Tivoli, conhecendo Villa d’Este e Villa Adriana.
Bate e volta perto de Roma, Tivoli – Villa d’Este e a Villa Adriana.
Passeio Imperdível, obras de arte a céu aberto!
Vamos começar conhecendo a maravilhosa Villa d’Este em Tivoli.
Villa d’Este faz parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO e é uma das principais obras do Renascimento Italiano.
Confesso que já fui muitas vezes, pois faço questão de levar para conhecer, todos os meus amigos e parentes. É um dos Bate e Volta perto de Roma mais interessantes.
Começamos a visita pelo interior do Palácio que é todo decorado com afrescos, mas com o passar dos anos acho que perdeu um pouco de suas cores.
Faça uma breve visita ao interior e saia para conhecer os jardins.
Maravilhosos terraços e jardins construídos nas encostas naturais, muitas fontes fantásticas e grandiosas, cavernas, jogos de água, tanques. É indescritível, só mesmo vendo. São mais de 200 jatos, 100 tanques e 50 fontes. Você vai se perguntar: Mas de onde vem tanta água? As fontes são alimentadas pelo rio Aliene, um dos afluentes do Rio Tevere, sim aquele que corta Roma. Aproveite e conheça aqui um pouco sobre o Tratevere.
Inesquecível passeio pela Villa D’Este
Le Peschiere – Estes três enormes tanques, ainda hoje repletos de peixes, na época, serviam como uma distração aos hóspedes da Villa, para a prática da pesca, enquanto relaxavam em meio aos jardins. Imaginem que vida dura! Caminhando até o último tanque, você terá a vista panorâmica da cidade.
Fontana dell’Organo, fantástica fonte que tem um mecanismo interno acionado pela água, um órgão hidráulico, que é ativado à partir das 10:30h a cada duas horas, emitindo musica, é show! Não deixe de ver ou melhor, ouvir ou melhor ainda, os dois. E depois logo abaixo da Fontana dell’Organo está a Fontana di Netuno,
Fontana dell’Ovatto, Caracterizada por um formato especial, é a Fontana da Villa em estilo Barroco, graças ao efeito criado por suas rochas e pedras. Para mim a mais bonita da Villa D’Este.
Fontana dei Draghi, segundo a lenda foi construída em apenas uma noite, foi um presente ao Papa Gregório XIII, está bem ao centro da Villa.
Le Cento Fontane, Lindíssima… Projetada por Pirro Ligorio, tem 100 metros de extensão. Super bonita iluminada!
Fontana dell’Abondanza. Uma imagem feminina com vários seios, simboliza a fertilidade da natureza e do fluxo contínuo da vida.
São Muitas…Fontana della Rometta, Fontana della Civetta, além de tantas outras grutas, estátuas, fontes, sem contar as árvores seculares.
Não sei dizer se é mais bonito de dia ou de noite… Difícil escolher. Mas, se você tem que escolher, te dou algumas dicas:
Primavera – De dia, ainda mais na primavera, é de babar. Quando está tudo florido, tulipas coloridas, tudo muito verde, as enormes fontes rodeadas de flores, uma mais bonita que a outra. É lindíssimo!
Verão – Com um dia de sol tudo fica lindo! Roupas levas e sapatos confortáveis, água e bora curtir este lugar incrível!
Outono – Vá de dia, é também interessante ver a natureza mutante em tons de amarelo…
Inverno – Se for um dia ensolarado vale a pena, leve em consideração que os dias são mais curtos e vá logo cedo.
Informe-se antes de ir se alguma fonte está em restauração, no site oficial da Villa D’este. www.villadestetivoli.info
Você também vai se surpreender com as fontes iluminadas, é fantástico!
Dá uma olhadinha na Villa d’Este à noite.
Vamos conhecer também um pouco da história:
“O cardeal Ippolito II d’Este, após a decepção de não ter sido escolhido como Papa, resolveu dar vida nova à Villa, e como governador de Tivoli, em 1550, teve a ideia de criar Jardins suspensos nas encostas do Valle Gaudente, mas somente em 1560 são iniciados realmente os trabalhos com projeto de Pirro Ligorio e realização de Alberto Galvani. Em 1572 morre o cardeal Ippolito II d’Este, e somente em 1605 o cardeal Alessandro d’Este, reinicia as obras restaurando e cria diversas inovações nos jardins e nas fontes. Entre 1660 e 1670 foram realizados vários outros trabalhos por ninguém menos que o grande Bernini.
Já no século XVIII com a falta de manutenção o local entrou em decadência, e foi abandonado, sendo as estátuas antigas transferidas para outros lugares. Este estado de abandono continuou até a metade do século XIX, quando o cardeal Gustav Von Hohelohe, realizou uma série de trabalhos para a recuperação da Villa que voltou a ser ponto de referência cultural.
Quando estourou a primeira guerra mundial, a Villa passou a ser de propriedade do governo Italiano e então foi aberta ao público e totalmente restaurada. Outra obra de restauração foi necessária depois da segunda guerra devido aos danos provocados por bombardeios.” (Fonte: Wikipedia)
E devido a condições ambientais, obras de restauração são realizadas constantemente nos últimos 20 anos, para manter a Villa sempre magnífica!
Se você tem um dia sobrando no seu roteiro, ou se ainda não montou seu roteiro, sugiro que inclua Tivoli, é maravilhoso! Olha eu aí num momento relax, sentindo o barulhinho bom das águas com Mami.
E até agora só falei da Villa D’este, veja também a Villa Adriana.
Tivoli
Como chegar: Sinceramente a melhor forma é de carro ou com um Tour com motorista em português. Mas vamos falar abaixo de todas as maneiras de chegar.
De Trem: Pegue o Trem Regionale/Roma – Tivoli que saí da estação Termini, custa 2,60 euros e leva 59 minutos o trajeto. Chegando lá na estação pegue ou um táxi, ou ônibus 4 (é tipo um mini ônibus) ele passa pelo centro de Tivoli (onde você deve descer para visitar a Villa D’Este) e depois segue até a Villa Adriana. Importante lembrar que os horários deste mini ônibus são reduzidos e você poderá ficar esperando por algum tempo. Veja mais detalhes no site – www.catbustivoli.com
IMPORTANTE: Não esqueça de validar os bilhetes nas maquininhas antes de entrar no Trem. Veja aqui como fazer.
De Ônibus: pegue o Metrô linha B – direção Rebibbia, vá até a estação Ponte Mammolo, lá pegar o ônibus da empresa Cotral – www.cotralspa.it ( Roma – Tivoli ), que custa 1,30 euros e sai a cada 15 minutos. Compre o bilhete na lojinha que vende jornais, dentro da própria estação do metrô. Chegando a Tivoli você deve descer no ponto Largo Nazioni Unite/Piazza Garibadi. Depois caminhe uns 300 metros por dentro da cidade e você chegou. Se depois você decidir visitar também a Villa Adriana, a C.A.T. (transporte urbano local de Tivoli) oferece 3 linhas de ônibus que partem do Centro, 4, 4 X, veja mais detalhes no site da CAT.
Importante: Os ônibus locais muitas vezes demoram à passar.
Faça um Tour Privativo: Se prefere um pouco de conforto! Você pode contratar um passeio privado com motoristas que falam português. Um passeio com duração de 6 horas partindo de Roma e retornando a Roma. Solicite aqui mais informações sobre este serviço.
Ou ainda se preferir, pode fazer um Tour em Grupo em espanhol, veja esta opção aqui
Ou aluguel um carro por um dia e vá curtindo a estrada. Eu adoro viajar de carro!
A Rentcars é uma empresa parceira do blog e oferece ótimas ofertas das melhores locadoras, com ótimos preços. Dá uma conferida abaixo.
Horários de entrada:
De Novembro a fevereiro: das 8:30 as 16:00h (saída até as 17:00h)
Março: das 8:30 as 17:15h (saída até as 18:15h)
Abril:das 8:30 as 18:30h (saída até as 19:30h)
De maio a agosto: das 8:30 as 18:45h (saída até as 19:45h)
Setembro: das 8:30 as 18:15h (saída até as 19:15h)
Outubro: das 8:30 as 17:30h (saída até as 18:30h)
Fecha às segundas – feiras
Preços:
10 euros – bilhete inteiro
5 euros – bilhete reduzido (para cidadãos da comunidade europeia entre 18 e 25 anos ou para todos os menores de 18 anos sempre com apresentação de documentos)
Grátis: no primeiro domingo de cada mês (de novembro a março)
Se você quiser um áudio-guia, retire logo na entrada.
Dias de sol inspiram passeios ao ar livre.
Veja outras opções de passeios ao ar livre e Bate e Volta?
Está vindo pra Roma? Algumas dicas pra você antes de viajar:
Reserve aqui o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.
Compre aqui seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.
Contrate aqui o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.
Booking.com é um parceiro do Blog VoupraRoma, sempre que fizer a sua reserva de Hotel entrando através do blog no Booking.com você não paga nada a mais por isso, pois será direcionado ao site oficial do Booking.com e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado, pois o Booking.com nos passa uma pequena comissão. Vale para qualquer viagem, em qualquer lugar do Mundo. Agradecemos!
Visite Tivoli! Conheça Villa D’Este e Villa Adriana, duas visitas imperdíveis para fazer em um bate e volta perto de Roma!
Primeiro parabéns pelo site, estou amando!
Já solicitei uma cotação dos transfers e vou fazer com vocês, super solícitos por email.
Tenho 1 domingo livre (23/06) em Roma aonde meus pais fazem questão de ir ver o Papa. Entendí que ele aparece ao meio-dia mas não sei até que horas permanece.
Minha idéia é sair domingo do Vaticano, e ir direto prá Tivoli de trem (meus pais fazem questão de uma viagem de trem neste roteiro). Você acha que dá prá fazer Villa D’este + Villa Adriana após ver o Papa no domingo?
Existe alguma forma de agilizar esses passeios?
Obrigado 🙂
Olá Marcio,
Para vocês seria melhor ir com um Tour privativo, de carro, comodamente.
Pois Tivoli, chegando na estação terá que pegar um táxi e estará calor, se desejar lhe enviamos um orçamento do Tour.
O Papa aparece 12h e demora uns 30 minutos.
Abs
Ana
Anna, já estamos montando o nosso novo roteiro!! A saudade é imensa… Depois iremos novamente contratar os transfers com você…
Uma dúvida: Você acha necessário comprar os ingressos para a Villa D’Este com antecedência ou é tranquilo comprar lá na bilheteria, na hora?
Olá Marcelo,
Que ótimo, aguardamos, mande por aqui a sua solicitação de transfer: https://www.voupraroma.com/ncc/
Villa D’este não tem necessidade. Pode comprar na hora. Tenha presente que os horários de ônibus lá em Tivoli são bem escassos. Caso desejar um tour privativo nos solicite. Abs
Ana
Boa noite, li suas dicas de Tivoli e fiquei encantada. Tivoli já está nos meus planos faz tempo. Estou indo para Roma pela terceira, mas só vou ficar por 2 dias e meio, você acha que consigo fazer um bate e volta a Tivoli por meio dia? Queria gastar em todo o passeio de trem ou ônibus somente umas 6 horas. Qual a melhor opção? Ir de trem ou ônibus? Obrigada pelas dicas.
Olá Renata,
De trem, porém esteja ciente que lá os horários de ônibus que partem da estação para subir até as Villas são bem escassos. O melhor é pegar um táxi e já combinar os horários com ele para ir de uma Villa até a outra. Se estiver em mais pessoas pode pensar em um tour privativo com motorista em português, neste caso nos envie um e-mail no blogvoupraroma@gmail. com
Abs
Olá! Programei uma viagem pela Toscana saindo de carro de Roma. Vamos passar por Tívoli no início. Gostaria de saber se é fácil estacionar o carro perto desse Palácio Villa d’Este e também da Villa Adriana.
Obrigada!
Olá Julia,
Villa Adriana te estacionamento bem ao lado. Villa D’Este fica numa rua do centro histórico onde não entra carro. Vai estacionar nos lugares permitidos, e caminhar um pedacinho.
Veja: Siga as mesmas dicas: https://www.voupraroma.com/chegando-a-roma-de-carro/
bjs
Ana
Olá! Estou indo à Roma no começo de Novembro e ficarei 5 dias inteiros. Quantos dias consigo conhecer bem Roma? Daria tempo de fazer algum passeio bate e volta? Qual lugar você me indicaria? Parabéns pelo seu blog,estou amando as dicas!!
Olá kalina,
Em novembro te indicaria conhecer bem Roma, pelo menos 4 dias e um dia pode ir até Orvieto, veja: https://www.voupraroma.com/bate-e-volta-de-roma-a-orvieto/
Precisando de dicas, veja: https://www.voupraroma.com/onde-ficar-em-roma/
Abs
Oi Ana!
Parabéns pelo seu blog, tem sido muito útil para o planejamento de minha viagem para a Itália agora em maio próximo.
Existe algum serviço onde eu possa adquirir os ingressos para Villa d’Este e Villa Adriana, visto a compra online pelos sites oficiais ser possível somente por telefone?
Desde já agradeço a sua atenção.
Um abraço.
Elton.
Olá Elton
Não tem necessidade, pode comprar no momento.
Abs
Ana
deu vontade de conhecer, mas acho que no inverno os jardins não devem estar tão bonitos, oque vc indica de bate volta em janeiro?
Olá Josimar,
Orvieto é uma ótima escolha! https://www.voupraroma.com/bate-e-volta-de-roma-a-orvieto/
abs
Ana
olá, tudo bem?
Vou seguir suas dicas, para ir a Tivoli, amanhã, mas fiquei com a seguinte dúvida.
Vou fazer as duas Vilas, portanto, vou cedo: vila d’este está ok, o problema é para a vila adrianna
Eis as perguntas:
Desço na praça Garibaldi, vou pra vila d’este. Tenho q voltar de lá para a praça Garibaldi, pra pegar o taxi pra vila adriana?
Pra voltar da Vila Adriana para pegar o ônibus de volta pra Roma, é facil?
Há pontos de táxi na Vila Adrianna, ou tenho q combinar com o taxista q me levou lá, para q me busque?Isso é seguro? Os táxis são da cor branca, como os de Roma? São seguros?
Dá pra eu fazer a Vil d’ este, pela manhã, voltar para a cidade para almoçar e depois visitar a Vila Adrianna
Sei q está em cima, mas quem sabe tenho sorte de vc identificar minha mensagem e responder em tempo.
Aguardo e agradeço
Mara
Olá,
Somente agora vi sua mensagem.
Veja esta indicação de táxi na Piazza Garibaldi, e já combine com o taxista de te pegar novamente na Villa Adriana, é mais seguro. http://www.tuttocitta.it/taxi/tivoli
Ou a outra opção é ir até a estação ferroviária de onde parte o ônibus CAT 4 e te deixa a 300 mtos da Villa Adriana, diga ao motorista que deve ir á Villa Adriana,
Bom passeio
Estive em Tivoli há muitos anos, em 94. Mas este ano retorno à Roma com minha esposa nos dias 11 a 15 de março. Por ser final de inverno você indica a visita?
Obrigado!
Clavius
Olá Clavius,
Se for um dia ensolarado acho que vale a pena sim pois a Villa D’este e Villa Adriana são lindas, claro que na primavera e verão é mais bonito sim, pois é tudo florido. Mas,antes de ir é bom se informar para saber se tem alguma fonte importante em restauração. Quando estiver mais perto se quiser me mande uma mensagem e te passo a informação, ok.
Obrigada por seguir o blog e se ainda não curtiu a nossa página do Facebook te espero por lá. http://www.facebook.com/voupraroma
Ana