papa Francesco… Foi emocionante! Momento único!
O medalhão com o Mosaico do Papa Francesco estava ainda apoiado sobre uma estrutura de madeira, no chão, esperando para ser alçado até o teto e instalado na parede como todos os outros lá presentes enfileirados ao redor do teto. Esta foto ficou meio fora de foco, mas dá pra ter uma ideia de como foi interessante presenciar este momento.
Vimos bem de pertinho, uma obra em mosaico que parecia uma pintura, de tão perfeita.
Resultado, permanecemos lá até ver o final da instalação e foi um momento único que realmente só quem vive numa cidade como Roma, pode ter a sorte de presenciar!
Esta idéia de fazer os medalhões dos Papas teve início durante o papado de Leone o Grande, (440 – 461), foi ele quem mandou realizar a série de retratos em mosaicos dos Papas, tradição esta que é mantida até os dias de hoje.
Esta é somente mais uma das razões que torna esta Basílica tão conhecida, são 265 retratos dos Papas, representando todos os Papas que a igreja já teve, estão colocados no alto da igreja, em torno do teto. Lindo!
Detalhe: permanece iluminado somente o retrato do Papa atual.
Depois do incêndio que a Basílica sofreu em 1823, o Papa Gregório IX mandou reproduzir a série de retratos dos Papas.
Detalhe único que realmente torna esta Basílica ainda mais importante, visto que é a segunda maior de Roma e é uma das quatro Basílicas Papais. Veja mais aqui sobre a Basílica di San Paolo Fuori le Mura.
Os medalhões que restaram do incêndio estão ainda conservados no mosteiro.
Veja também o post da Basílica San Paolo Fuori le Mura, com a explicação de como chegar, horários, etc.
Outras Basílicas:
Dicas para visitar a Basílica di San Pietro
Basilica di San Giovanni in Laterano
Mosaico do retrato do Papa Francesco em Roma
- Museus do Vaticano visita noturna.
- 10 motivos para visitar Roma na primavera