Le Quattro Fontane em Roma
Le Quattro Fontane ou As Quatro Fontes em Roma, voltaram a brilhar!
Depois de um trabalho de restauração de nove meses e um custo de 320 mil euros, a água voltou a jorrar das Quatro Fontes que representam os Rios Tevere e Arno, e as duas figuras femininas que foram interpretadas como Diana e Giunone.
Le Quattro Fontane (As Quatro Fontes) são obras de Domenico Fontana, Pietro Berrettini da Cortona, e foram realizadas entre 1588 e 1593. Estão localizadas no cruzamento da Via Del Quirinale e Via delle Quattro Fontane.
Foram realizados trabalhos de restauração profundos para remover toda a poluição que cobriu as Fontes durante os últimos 25 anos, além de trabalhos hidráulicos e a iluminação que foi totalmente refeita e agora esta fantástica.
Com a restauração foi possível recuperar todo o contraste de cores das Fontes. Realmente uma diferença incrível!
Eu logo quando cheguei a Roma, morei bem perto da Piazza Berberini e já passei pelas Quatro Fontes caminhando muitas vezes. Confesso que antes as fontes eram escuras e cinzas, quase passavam despercebidas, agora realmente ficaram maravilhosas! Vale a pena passar para conferir.
A restauração foi pratocinada pela Fendi, foi parte do projeto “Fendi for Fountains”, do qual fez parte também a restauração da Fontana de Trevi, que já foi reinaugurada(03/nov/2015).
Agora que você já passou e viu as Quatro Fontes, continue pela Via del Quirinale, e bem ali ao lado das Quatro Fontes se encontra também a mais conhecida obra de Borromini, a Igreja San Carlo alle Quattro Fontane, também denominada “San Carlino”.
E por dentro é bem interessante, toda em tons de gelo, muito clara… Bem bonita.
E se decidir fazer um stop para um merecido relax, bem ao lado da igreja está o Jardim de Sant’Andrea al Quirinale.
Um pequeno espaço verde bem no centro histórico da cidade, com fontes e muito verde, bancos para um relaxante pit stop. Este jardim foi realizado por Giuseppe Roda em 1888 e somente aberto ao público em 1969.
A estátua que você vê bem ao centro do jardim foi inaugurada em 2014 no bicentenário da Fondazione dell’Arma dei Carabinieri, do artista fiorentino Antonio Berti.
Continuando a caminhada na Via del Quirinale você ainda pode visitar a “Pérola do Barroco”, Igreja Sant’Andrea al Quirinale, belíssima! E mais a frente o Palazzo del Quirinale, a residência do Presidente.
Endereço: Via del Quirinale com Via delle Quattro Fontane.
Como chegar: metrô linha A – desça na estação Barberini, suba a Via delle Quattro Fontane, depois vire a direita na Via del Quirinale. Ou ônibus 64 – 70 – 170. (descer na própria Via Nazionale em frente ao Palazzo delle Esposizioni – Ponto: Nazionale – Palazzo Esposizioni. e caminhe um pouquinho.
Oque tem por perto: Piazza Barberini, Igreja Sant’Andrea al Quirinale, Palazzo Quirinale, Piazza di Spagna, Via Nazionale, Piazza della Repubblica, Basilica Santa Maria Maggiore, Piazza Venezia.
Gostou? Você vai gostar também destes posts, tudo bem ali por perto das Quatro Fontes. Dá para aproveitar e fazer tudo.
Igreja Sant’Andrea al Quirinale
Piazza della Repubblica – Roma
Fontana di Trevi em Restauração 2015
Onde comer perto da Piazza di Spagna
Algumas dicas para você antes de viajar:
Ainda não reservou seu hotel? Reserve aqui, o Booking é um parceiro do blog e reservando por aqui, você não paga nada a mais por isso e ainda esta ajudando o blog a se manter. Obrigada.
Booking.com
Certamente você irá precisar de um seguro. Contrate o seu seguro viagem aqui com a Real Seguros uma empresa que te dá a cotação de várias das maiores seguradoras e ainda oferece ótimos preços e um excelente atendimento em português.
Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel pagando o mesmo ou até menos que táxi.
Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.