Basílica di San Paolo Fuori le Mura
Uma das quatro Basílicas Papais de Roma. A Basílica de São Paulo Fora dos Muros é a segunda maior, perde somente para a Basílica di San Pietro.
A Basílica di San Paolo Fuori Le Mura (Basílica de São Paulo Fora dos Muros) recebe este nome, pois está localizada fora dos Muros Aurelianos, que foram construídos para proteger Roma, na época.
A Basílica está localizada há uns 2,5 km da Chiesa del Martírio di San Paolo alle Tre Fontane, onde São Paulo foi martirizado.
É fora dos Muros Aurelianos, mas não se preocupe é bem fácil de chegar, basta pegar o metrô linha B, o mesmo que você utiliza para ir ao Coliseu, e descer na parada Basílica San Paolo, saia à esquerda, na esquina vire a direita e você logo vai ver a Basílica, está bem pertinho do metrô, uns 700 metros. A Basílica di San Paolo é imponente, lindíssima, cada detalhe é precioso! Bem na frente da Basílica tem um Jardim com bancos, delicia de lugar…
A primeira vez que visitei esta Basílica foi no ano 2000, quando estive pela primeira vez em Roma e visitei todas as Basílicas e igrejas que consegui… Uma mais linda que a outra!
Em 1980 a Basílica San Paolo Fuori le Mura, passou a fazer parte da lista – Patrimônio da Humanidade na Europa pela UNESCO.
Um pouco da história pra vocês:
Foi construída na segunda metade do século IV, a pedido de Cosntantino, pois naquele local acredita-se que tenha sido sepultado São Paulo.
Devido ao grande número de peregrinos que passavam por ali para venerar o Apóstolo São Paulo, então em 384 a Basílica começou a ser reformada e ampliada;
Despois ano a ano, os Papas fizeram melhorias e acrescentaram à Basílica detalhes arquitetônicos e artísticos muito importantes como a Porta Bizantina do século IX, o Claustro dos Vassalletto, os mosaicos da fachada de Pietro Cavallini, o Candelabro Pascal de Nicola D’angelo e Pietro Vassalletto, e sobre o túmulo de São Paulo e o altar Papal, vocês vão ver o Baldaquino gótico de Arnolfo di Cambio.
Em 1823 aconteceu um incêndio, grande tragédia que destruiu parte da Basílica. Devido ao seu grande interesse histórico e religioso, logo foi providenciada a sua restauração que foi feita ao longo dos anos, recuperando toda sua beleza.
Em 1928 foi construído o famoso Quadripórtico com suas 150 colunas, que está junto aos jardins na parte externa da Basílica onde está também a estátua colossal de San Paolo.
A Basílica é realmente grandiosa, e é festejada no dia 25 de Janeiro, dia da conversão de São Paulo.
Quando for visitar, preste atenção em cada detalhe, perca algum tempo lá dentro, olhe para cima, observe os detalhes do teto, os mosaicos dos Papas, os detalhes ricos das portas, o piso em mármore todo trabalhado.
CURIOSIDADES:
OS MOSAICOS DOS PAPAS:
Perto do teto circundando toda a Basílica, você vai ver vários medalhões em Mosaico com o rosto dos Papas. Estes medalhões foram iniciados sob o papado de Leon Magno, no século V e desde então cada vez que é escolhido um novo Papa, é feito um mosaico com seu rosto.
O do mosaico do Papa Francesco já está lá, logo depois que assumiu acrescentaram o seu. Detalhe: o Mosaico iluminado é somente o do Papa atual. Veja aqui um momento único que tive a oportunidade de presenciar.
AS CORRENTES DE SÃO PAULO:
Nove elos das correntes que teriam usado para deter o Apóstolo São Paulo, antes que ele fosse decapitado, estão conservados num relicário de bronze, e os fiéis podem ver. Uma importante relíquia Papal.
Endereço: Piazzale San Paolo, 1
Horários: todos os dias das 7:00 as 18:30h
Entrada: grátis
Como chegar: Metrô linha B, estação Basilica San Paolo.
Para ver o mapinha clique aqui.
Se quiser mais informações sobre festas e missas da Basílica, veja o site oficial, está em várias línguas.
Veja também outros posts que podem te interessar:
Museus do Vaticano e a Capela Sistina.
Museus do Vaticano – visita noturna
Angelus – Papa domingo na Piazza San Pietro
Basílica San Giovanni in Laterano
Antes de viajar:
Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos. Todo atendimento e acompanhamento em português, veja aqui o seu orçamento.
Reserve o seu hotel aqui pelo Booking.com que é um dos melhores sites de reservas de hotéis e um parceiro do blog. Desta forma você dá uma forcinha para o blog e pra você não custa nada a mais. Ou seja, você não paga nada a mais por isso! 😆
Reserve por aqui:
Quer saber tudo sobre Roma?
Curta no facebook
Siga no Instagram
Siga no Gloogle+
Espero vocês por lá! Convide seus amigos também.
Basílica de São Paulo fora dos Muros, uma das quatro Basílicas Papais de Roma.
Basílica de São Paulo Fora dos Muros em Roma
- Um dos melhores cafés de Roma
- Calendário dos feriados em Roma
Olá Ana!! Fico imensamente agradecida pelo seu trabalho, uma matéria tão rica em detalhes, tenho a impressão de estar pessoalmente conhecendo, agradeço demais sua dedicação em proporcionar tamanha emoção, fico no aguardo de mais matérias, um forte abraço, obrigada 😘😘
Ola Angelica
Obrigada Querida!
Quando vier a Roma nos contate atraves do e-mail blogvoupraroma@gmail.com para ajudarmos no planejamento de seus dias na Italia.
Grande abraço
Ana
Boa noite, do aeroporto de Ciampino, para a Basílica, qual é o transporte mais direto? Autocarro ou metro, linha B? Obrigada
Olá Tania
Onibus até a estação central Termini e depois metrô linha A até a estação Ottaviano.
Ou se prefirir transfer privativo: https://www.voupraroma.com/ncc/
Abs
Legal
Eu estive em 2015. Realmente emocionante!
Olá Maria,
Muito linda mesmo! Uma das mais belas de Roma!
Bacio de Roma
Ana
É neste local que existe as três fontes?
Olá Verônica,
Não neste local é a Basilica Di San Paolo – uma das Basílicas Papais, le tre Fontane, estão perto, basta vc seguir na mesma linha do metrô – linha B, até a parada Eur Fermi, vá até a Viale Europa e pegue o ônibus 767 Agrícola, conte 3 paradas e desça. Está bem ao lado.. 100 metros. Veja o mapinha https://goo.gl/maps/XMBXNYEtpHv
Gostei muito de tudo que vc publicou. Estive aí há alguns anos. É realmente emocionante relembrar. A imagem de São Paulo no Páteo é linda. Bjs.
Olá Mildredes,
Obrigada querida!
Esta é uma das mais lindas Basílicas de Roma para mim, claro que San Pietro é mais imponente, mas esta é a segunda maior.
Bacio di Roma!
Ana
Muito interessante!! já incluí no meu roteiro!!
Oi leidiane,
É linda, vale a pena visitar e depois está bem perto do metrô.
bjs
Ana
Em 2015 eu a visitei. Lindíssima! Impossível não emocionar, principalmente se fizer antes visitar as igrejas do martírio e da prisão de São Paulo.
Olá Elisabete,
Obrigada pela visita ao Blog,
Realmente a Basílica é linda e ainda não falei das igrejas do Martírio, mas em breve você vai ler sobre isto também aqui no Blog.
Você já conhece o nosso Instagram? Segue a gente lá também, fotos incríveis de Roma e outros destinos…
Bjs,
Ana